Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 30 de novembro de 2013

Inauguração das luzes de Natal da Igreja de Sant'Anna será amanhã

Antonia Maria Zogaeb e Fernando Garnero convidando para a inauguração da iluminação de Natal da Igreja de Sant'Anna, no distrito de Sousas, em Campinas, amanhã às 20 horas.

Bazar de Natal do Rotary acontece hoje

Meu amigo Carlos Waldir De Genaro escreve informando sobre o Bazar de Natal do Rotary Clube de Indaiatuba, que acontece hoje das 9 às 15 horas na Casa da Amizade.

Galpão 1 comemora 25 anos com Noite de Gala

Considerada uma das maiores coreógrafas do País, Érika Novachi celebra os 25 anos de sua Galpão 1 numa Noite de Gala que acontece dia 8, às 19h30, no SESI.
A noite recebe o nome de “Uma história vivida pela dança e dançada pela vida”. Serão 15 coreografias, numa retrospectiva marcada por muita emoção, participação de 17 alunos do grupo atual, 40 alunos da academia e a volta aos palcos de 25 bailarinas que fizeram parte de sua história, num total de 82 bailarinos na noite.
Além da Noite de Gala que comemora os 25 anos da Galpão 1, Érika comanda as apresentações que acontecem dias 15 (às 19h) e dia 16 (às 20h) do 25º Festival de Dança Galpão 1. As duas apresentações de O Quebra Nozes no Reino Encantado da Galpão 1 acontecem no Ciaei. O espetáculo envolve praticamente todos os alunos e professores da academia. 

Maestro João Carlos Martins se apresenta em Americana dia 19

Fundação Bachiana
João Carlos Martins se apresenta em Americana com o projeto Na Roda com o Maestro no dia 19 de dezembro. O concerto, uma homenagem a Johann Sebastian Bach, será no Espaço Americana e tem entrada gratuita. O evento é um oferecimento da KSPG Automotive, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Cidadania e Prefeitura Municipal de Americana.
Um dos nomes mais respeitados no cenário musical, o maestro João Carlos Martins é exemplo raro de superação, após inúmeras cirurgias para recuperação das doenças que atingiram os nervos das mãos. Ele estará em Americana para contar sua trajetória e tocar algumas peças ao piano através do projeto Na Roda com o Mastro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach. O evento, que terá única apresentação no dia 19 de dezembro, às 20h, acontece no Espaço Americana.
O projeto já passou por diversas cidades do estado de São Paulo e tem como objetivo ressaltar a importância da música como instrumento de inclusão social. Sob regência do maestro, os músicos da orquestra Bachiana Camerata se apresentam numa iniciativa que contempla também o incentivo à leitura. Além do espetáculo, o projeto conta com dois livros infanto-juvenis que abordam questões ligadas à introdução musical, a superação e companheirismo. Para celebrar a apresentação em Americana, serão doados 200 livros do projeto para a Secretaria de Cultura da cidade, uma iniciativa da empresa KSPG Automotive, que apoia o projeto através do Ministério da Cultura, por meio da Lei Proac, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Cidadania e Prefeitura Municipal de Americana.
A entrada do evento é gratuita, mas os ingressos são limitados. Os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 12 de dezembro. No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados na bilheteria do Espaço Americana, a partir das 18h até às 19h45 (os vale-ingressos que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados ao público em geral). Os 50 primeiros vale-ingressos trocados por ingressos no dia do concerto ganharão os livros Na Roda com o Maestro.
Com 73 anos de idade, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13, já possuía uma carreira nacional e, cinco anos depois, projetou-se internacionalmente. Aos 20 anos estreou no Carnegie Hall, em apresentações patrocinadas pela primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.
Martins sofreu dois incidentes que poderiam ter posto fim à carreira musical. Aos 26 anos, teve uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, e se afastou por sete anos dos palcos. No retorno da carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995, após sair ferido de um assalto na Bulgária, teve o lado direito do corpo paralisado. Por causa da síndrome dos movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos. Sem deixar de lado a música, estudou regência para, em 2006, fundar a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

Brasileira cria marca de camisetas artesanais na Europa

Livia Figueiredo
A Magic Tale, uma marca de camisetas artesanais lançada este ano na Irlanda, em novembro chega ao Brasil para contemplar as raízes da designer, a jornalista e stylist de moda Ana Carolina Lahr
Evidenciando o lado artístico e a mentalidade pró-sustentabilidade, a Magic Tale foca pessoas de mente aberta às novas possibilidades, relacionadas com a natureza e todo tipo de arte. O conceito das roupas é resumido nos dois slogans que acompanham o marketing da marca. O primeiro, Transforme o seu mundo, leva 'ao pé da letra' a constatação física de que “nada se perde, tudo se transforma” e propõe uma mudança criativa que dá novas funções e soluções ao que já existe. “É um conceito amplo, que pode ser levado a sua tradução literal quando pensamos que trata-se de transformar camisetas tradicionais em peças estilizadas, ou subjetivo, quando propõe ao usuário que saia da inércia, inove e seja criativo”, explica Ana Carolina. 
A segunda bandeira levantada pela Magic Tale defende a busca pelo próprio estilo. Acreditando que cada cor, amarração ou composição é capaz de revelar uma identidade, ela incentiva seus usuários a buscarem sua essência em peças igualmente exclusivas e versáteis. “A ideia é que se vestir se torne um exercício de descoberta. A maioria das peças permite que você a use pelo menos de duas maneiras diferentes: com o desenho na frente ou nas costas. Outras, como é o caso do vestido Phoenix 3in1, tem pelo menos seis modos de uso”.

Coleção 2013/2014
A Magic Tale começou com uma brincadeira de fazer tye die, mas as ideias foram surgindo e assim foram adicionados todos os outros detalhes.
A coleção é composta por peças de vestuários masculino e feminino criados a partir de camisetas básicas. Nesse processo de transformação, o trançado é utilizado como solução criativa para substituir a máquina de costura, evitando-se o gasto de energia e estimulando-se o trabalho manual. As tranças possibilitam inúmeros acabamentos e são feitas a partir das sobras da própria camiseta cortada. Em alguns modelos, a finalização é feita com costura a mão, reaproveitando o acabamento da camiseta original.   
Na Coleção 2013/2014 as peças são submetidas ao falso tie-dye – ou seja, ao invés de pintadas, elas são descoloridas. As cores finais dependem da coloração original de cada peça e do tempo de exposição ao agente químico, o que significa que cada uma, ainda que da mesma cor de fábrica, apresenta diferentes nuances e desenhos.
As estampas foram criadas pela própria designer e ganham forma com um molde e uma diluição de tinta de tecido em água, o que provoca um efeito semelhante à aquarela, num processo de absorção e secagem natural que também finaliza em formas únicas.  Elementos da natureza como folhas de árvores também dão origem às estampas, que ganham vida com a adição de outras cores, também pintadas a mão. Esses e outros detalhes, como os pingos de tinta aleatórios e assinatura da artista em cada unidade, são pensados para transformar a peça de roupa em uma obra de arte.
Ainda trabalhando com a ideia de se transformar e jogar menos coisas possíveis no lixo, algumas peças recebem botões 'exóticos', nesse caso, feitos de arruelas de vedação de torneira de borracha. Todas elas passam oficialmente a ser personagens desse conto mágico quando recebem as etiquetas, também feitas a mão.
A coleção completa já pode ser visualizada na página da marca no Facebook (www.facebook.com/magictale) ou no site oficial: www.magictalecollection.com.
Nascida em Indaiatuba, Ana Carolina Lahr é formada em jornalismo pela Unesp e pós graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac Lapa.
A ideia de criar sua própria marca é recente, mas os sinais de que deveria investir no aspecto criativo são antigos. Desde a infância, desenhos, pinturas e colagens fizeram parte do seu cotidiano, assim como reciclar aquilo que muitos chamariam de lixo.
A Magic Tale nasceu depois que Ana Carolina deixou o Brasil e a função de editora de um jornal na sua cidade natal para viver uma experiência na Irlanda. “Tudo começou quando eu decidi fazer umas camisetas em tie-dye para a equipe de luta do meu namorado e ele gostou tanto do resultado que sugeriu que eu fizesse camisetas sem o seu logo para vender. Eu estava de férias no Brasil, prestes a iniciar meu segundo ano de moradia na Irlanda, quando as ideias começaram a saltar na minha mente. E pela primeira vez, eu pensei: 'por que não?’. Embora eu tenha pedido uma máquina de costura de aniversário aos 16 anos, nunca tive muita habilidade para costura, mas sempre amei customizar. Foi quando comecei a pensar em maneiras de fazer o meu trabalho único”, explica a designer.
Bastou um mês para que a coleção estivesse criada e em três meses o primeiro estoque estava pronto para ser mostrado ao mundo. “Posso dizer que foi de um processo de descoberta interior que nasceu a Magic Tale. Primeiro vieram as cores, depois as formas e, quase que simultaneamente, os desenhos. Eu quase não conseguia dormir. Depois de um ano morando na Irlanda e um mês visitando o Brasil, eu finalmente consegui pintar os quadros da minha mente... em uma camiseta. Foi meio por um acaso que escolhi a Irlanda para viver meu tardio intercâmbio cultural, mas a arquitetura medieval e os contos mágicos dessa cultura céltica me causaram uma empatia momentânea e eu logo me apaixonei”, finaliza.

Programação de 29 de novembro a 4 de dezembro Topázio Cinemas Indaiatuba


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Natal no Indaiatuba Clube

Presépio montado no Natal do ano passado. Foto: Imprensa/IC.
O Indaiatuba Clube começa nesse domingo, dia 1º de dezembro, a sua programação de ações visando o Natal de 2013.
A primeira ação acontece com a chegada do Papai Noel, marcada para este domingo a partir das 10h dentro do Natal dos Associados. Nesse evento, junto com a chegada do maior símbolo natalino para as crianças, a Diretoria Social do IC vai oferecer aos associados diversas brincadeiras como cama-elástica, balão pula-pula, castelo, centopeia e boliche humano. Para animar a festa, o DJ Ronaldo Ambiel vai tocar as músicas que estão nas paradas de sucesso, enquanto as crianças e adolescentes vão poder aproveitar todas as guloseimas que serão distribuídas, como algodão doce, pipoca salgada e doce e sorvete. Tudo isso acontece antes da queima de fogos que será realizada para marcar a chegada do Papai Noel.
Na terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir 19h30, o Indaiatuba Clube realiza o já tradicional Acendimento das Luzes de Natal, evento que apresenta aos associados a iluminação especialmente preparada para iluminar o clube durante o período festivo.
Junto ao Hall do Salão Social, os associados vão poder prestigiar a iluminação do presépio e assistir a mais uma bela apresentação do Coral do IC, que sob a regência da maestrina Sônia Di Morais, vai interpretar as mais belas canções natalinas.

Corporação Villa-Lobos faz apresentação gratuita dia 2

Arquivo SCS/PMI
A Secretaria Municipal de Cultura promove apresentação gratuita da Corporação Musical Villa-Lobos no próximo dia 2 de dezembro, segunda-feira, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Fundado em 1979, desde 1994 o grupo atua sob a regência de Samuel Nascimento de Lima e desde 2003, sob a assistência de Akira Miyashiro. A banda conta com cerca de 40 integrantes entre músicos, arquivista, montador e regentes, com repertório tradicional, MPB e música sinfônica. Informações: (19) 3825-2056. 

Congesa entrega Maroc no sábado

Divulgação
A Congesa fará neste sábado, 30 de novembro, a entrega do Maroc. Os clientes serão recebidos pela empresa para conferir os detalhes do empreendimento, entregue com todos os espaços de lazer mobiliados e decorados. Durante essa semana, a Congesa iniciou as vistorias técnicas das unidades junto com os proprietários, primeiro passo do processo de recebimento das chaves.
O Maroc foi o quinto empreendimento da Congesa na região do Parque Ecológico, uma das áreas mais valorizadas de Indaiatuba e que é o sonho de quem deseja morar próximo à natureza. Composto por uma torre de 144 apartamentos de três e dois dormitórios, o Maroc conta com uma área de lazer completa e aconchegante, que atende às necessidades dos moradores das mais diferentes idades. Todos estes ambientes foram equipados, mobiliados e decorados com a qualidade e a sofisticação apresentados durante o lançamento do empreendimento.
"A entrega de mais um empreendimento dentro do prazo fortalece a marca Congesa no mercado", declara o diretor Alvaro Maionchi. Ver a satisfação e a emoção dos clientes neste momento especial, segundo ele, motiva a empresa a buscar inovações constantes, superar seu padrão de construção e manter seu compromisso com a pontualidade.
Com uma mistura de arquitetura, design e cores que fazem parte do estilo das construções marroquinas, o Maroc é um empreendimento imponente por contar com uma única torre e que deixou o Parque Ecológico ainda mais bonito.

Indaiatuba conquista medalhas de ouro no Sulamericano de Supino

Divulgação
A equipe de supino de Indaiatuba conquistou cinco medalhas de ouro e quatro de prata no 15º Campeonato Sulamericano de Supino, realizado de 21 a 24 deste mês no Uruguai. O atleta Evânio Rodrigues também bateu o recorde em sua categoria, 74 Kg Open, ao alcançar a marca de 220 Kg, além de levar uma medalha de prata como segundo melhor atleta Open. Veja os resultados completos:
- Michele Munhol (categoria 52 Kg Junior) – Medalha de ouro com a marca de 75 Kg e Medalha de prata como segunda melhor atleta Junior;
- Cristina Toledo (categoria 84 Kg Master 1 e Open) – Medalha de ouro na Master 1, Medalha de prata na Open com a marca de 90 Kg e como segunda melhor atleta Master 1;
- Evânio Rodrigues (categoria 74 Kg Open) – Medalha de ouro com a marca de 220 Kg (recorde da categoria) e Medalha de prata como segundo melhor atleta Open;
- José L. Camargo – Neisão (categoria 105 Kg master 3) – Medalha de ouro com a marca de 145 Kg e como melhor atleta Master 3 (acima de 60 anos).
“Ficamos muito satisfeitos com a conquista do Evânio”, destaca a atleta e treinadora Cristina Toledo. “Para 2014, a meta é que todos os atletas intensifiquem o treinamento e aproveitem de forma plena a estrutura oferecida pela Secretaria de Esportes, visando a quebra de novos recordes. Nos campeonatos nacionais, continuamos sempre buscando também a conquista de premiações por equipes”, completa.
Os quatro representantes do município integraram a delegação brasileira, composta por cerca de 50 competidores de todo o país.

Prefeitura promove mais um Festival Esporte Cidadão – PRIA

Divulgação
A Secretaria Municipal de Esportes promove de 3 a 15 de dezembro nova edição do Festival Esporte Cidadão – PRIA, evento semestral em que os cerca de 10 mil alunos do projeto esportivo de caráter educacional desenvolvido pela Prefeitura têm a oportunidade de se integrar, aproveitando momentos de lazer junto a colegas e familiares. O projeto oferece atividades esportivas gratuitas para crianças de 6 a 17 anos, em 24 modalidades e 23 núcleos esportivos espalhados pela cidade, com o objetivo de estimular por meio do esporte valores que contribuam para a formação do cidadão, como determinação, ética, respeito e trabalho em equipe. Entre as modalidades destacadas no festival, estão partidas de futsal, voleibol, rugby, natação, atletismo, futebol e basquete, entre outras. A entrada é franca. Informações: (19) 3825-6270.
“Os festivais do Esporte Cidadão-PRIA se caracterizam como uma grande confraternização entre alunos, professores e familiares. Na última edição, realizada no primeiro semestre deste ano, tivemos a felicidade de contar com a presença massiva dos pais, muitos fizeram questão de acompanhar os filhos e participar das atividades”, conta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Essa interação vai ao encontro dos nossos objetivos com o investimento no esporte de caráter educacional, promovendo valores cidadãos entre os pequenos, democratizando e disseminando a prática esportiva, levando o esporte a todas as partes do município com a implementação dos novos núcleos. E o apoio da família nesta nossa meta é fundamental”, completa.
Veja a programação completa e os endereços no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/20013/.

Lua inspira espetáculo de final de ano do Centro de Arte Flamenca de Campinas

Divulgação
O Centro de Arte Flamenca entra em cena para o seu espetáculo de final de ano e tem a lua como fonte de inspiração. Por La Luna será apresentado no dia 2 de dezembro, às 20h, no Teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi Campinas e promete emocionar ao promover um paralelo das fases da lua com as etapas da vida de uma mulher.
Por La Luna remonta ao nascimento, à infância, à vida adulta e à maturidade, além da influência que a lua exerce na natureza e nas plantações e colheitas. “Neste espetáculo, profissionais e alunos do CAF se valem dos ritmos flamencos para provocar uma reflexão na plateia”, adianta Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.
O espetáculo de final de ano é o ápice das ações do Centro de Arte Flamenca. “É o maior momento em que os alunos, professores e músicos extravasam tudo o que o flamenco significa para si e o público é testemunha de como essa arte é capaz de motivar, alegrar e transformar alguém”, observa Lu. O roteiro e concepção do espetáculo são de autoria de Lu Garcia, Ana Paula Campoy e Adelita Parra. A direção musical é de Yuri Cayres.
Lu Garcia explica que a Lua Nova representa o nascimento, um recomeço ou ainda, o útero materno. “Momento de grande pureza, mistério e intimidade, diretamente conectado ao Criador”, enleva. A Lua Crescente remete a momentos de sonhos e esperança, facilmente identificados na infância, fase da ingenuidade e que requer proteção para o pleno desenvolvimento. O apogeu do ciclo é registrado na Lua Cheia. É a manifestação do máximo da beleza e da intensidade. No ciclo de vida feminino, mostra-se a puberdade e a fase adulta fértil, em que a sedução e a vivacidade prevalecem. Na Lua Minguante, a experiência obtida incide sobre as escolhas finais que culminam na conclusão do ciclo ou na morte simbólica, para que novo trajeto se inicie. “Essa fase traz toda a profundidade do flamenco e do ser feminino, capaz de ouvir os próprios sentimentos e reagir com sabedoria e serenidade”, observa Lu.
Informações: Teatro Brasil Kirim - (19) 3294-3166 / www.teatrobrasilkirin.com.br
Centro de Arte Flamenca - (19) 3243-6019 / www.centrodearteflamenca.com.br.

Jantar na BrancoTinto

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Família Lui celebra 50 anos de cinema

Silva & Penna Fotografia
A família Lui, administradora da rede Topázio de cinemas, recebeu amigos, colaboradores e imprensa para um jantar na última sexta-feira no Espaço Esplanada, em evento que encerrou as comemorações dos 50 anos da Lui Cinematográfica. Festa bonita e condizente com a importância da data, tanto para a família quanto para Indaiatuba. Amigos de quase 30 anos de convívio, a família possui o cinema em seu próprio DNA; empresários exemplares, responsáveis e pessoas de bem, que contribuem com a cidade em outras esferas que não a profissional. Fiquem com meu abraço, meus parabéns pela festa e pela história e meu muito obrigado.
Na foto, Fernanda e Guerino com Zuleica e Paulo Antonio, Juliana e Paulo Celso e Cássia, Gustavo e Larissa Lui.

Instituições comemoram sucesso do Community Day

Divulgação
A sétima edição do Community Day – ação de voluntariado realizada pelos colaboradores do Parque D. Pedro Shopping neste mês de novembro (dias 6 e 7) – teve resultados surpreendentes. Foram mais de 300 livros infantis e 200 gibis da Turma da Mônica doados para os centros de educação infantil Nave Mãe Prof. José Aristodemo Pinotti, na Vila Réggio e Nave Mãe Antônio Vieira de Oliveira, no Parque Shalon, administradas pela ONG Chance Internacional em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas.
As instituições também receberam estantes de madeira e de aço, prateleiras infantis e mesas para leitura. “Foram momento de muita troca entre as crianças e os colaboradores do shopping. Além do encantamento dos pequenos por receberem tantos livros novos, também tiveram um dia diferente, lúdico e muito divertido. Esperamos que este seja o primeiro de muitos”, aponta a coordenadora pedagógica da Nave Mãe Prof. José Aristodemo Pinotti, Ana Alvarez.
Participaram das atividades pelo menos 50 colaboradores da Administração do Parque D. Pedro Shopping, que se dividiram para contar histórias e em atividades lúdicas para as mais de 750 crianças de 0 a 5 anos das duas instituições. O shopping também contratou artistas profissionais para contarem histórias para as crianças e darem apoio aos colaboradores.
Para viabilizar as doações, o Parque D. Pedro contou com o apoio de lojistas parceiros, como a Livraria Leitura, que doou 100 livros e concedeu desconto de 40% na compra de outros e da Fnac que ofereceu descontos de 30%. A editora Panini Comics também aderiu à ação fez a doação dos gibis. 

Polo Shopping recebe atrações que valorizam a pessoa com necessidades especiais

O Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência realiza mais uma ação no Polo Shopping Indaiatuba. Além da exposição da oficina de Pintura em Tela dos jovens do Projeto Gente Eficiente, que fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, domingo, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará um dia de vivência para mostrar aos visitantes do shopping como é o dia-a-dia de uma pessoa com necessidades especiais.
Neste sábado, dia 30 de novembro, membros do Comdefi estarão no Polo Shopping interagindo com os visitantes para demonstrar como vivem as pessoas com deficiência e quais as dificuldades enfrentam diariamente. Para isso, os visitantes poderão experimentar objetos como cadeiras de rodas e vendas nos olhos para sentirem na pele essas experiências. “O objetivo da vivência é fazer com que as pessoas reflitam sobre as dificuldades dos outros, além de promover uma mudança de atitude”, comenta a coordenadora do Comdefi, Alzira Ribeiro da Silva. O grupo ficará no shopping de 10h às 17h.
Também no sábado, uma van adaptada estará no shopping para que as pessoas conheçam como é realizado o transporte de pessoas com deficiência. Às 17h30, ocorrerá uma apresentação do coral em Libras O Som do Silêncio, formado por funcionários públicos municipais e outra do Coral dos Jovens da EMEB Benedita Wagner de Campos. Todas as atividades integram a Virada Inclusiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Deficiência.

4ª Virada Inclusiva

Indaiatuba participa da 4ª edição da Virada Inclusiva - Participação Plena, em comemoração ao dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e organizado por parceiros entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Em Indaiatuba, o Centro de Referência em Atenção a Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social, está à frente do projeto e da programação, que terá inicio no sábado (dia 30) e seguirá até o dia 6 de dezembro.
A Virada Inclusiva promove atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros de todo o Estado e convida pessoas com e sem deficiência a participarem juntas de todas as atrações. A programação é inclusiva, acessível e gratuita e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer em diversas cidades do Estado de São Paulo.  Quebrem Barreiras, Abram Portas: por uma Sociedade Inclusiva para Todos é o tema instituído pela ONU para 2013.
No dia 30, no Polo Shopping, das 10h às 17h, acontecerá uma vivência realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e uma campanha referente ao uso das vagas para pessoas com deficiência.  No mesmo dia e local às 17h30 haverá a apresentação do Coral O Som do Silêncio, dos funcionários da Prefeitura participantes do Curso de Libras e Coral dos alunos da EMEB Profª Benedita Wagner de Campos. A Exposição de Pintura em tela dos jovens do Projeto Gente Eficiente do Centro de Referência ficará no Polo Shopping até dia 3.
No dia 3 de dezembro haverá a exibição gratuita do filme Eu Respiro no Cine Topázio do Polo Shopping. As sessões serão às 15h30 e 19h20. O filme fala sobre Neil Platt, que aos 34 anos de idade descobre que sofre de esclerose lateral amiotrófica, mais conhecida como doença de Lou Gehrig. Em poucos meses, ele fica paralisado do pescoço para baixo e descobre que tem poucos meses de vida. Preocupado com o futuro de seu filho, de um ano de idade, Neil decide fazer um videoblog para a criança, compartilhando experiências de sua vida, como o primeiro amor, as maiores amizades e o prazer de andar de motocicleta.
No dia 4 de dezembro, acontecerá a Formatura do Curso de Libras Avançado e Básico dos funcionários públicos municipais de Indaiatuba às 19h30 no auditório da Prefeitura. No dia 6 haverá a apresentação da cantata de Natal do Coral O som do Silêncio no Polo Shopping.

Escala participa do Festival Proscênio com duas peças

O Colégio Escala participou do 1º Festival de Teatro de Indaiatuba - Proscênio, com duas peças: O Mistério da Feiurinha e O Dragão Verde. As peças foram apresentadas pelos alunos dos 6º anos A e B, orientados pela professora Bárbara Gascheler, que também atuou. O festival foi realizado pelo Grupo Estrada com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
A peça O Mistério da Feiurinha é uma literatura infanto-juvenil cujo texto promove um reencontro das principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Rapunzel, Bela Adormecida, Branca de Neve, Bela (do conto A Bela e a Fera) e Chapeuzinho Vermelho. Com exceção da última, todas se encontram grávidas e prestes a completar 25 anos de casadas com seus respectivos príncipes encantados. As seis se aventurarão pelo mundo real, com a ajuda de um escritor, para desvendar o mistério do desaparecimento da Princesa Feiurinha.

Natal Iluminado nos Jardins

A Associação dos Lojistas da Oscar Freire convidando para conhecer o Natal Iluminado, que este ano é azul. Além da decoração de Natal, sempre descolada, dois totens fotográficos estrategicamente posicionados integram a rua e as redes sociais - mundos físico e virtual interagindo. Quem passar por lá poderá tirar fotos com uma moldura personalizada, imprimi-las e compartilhá-las nas redes sociais.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mega Brechó Beneficente da Volacc será dia 7

Inscrições gratuitas para Corrida Cidade de Indaiatuba começam dia 3

Arquivo Adriana Panzini – SCS/PMI
Começam no próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, a partir das 12h, as inscrições gratuitas para a 19ª Corrida Cidade de Indaiatuba, evento tradicional que comemora o aniversário do município e acontece no dia 15 de dezembro, domingo, com largada às 8h em frente à Prefeitura Municipal. Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a prova incluirá as opções de corrida de 10km e 5km nas categorias masculina e feminina e caminhada de 5km, com pontos de hidratação ao longo dos percursos em torno do Parque Ecológico. As adesões serão feitas exclusivamente no site eventos.e2x.com.br/corrida-indaiatuba e os interessados devem ficar atentos, pois as duas mil vagas disponíveis costumam se esgotar em poucas horas. Os participantes devem ser maiores de 16 anos e todos receberão camiseta do evento e medalha. Para as corridas, haverá premiação em dinheiro para o 1º lugar (R$2.000,00), 2º lugar (R$1.400,00) e 3º lugar (R$800,00), além de prêmio especial também em dinheiro para o indaiatubano (natural ou residente) melhor colocado. Para garantir a tranquilidade dos atletas e do público em geral, a corrida terá o suporte da Guarda Municipal, Polícia Militar, Demutran e Secretaria Municipal de Saúde. Esta edição tem a SEW Eurodrive como patrocinadora master e a Toyota como patrocinadora, com apoio do SAAE. Informações: (19) 3825-6270.
“A grande procura por parte da população demonstra que esta é uma prova única na região, considerando seu padrão de qualidade em organização e logística, com inscrições gratuitas e homologada pela Federação Paulista e pela Confederação Brasileira de Atletismo”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Em 2012, as vagas se esgotaram em apenas três horas. É um evento que foi criado para festejar o aniversário da cidade, comemorado em 9 de dezembro e que ressalta justamente o diferencial de Indaiatuba em termos de qualidade de vida e bem-estar, com iniciativas que estimulam a prática esportiva em todas as faixas etárias. É uma satisfação ver que a corrida e a caminhada reúnem famílias inteiras e grupos de amigos em uma manhã de muito lazer e saúde. Convido a todos a prestigiarem esta festa”, completa.

Atleta do Educando para a Vida vai competir no Mundial de Muay Thai

Divulgação
O adolescente Leonardo Sales, 14, vai representar Indaiatuba e o Brasil, no Campeonato Mundial de Muay Thai, que acontece dia 15 de dezembro. Ainda não foi definido se a competição acontece na Argentina ou em solo brasileiro. O atleta é integrante do projeto social da Secretaria de Defesa e Cidadania, “Educando para a Vida”.
Leonardo já tem no currículo 10 lutas e títulos do Regional, Paulista, Brasileiro e Sul-americano. O competidor acabou selecionado como um dos melhores atletas da região em sua categoria, a Sub-14 e conseguiu a vaga no Mundial. O jovem recebe treinamento do mestre Sandro Monteiro da Academia UFC (União Força e Combate)/Gorila Fight, que ministra aulas de artes marciais para os integrantes do “Educando”, em parceria com a Secretaria de Defesa.
Atualmente, 40 integrantes treinam defesa pessoal na Academia UFC. As aulas são gratuitas e acontecem todo sábado das 13h às 14h. Os jovens aprendem disciplina e técnicas e são incentivados ao estudo e ao respeito ao próximo.

Conferência discutirá Saúde Indígena no Brasil

O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde realizam a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena na próxima semana (2 a 6/12), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e a presidente do CNS, Maria do Socorro, abrem o evento às 19horas de segunda-feira (dia 2).
Participarão cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, usuários e trabalhadores da Saúde Indígena.  O tema central é Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada. Para o evento nacional, foram realizadas 306 conferências locais e 34 conferências distritais, com a participação de indígenas e não indígenas, abrangendo 305 etnias que estão distribuídas em todo território brasileiro.
Para credenciamento, acesse a página www.saude.gov.br/5cnsi. Os profissionais de imprensa podem se inscrever até 12 horas da próxima sexta-feira (27). As credenciais serão entregues no dia 2, no local do evento.
A abertura do evento será acompanhada ao vivo pela TV NBR, pela Web Rádio Saúde no link http://webradio.saude.gov.br/radio/ e pela Rádio Nacional da Amazônia.

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena
Data: de 2 a 6/12
Horário: das 9h às 19 horas
Abertura: às 19 horas do dia 2/12 (segunda-feira)
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, em Brasília – DF.

Expedição monitora qualidade da água do Rio Piracicaba

www.sosma.org.br
A qualidade da água do Rio Piracicaba, último afluente da margem direita do Rio Tietê na bacia hidrográfica do Médio Tietê, será monitorada por uma expedição que navegará 375 km de rios. A viagem incluirá os principais formadores do Piracicaba e do Sistema Cantareira, que são os rios Jaguari (MG) e Atibaia (SP) e culminará na foz do Piracicaba, no reservatório de Barra Bonita, no rio Tietê.
O eco esportista Dan Robson navegará os rios a bordo de um caiaque especialmente equipado com instrumentos para analisar a qualidade da água, fotografar e produzir vídeos em tempo real. Os dados e os indicadores levantados serão interpretados pela equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica, que acompanha o navegador por terra e remotamente (acompanhe os resultados da expedição em http://sosobsexpmoncoes.znc.com.br/grupos/21/). O objetivo da expedição é avaliar a contribuição das cargas das sub-bacias hidrográficas do rio Tietê no reservatório de Barra de Bonita. Os rios Pinheiros e Sorocaba foram monitorados por expedições como essa realizadas nos meses de maio e junho, pela SOS Mata Atlântica em conjunto com Dan Robson.
As vazões médias desses rios estão abaixo do normal para a época em que as expedições foram realizadas e, embora a região de cabeceira do Piracicaba tenha recebido chuvas recentes, o volume de água ainda está abaixo do que é considerado normal para o período. As vazões menores dificultam a diluição de poluentes, mesmo dos esgotos tratados que não retiram completamente os poluentes – as estações de tratamento de esgotos doméstico retiram em média 80% dos poluentes da água – e que podem comprometer a qualidade e acirrar os conflitos por uso da água, que é bastante escassa na região.
No sábado, dia 16, em Extrema (MG), ponto de partida da expedição, a equipe encontrou integrantes do projeto Observando o Jaguari (http://sosobsjaguarimg.znc.com.br) e esportistas que treinam no rio Jaguari para uma roda de conversa sobre a condição ambiental das águas na região. O Observando o Jaguari é executado pela SOS Mata Atlântica em parceria com a Prefeitura Municipal desde 2011 e reúne 29 grupos de monitoramento da água envolvendo escolas e educadores da rede pública de ensino.
O Município de Extrema está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias e a bacia do Jaguari é área de manancial, essencial para o abastecimento de água para a Região Metropolitana de São Paulo.
Ao entrar no território paulista, o rio Jaguari é represado e forma o primeiro reservatório do Sistema Cantareira, que permite a reversão das águas entre as bacias do Piracicaba e Alto Tietê. A outorga de água para o Sistema Cantareira venceu e está sendo revista para os próximos dez anos, a partir de 2014. A bacia do Piracicaba pleiteia o aumento do volume de água que fica para a região dos atuais 5m3/s para 8m3/s. Porém, para atender a demanda por água na região até 2014, será preciso ampliar essa vazão para 18m3/s.
A disputa pela a água entre as bacias do Alto Tietê e Piracicaba envolvendo as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas e as demandas dos usuários agrícolas e das indústrias da bacia do Piracicaba sempre foi acirrada, em virtude da escassez e do comprometimento da qualidade da água dos principais rios dessas regiões. Não só a reversão da água limpa e de boa de qualidade, mas, também, o lançamento e a exportação de cargas poluidoras que se concentram no reservatório de Barra Bonita estão em jogo na disputa pela água em 2014.
Todos os dados e os indicadores levantados por essas expedições serão incluídos no relatório de situação ambiental que a SOS Mata Atlântica produz anualmente para o acompanhamento do Projeto de Despoluição do Rio Tietê. A divulgação será na Semana da Água, em março do próximo ano.
A cada dois anos, Dan Robson navega o Rio Tietê, da nascente em Salesópolis até Barra Bonita, como guardião do projeto Flutuador do jornal SP-TV, da Rede Globo. Neste ano de intervalo entre as expedições do Flutuador, para possibilitar uma leitura mais completa do comportamento da mancha anaeróbica de poluição que é gerada na Região Metropolitana e exportada para as bacias rio abaixo, a SOS Mata Atlântica realizou, em parceria com Dan Robson, as expedições pelos principais afluentes do Tietê. Os dados levantados nos afluentes servirão para avaliar de que forma as bacias tributárias impactam os avanços da despoluição do Tietê e quais os são os principais desafios para que o Estado de São Paulo possa atingir as metas anunciadas pelo Governo para recuperação da qualidade da água dos rios até 2018, com a universalização do saneamento.
Fonte: SOS Mata Atlântica.

Turma do Gabi na Amazon.com

As revistas em quadrinhos e livros infantis digitais da Turma do Gabi, criadas pelo cartunista e escritor Moacir Torres, agora estão à venda no site da Amazon.com

Campinas recebe Congresso Nacional de Iniciação Científica

Divulgação
Campinas recebe, nos dias 29 e 30 de novembro, o 13º Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Conic. O evento, que acontece pela primeira vez no município, será sediado pela Faculdade Anhanguera, em sua unidade 3 (Rua Luiz Otávio 1313, no Taquaral). Aproximadamente dois mil trabalhos foram inscritos para a edição desse ano – número recorde. 
Organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, o Conic recebeu trabalhos de faculdades de todo o Brasil. O tema escolhido foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Durante o evento, 1574 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso – projetos desenvolvidos por 3408 alunos pesquisadores orientados por 1291 professores de 233 instituições de ensino superior de todo o país. 
De acordo com o diretor da Faculdade Anhanguera de Campinas, professor Luiz Cadioli, “esse é um dos principais eventos de iniciação científica no Brasil. Esperamos vislumbrar trabalhos maravilhosos, com intervenções positivas para a vida da população. O público também está convidado a participar e conhecer um pouco mais do que é produzido pelas principais instituições de ensino do País”, destacou.

1ª Mostra Office Decor, em Campinas

No dia 5 de dezembro acontecerá o lançamento (para convidados) da 1ª Mostra Office Decor Tecnoflex, às 19h30, na Avenida Anchieta 510, no Cambuí, em Campinas. Serão apresentados em primeira mão os 19 ambientes criados pelos principais arquitetos, designers, decoradores, engenheiros e paisagistas da região metropolitana de Campinas, com as tendências em móveis e decoração para ambientes corporativos.
Os projetos trazem as assinaturas de Beto Tozi, Adriana Beluomini, Andréa Ottoni, Aldomar Caprini, Letícia e Fábio Muzetti, Inês Scisci Maciel, Daniele Cherfen, Maria Delmanto, Renato Páteo, Adriano Stancati, Daniele Guardini, Carolina Campidelli, Regina Ramalho, Mauro Contesini, Solange Rubin, Daniel Ghilardi, Daniela Cherfen, Christie Cornélio, Diego Arasanz, Ivanilza de Alencar, Ana Maria Coelho, Felipe Karam, Camila Sarti e Guilherme Zavatto. A mostra será aberta ao público no dia seguinte.

Retrospectiva Thomaz Perina aberta até 20 de dezembro no Polo Arqdec

Divulgação
Quem ainda não teve oportunidade de visitar a exposição Retrospectiva Thomaz Perina, na sede do Polo Arqdec Interior (Rua Odila Maia Rocha Brito 169, na Nova Campinas), terá até o dia 20 de dezembro para conhecer um pouco da trajetória do artista plástico campineiro. A mostra é composta de aproximadamente 15 obras em diferentes técnicas, como guache e pastel, além de réplicas de duas telas que compõem a renomada Coleção Femsa, uma das mais importantes da atualidade. Após essa data, as obras permanecerão expostas no Instituto Thomaz Perina, localizado no bairro Guanabara. A instituição cultural sem fins lucrativos foi fundada em 2005 com a finalidade de preservar o legado do artista, que nasceu e viveu em Campinas, mais especificamente na Vila Industrial. Com um trabalho voltado para a responsabilidade social, o ITP ensina os primeiros passos da arte aos jovens estudantes, com o intuito de despertar o gosto pelo universo das artes plásticas. Os interessados em visitar a mostra no Polo Arqdec Interior devem agendar um horário pelo telefone (19) 3255-4992. A entrada é gratuita.

Workshop sobre vendas, atendimento e negociação com PNL

Divulgação
O consultor de negócios e palestrante Renato Maggieri ministrará um workshop sobre Vendas, Atendimento e Negociação com PNL (Programação Neurolinguística), no dia 3 de dezembro (terça-feira), das 9 às 18 horas, no Ybiá Hotel, em Indaiatuba. O objetivo é ensinar técnicas para aprimoramento de resultados, além da conquista de excelência, tanto pessoal quanto profissional. Maggieri explicará também como criar e manter uma comunicação positiva e eficiente entre as pessoas.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos@focustg.com.br ou telefone (19) 2516-4942 e custam R$465,00. No final da palestra, todos os participantes ganharão um certificado.

Entenda a PNL
Desenvolvida no início dos anos 70, na Califórnia (EUA), a programação neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o cérebro.
A PNL é aplicável ao mundo dos negócios para desenvolvimento de um modelo de comunicação clara, assertiva, influenciadora e empática. É muito procurada também para o desenvolvimento de liderança, treinamentos na área de vendas e para gerenciamento eficiente de conflitos.
A técnica surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam e, por isso, também é conhecida como a arte da excelência humana. O conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e reprogramada.

Serviço
Vendas, Atendimento e Negociação com PNL (Programação Neurolinguística)
Data: 3 de dezembro (terça-feira)
Horário: das 9 às 18h (oito horas de duração – almoço incluso)
Local: Ybiá Hotel Indaiatuba
Endereço: Rua Alemanha 76, Chácara do Trevo, Indaiatuba – SP
Investimento: R$ 465,00.

Medicina Veterinária ganha turma diurna na Max Planck em 2014

Divulgação
Devido à grande procura pelo curso de Medicina Veterinária, a Faculdade Max Planck decidiu abrir, para 2014, uma turma no período diurno e os interessados já podem se inscrever. Mas as novidades do curso não param por aí. Além de oferecer atendimento gratuito e supervisionado pelos professores durante as aulas práticas, desde o início do mês de novembro a Clínica Veterinária conta com o trabalho da médica veterinária Juliana Loriato Molina, que vem atendendo animais de pequeno porte como cães, gatos e coelhos, entre outros.
Também já está em funcionamento o laboratório de Cirurgia e Ortopedia da faculdade. De acordo com o idealizador do laboratório e professor – que ministra entre outras, a disciplina Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais – Daniel Tonin Benedetti, que vem pesquisando em seu mestrado o uso de células tronco para tratar cães com displasia coxofemoral, uma das primeiras cirurgias aconteceu na semana passada, no cão da raça Spliltz Alemão, que foi operado por ele, com auxílio do anestesista Ricardo Coutinho e do aluno do oitavo semestre, Helder Ferreira Magalhães, de uma fratura de rádio e ulna, ossos que haviam se partido. A cirurgia, denominada osteossíntese, permitiu que o animal retornasse as suas atividades sem dor e desconforto. “A proposta do laboratório é incentivar os alunos a desenvolverem também pesquisas em cirurgia e ortopedia de pequenos animais, discutir casos clínicos e até mesmo auxiliar nas cirurgias realizadas na instituição”, salienta o professor.
A consulta médica na Clínica Veterinária pode ser realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h. Vale lembrar que, além do atendimento na clínica, na faculdade também são realizados atendimentos gratuitos em aulas práticas, por meio de triagem sócio econômica. Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelo telefone (19) 3816-5022.

Juliana Mori inaugura atelier no Casarão em Campinas

Divulgação
A estilista Juliana Mori escolheu uma aconchegante sala no Casarão, localizado no bairro Gramado, em Campinas, para montar seu atelier. No local, as clientes podem conhecer todas as peças das coleções de suas duas grifes – By Ju Mori, de moda feminina para adultos, que inclui camisaria e Dorothy, para meninas de dois a 10 anos –, provar as peças e ainda contar com a assessoria da estilista sobre combinações, tendências e até para encomendar vestidos de festa sob medida. O atendimento é feito com hora marcada.
Juliana, que teve sua formação profissional feita em Auckland, na Nova Zelândia e em Londres, na Inglaterra, já desenvolveu duas coleções primavera-verão e uma de outono-inverno para cada uma de suas marcas. No início de outubro, o espaço de eventos do Casarão foi palco do desfile da coleção Maori, inspirada da cultura dos índios Maori (que foram os primeiros habitantes da Nova Zelândia, antes da chegada dos europeus). A escolha do tema teve influência do período em que a estilista morou na Oceania.
Segundo Juliana, a ideia de montar um atelier, ao invés de uma loja, teve como objetivo atender à demanda das clientes, que preferem ter um local mais tranquilo para provar e comprar roupas e que fazem questão de um atendimento personalizado e exclusivo. “Com o ritmo de vida acelerado, cada vez mais pessoas desejam receber mais atenção na hora de escolher peças novas e ter um profissional especializado por perto para esclarecer suas dúvidas, além de não ter que enfrentar filas para pagar”, diz.
O espaço também terá uma programação de bate-papos sobre moda e comportamento com clientes e pessoas interessadas nos temas.  Batizado de “Bate-papo no Atelier”, os encontros serão mensais e, entre os temas a serem debatidos, estão a combinação de uma mesma peça para diferentes ocasiões, como montar looks que mais valorizam cada tipo físico, dicas de looks completos desde o sapato até o make e cabelo, entre outros. “As conversas acontecerão com grupos de amigas já formados, que agendam um horário para bater papo sobre o tema que está rolando no mês. Para aquelas que não são clientes, mas se interessam pelo programa, basta reunir de quatro a sete amigas e entrar em contato com a gente”, explica a sócia de Juliana, Yumi Tuleski.
O atelier, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h ás 18h, fica na R. Leontina Carvalho Siqueira 38. Informações e agendamento de atendimento exclusivo pelo telefone (19) 98125-1483.

Festa do Branco da Mist terá atração internacional e solidariedade

Divulgação
A Mist Club (Av. Coronel Antonio Estanislau do Amaral 699, no bairro Itaici, em Indaiatuba) traz sua segunda atração internacional: o DJ L’Adour estará ao lado de Luca Di Napoli diretamente da Pacha de Búzios para incendiar a pista e fechar com muito glamour o mês de novembro. No dia 29 às 23h, L'Adour comanda a White Party. Além de ter se apresentado no Ultra Music Festival 2013, L'Adour intercala apresentações entre as requisitadas Set, Mansion, Liv, Wall, Pink Elephant e Opera – as duas últimas nos EUA. Na temporada, o DJ sempre se apresenta nas famosas pool parties do Delano Hotel e já está nas graças da Europa em clubs como Le Loft, em Paris e Spirito, na Bélgica.
Durante a White Party serão vendidos moustaches (divertidos bigodinhos alegóricos) e o dinheiro arrecadado será doado para Instituição Mais Vida, que atende pacientes com câncer. Para mais informações, www.mistclub.com.br.

Jaraguá recebe show “Coisas Nossas” em comemoração aos 50 anos da Lui Cinematográfica

Na próxima quinta-feira (dia 28), o Jaraguá Indaiatuba será palco de uma grande comemoração. A Lui Cinematográfica, empresa operadora do Topázio Cinemas, completa 50 anos de existência e, para festejar, será realizado um show musical na praça de alimentação do shopping. O espetáculo Coisas Nossas tem início às 19h30 e é gratuito.
A empresa, referência no interior do estado de São Paulo, foi fundada em 1962 e hoje administra cinemas em Indaiatuba e Campinas, tendo atualmente a terceira geração da família Lui na direção das operações. “É um grande privilégio para o Shopping Jaraguá receber este show musical em homenagem ao aniversário de 50 anos desta empresa que é sinônimo de tradição no mercado cinematográfico”, diz Cinthia Lagranha, coordenadora de marketing do shopping.
O show contará com participações especiais do professor Celso Magnus Bertozzi (teclado-acordeon), Quarteto Fascinação (vozes), Márcia Ávila (cantora) e Décio Cortez (seresta). 

Mochilas Jorge Bischoff

Fotos: divulgação.
As mochilas da grife Jorge Bischoff são uma alternativa prática para quem leva uma vida corrida, mas faz questão de manter o estilo no dia a dia. Com design moderno e acabamento luxuoso, a mochila cumpre a função de carregar vários objetos com charme e beleza. A loja exclusiva Jorge Bischoff Iguatemi Campinas tem vários modelos. Com materiais nobres e estampas exclusivas, são perfeitas para carregar notebook, livros, revistas e até roupas, porque possuem diferentes compartimentos, bolsos internos e frontal e alças de couro extramacio. Os detalhes como a aplicação de metais personalizados dão um toque de sofisticação e exclusividade. Os modelos também acompanham chaveiro de metal dourado personalizado da grife.
Assinada pelo designer que lhe dá nome, a grife Jorge Bischoff tem na elegância e na exclusividade seus diferenciais, apresentando sapatos, bolsas e acessórios absolutamente únicos. Com lojas exclusivas nos principais endereços de moda e mais de 800 pontos de venda multimarcas, a grife está presente em todo o Brasil e em outros 40 países. Suas lojas-conceito estão localizadas em Gramado, na Serra Gaúcha, e na Oscar Freire, em São Paulo. Em Campinas, a Jorge Bischoff tem loja exclusiva no Shopping Iguatemi Campinas (1º piso). 

Festival Natalino A Real

Cerimônia de entrega de certificados do Educandário Deus e a Natureza

O Educandário "Deus e a Natureza" convidando para a cerimônia de entrega de certificados aos formandos de 2013, dia 7 de dezembro às 18 horas na Câmara Municipal de Indaiatuba.

Projeto Coisa Fina se apresenta na Fundação Ema Klabin

Divulgação
No próximo dia 30, às 16h30, o Projeto Coisa Fina apresenta-se na Fundação Ema Klabin pelo Programa Tardes Musicais. Formado por treze jovens músicos, o grupo promove uma experiência musical onde o jazz se funde ao baião, ao maracatu e ao samba, provocando no ouvinte uma experiência única que revitaliza elementos da música brasileira. Formada em 2005 pelo saxofonista Daniel Nogueira e pelo contrabaixista Vinicius Pereira, a banda procura difundir a música de grandes compositores. Sua formação traz sax, flauta, trompete, piano, guitarra, percussão, bateria e contrabaixo acústico. O grupo também faz parte do coletivo Movimento Elefantes, formado por dez bandas de sopro (tanto orquestras quanto big bands).
A apresentação finaliza a programação cultural da Fundação Ema Klabin, que retorna em 2014 com shows de alta qualidade pelos programas: Tardes Musicais, Nova Música e Música do Mundo, além do Programa Aula de Mestres.
A programação cultural da Fundação Ema Klabin tem apoio cultural do ProAC, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Chegue uma hora antes e conheça a Fundação Ema Klabin
Das 15h às 16h30, a Casa-Museu estará aberta para visitação gratuita. Aberta ao público há seis anos, a Fundação Ema Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem por objetivo conservar e divulgar o acervo artístico reunido ao longo de mais de 70 anos pela empresária, mecenas e colecionadora Ema Gordon Klabin, além de promover atividades culturais e educativas.
Inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha, a casa-museu, de 900 m², possui 1542 obras de grandes mestres da arte mundial, entre quadros do russo Marc Chagall, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas.

Serviço
Tardes Musicais: Projeto Coisa Fina
Data: 30/11
Horários: Show 16h30
Entrada Gratuita
Lotação: 180 - Indicação: Livre
Aos sábados, visitação gratuita ao Museu a partir das 15h
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43 - Jardim Europa - São Paulo | 01446-020
Fone: (11) 3062-5245  
www.emaklabin.org.br.

Mega Bazar de Natal do Lar de Velhos Emmanuel

FCAD-Ceunsp promove 2ª Premiação Capivaras de Ouro

A Faculdade de Comunicação, Artes e Design do Ceunsp realiza na sexta-feira, dia 29, a 2ª Premiação Capivaras de Ouro – Destaques FCAD 2013. A cerimônia, que acontece no Auditório Brasital, no campus V, em Salto, a partir das 19h, é um reconhecimento dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participaram das etapas Sudeste e Nacional da Expocom 2013, mostra competitiva de trabalhos acadêmicos que integra a Intercom, maior congresso de comunicação da América Latina.
Ao todo, serão 15 trabalhos premiados (confira a relação no site www.ceunsp.edu.br), incluindo os três vencedores da Expocom/Intercom Nacional, realizada em setembro, na cidade de Manaus (AM). O Capivaras de Ouro também fará o reconhecimento aos professores que orientaram os alunos nos trabalhos desenvolvidos.
Durante o evento, também serão conhecidos os próximos representes da FCAD na  fase regional da Expocom, prevista para acontecer em Vila Velha (ES), entre os dias 22 e 24 de maio de 2014. Os vencedores da Expocom Sudeste se classificam para a final nacional, que será em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 2 e 5 de setembro.

Tarde de autógrafos: “O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns"

Para celebrar os 68 anos de ordenação sacerdotal de Dom Paulo Evaristo Arns, que ocorreu em 30 de novembro de 1945 em Petrópolis – RJ, na Ordem Franciscana, quando foi nomeado Frei Evaristo e também os 40 anos de sua nomeação a cardeal pelo Papa Paulo VI, O Autor na Praça recebe o jornalista Ricardo Carvalho em tarde de autógrafos do livro O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns. Será no próximo sábado, às 15h, no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto). O evento contará com a participação do historiador Paulo Pedrini, da Pastoral Operária e do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas.
O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns é o segundo livro publicado pela Editora Instituto Vladimir Herzog. São 65 capítulos e 359 ilustrações que contam, na forma de reportagens, a trajetória de um dos mais importantes brasileiros do século XX; um dos mais fortes símbolos de resistência à ditadura militar e aos desmandos de um capitalismo opressor e sufocante.
Você pode começar a ler O Cardeal da Resistência por qualquer um dos 65 capítulos. Essa é uma das novidades deste livro, que narra de maneira amigável e acessível a verdadeira revolução que dom Paulo Evaristo Arns promoveu em São Paulo e no Brasil desde que chegou na capital paulista, em 1966, como bispo auxiliar da Zona Norte da cidade. Nomeado arcebispo de São Paulo em 1970, permaneceu no cargo por 28 anos, até 1998, quando, ao se aposentar, se tornou arcebispo emérito. Em 2013, ele completou 40 anos de cardinalato e 92 de vida e é o cardeal mais antigo da Igreja Católica. Em todos os capítulos você vai encontrar uma ação de dom Paulo em defesa dos oprimidos e dos Direitos Humanos, contra a censura, a favor da liberdade, incentivando a organização do povo em comunidades, apoiando os movimentos sociais, denunciando a tortura e enfrentando militares, independentemente das patentes ou oferecendo a Catedral da Sé para missas e cultos ecumênicos de repúdio à ditadura. Tudo isso está contado através de 359 ilustrações, entre fotos, trechos de documentos, recortes de jornais e revistas, desenhos, charges e um texto simples e coloquial que apenas alinhava as várias informações, como o fato de dom Paulo ter sido a voz firme e serena que primeiro denunciou ao mundo: “O jornalista Vladimir Herzog foi assassinado!” (E não “cometeu suicídio”, como queria o regime militar). Você vai encontrar também depoimentos de muita gente que viveu passagens memoráveis ao lado do cardeal, como Clarice Herzog, Ricardo Kotscho, Frei Betto, Fernando Morais, Clovis Rossi, Leonardo Boff, Juca Kfouri, José Carlos Dias e Dalmo Dallari. Aliás, o autor Ricardo Carvalho sugere que se inicie a leitura pelo capítulo 64. Os profissionais que estiveram juntos na realização do livro têm as seguintes sugestões: Antonio Carlos Fester, escritor, capítulo 23; Angélica Rittes, jornalista e teóloga, capítulo 6; Inês Caravaggi, jornalista, capítulo 12; Maria Angela Borsoi, secretária particular de dom Paulo por mais de 40 anos, capítulo 27. Editora Instituto Vladimir Herzog/Grupo Autêntica, 312 páginas, R$49,90.
Ricardo Carvalho é autor dos livros O cardeal da resistência - As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns, O cardeal e o repórter e As capas desta história, sobre a imprensa alternativa. É, hoje, o primeiro comentarista da TV brasileira com coluna fixa sobre sustentabilidade em um telejornal diário (Jornal da Gazeta, em São Paulo). Foi o coordenador geral da cobertura, ao vivo, da Rio+20 pela TV Meio Ambiente. É membro da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN, a ONG mais antiga do mundo, com sede na Suíça. É também conselheiro do Instituto Akatu de consumo consciente e do Instituto Vladimir Herzog. É diretor geral da www.tvmeioambiente.com.br, diretor de conteúdo da TVM Criação e produtor, criador e diretor do projeto Resistir É Preciso, do Instituto Vladimir Herzog e gravou 60 depoimentos dos protagonistas que participaram da imprensa brasileira alternativa, clandestina e no exílio. Como jornalista profissional, foi diretor de jornalismo da TV Cultura, repórter especial da TV Globo, editor-chefe do Bom dia Brasil e do Bom Dia São Paulo e editor-chefe do Globo Repórter, entre outras atividades. Dirigiu e produziu dezenas de trabalhos de TV e vídeo na produtora Argumento, que fundou em 1985. Trabalhos como Impressões do Brasil - A Imprensa Brasileira através dos Tempos, apresentado por Lima Duarte (1986). Produziu também Memória do Meio Ambiente, série de 10 documentários que traça um painel sobre a trajetória das questões ambientais no Brasil. Como produtor independente, prestou serviços para a Rede Globo, SBT, Rede Vida, Canal Futura, TVE (hoje TV Brasil), TV Cultura. Para o Programa Nacional do Meio Ambiente – PNMA – foram produzidos vários programas de televisão mostrando experiências concretas sobre desenvolvimento sustentável em 10 diferentes regiões do país, com versão em inglês. Para o Canal Futura, produziu os programas Terra Futura (série de 21 programas de TV, com 3 minutos cada, que mostra, em diferentes situações, o entendimento do conceito de desenvolvimento sustentável) e Rua Legal (série de programas de TV, com 3 minutos cada, voltada para a educação no trânsito), O Jogo do Meio Ambiente (série de 10 programas de TV que troca em miúdos os principais pontos da Lei do Meio Ambiente brasileira, uma das mais modernas do mundo - cada programa tem 3 minutos). Veja matéria/entrevista com Ricardo Carvalho: www.youtube.com/watch?v=eeZ4P11QLVE.

Serviço
O Autor na Praça & Instituto Vladimir Herzog apresentam tarde de autógrafos do livro O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns, do jornalista Ricardo Carvalho
Local: Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Data: 30 de novembro, sábado, 15h
Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208 / 95030-5577 - oanp@uol.com.br
Realização: Edson Lima, AAPBC, Instituto Vladimir Herzog, Editora Autêntica & Paulo Pedrini
Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Manhã da inovação: "Gestão de Projetos Organizacionais – Ferramenta que Auxilia Atividades Inovativas no Setor Público"

A inovação depende essencialmente de pesquisas e desenvolvimento constante de conhecimentos novos, que podem ser influenciados em diferentes medidas pelas condições de gerenciamento de projetos no âmbito organizacional. Através da gestão de projetos de P&D é possível que organizações, privadas e públicas, reduzam os riscos envolvidos nos processos inovativos. A geração de conhecimento novo está na essência da inovação e estes processos podem ser melhorados constantemente, analisando as práticas e ferramentas utilizadas. Nessa perspectiva, o Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem do Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” [Rodovia D. Pedro I (SP - 65) Km 143,6 - Bairro Amarais – Campinas] promove no dia 11 de dezembro mais uma edição das Manhãs da Inovação. O tema escolhido para o próximo evento — Gestão de projetos organizacionais: Ferramenta que auxilia atividades inovativas no setor público — visa discutir e incentivar a prática de atividades inovadoras voltadas à sustentabilidade de sistemas organizacionais, com foco no setor público.

Programação (preliminar)
08h30 - Recepção aos participantes
09h00 - Abertura
09h15 - Palestra – Gerenciamento de Projetos no Setor Público – Renato Bottini  [Consultor, PhD em Gestão da Qualidade (BSU-EUA) e PMP pelo PMI]
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra – (em fase de confirmação)
11h15 - Mesa Redonda - Debate dos palestrantes com a plateia
12h00 – Encerramento.

Ginástica artística de Indaiatuba conquista ouro em Hortolândia

Divulgação
A equipe de ginástica artística de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu sete medalhas na quarta e última etapa do Troféu Destaque da Liga Intermunicipal de Ginástica, realizada no último dia 23 em Hortolândia com a participação de 17 cidades do interior do estado. Competindo pela categoria Sub-14 feminino, Isa Marina de Moraes ficou com a medalha de ouro no salto sobre a mesa, mesma modalidade em que Yanka Boccanera conquistou a prata. Nas paralelas assimétricas, dobradinha indaiatubana novamente, com medalha de ouro para Emilly Goulart e medalha de prata para Nayara Dantas. Isa e Yanka trouxeram ainda para o município a medalha de bronze no solo, empatadas na modalidade. Em complemento, a equipe Sub-14 foi premiada com a medalha de ouro no ranking por equipes na quarta etapa e no desempenho total durante o ano.
“O Troféu Destaque tem um formato similar ao dos Jogos Regionais, premiando os melhores atletas durante as quatro etapas disputadas ao longo do ano, considerando a somatória dos pontos”, explica o treinador Bruno Garcia. “Este excelente resultado das atletas é fruto do trabalho consistente e da dedicação do grupo. A equipe masculina do município também competiu na categoria Sub-16 masculino, estreando neste tipo de campeonato, com bom rendimento ao longo das provas, mas ainda está em evolução”, completa.
Além dos integrantes premiados, o grupo contou ainda nesta final com a participação dos atletas Amanda Artico, Camila Adriano, Natália Oliveira, Ana Clara Santos, Júlio Benjamin, José Henrique Celine, Hiago Souza, Gabriel Fernandes, Gustavo Sales, Jeferson Bertholdo e Paulo Goulart.