Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tarde de autógrafos: “O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns"

Para celebrar os 68 anos de ordenação sacerdotal de Dom Paulo Evaristo Arns, que ocorreu em 30 de novembro de 1945 em Petrópolis – RJ, na Ordem Franciscana, quando foi nomeado Frei Evaristo e também os 40 anos de sua nomeação a cardeal pelo Papa Paulo VI, O Autor na Praça recebe o jornalista Ricardo Carvalho em tarde de autógrafos do livro O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns. Será no próximo sábado, às 15h, no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto). O evento contará com a participação do historiador Paulo Pedrini, da Pastoral Operária e do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas.
O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns é o segundo livro publicado pela Editora Instituto Vladimir Herzog. São 65 capítulos e 359 ilustrações que contam, na forma de reportagens, a trajetória de um dos mais importantes brasileiros do século XX; um dos mais fortes símbolos de resistência à ditadura militar e aos desmandos de um capitalismo opressor e sufocante.
Você pode começar a ler O Cardeal da Resistência por qualquer um dos 65 capítulos. Essa é uma das novidades deste livro, que narra de maneira amigável e acessível a verdadeira revolução que dom Paulo Evaristo Arns promoveu em São Paulo e no Brasil desde que chegou na capital paulista, em 1966, como bispo auxiliar da Zona Norte da cidade. Nomeado arcebispo de São Paulo em 1970, permaneceu no cargo por 28 anos, até 1998, quando, ao se aposentar, se tornou arcebispo emérito. Em 2013, ele completou 40 anos de cardinalato e 92 de vida e é o cardeal mais antigo da Igreja Católica. Em todos os capítulos você vai encontrar uma ação de dom Paulo em defesa dos oprimidos e dos Direitos Humanos, contra a censura, a favor da liberdade, incentivando a organização do povo em comunidades, apoiando os movimentos sociais, denunciando a tortura e enfrentando militares, independentemente das patentes ou oferecendo a Catedral da Sé para missas e cultos ecumênicos de repúdio à ditadura. Tudo isso está contado através de 359 ilustrações, entre fotos, trechos de documentos, recortes de jornais e revistas, desenhos, charges e um texto simples e coloquial que apenas alinhava as várias informações, como o fato de dom Paulo ter sido a voz firme e serena que primeiro denunciou ao mundo: “O jornalista Vladimir Herzog foi assassinado!” (E não “cometeu suicídio”, como queria o regime militar). Você vai encontrar também depoimentos de muita gente que viveu passagens memoráveis ao lado do cardeal, como Clarice Herzog, Ricardo Kotscho, Frei Betto, Fernando Morais, Clovis Rossi, Leonardo Boff, Juca Kfouri, José Carlos Dias e Dalmo Dallari. Aliás, o autor Ricardo Carvalho sugere que se inicie a leitura pelo capítulo 64. Os profissionais que estiveram juntos na realização do livro têm as seguintes sugestões: Antonio Carlos Fester, escritor, capítulo 23; Angélica Rittes, jornalista e teóloga, capítulo 6; Inês Caravaggi, jornalista, capítulo 12; Maria Angela Borsoi, secretária particular de dom Paulo por mais de 40 anos, capítulo 27. Editora Instituto Vladimir Herzog/Grupo Autêntica, 312 páginas, R$49,90.
Ricardo Carvalho é autor dos livros O cardeal da resistência - As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns, O cardeal e o repórter e As capas desta história, sobre a imprensa alternativa. É, hoje, o primeiro comentarista da TV brasileira com coluna fixa sobre sustentabilidade em um telejornal diário (Jornal da Gazeta, em São Paulo). Foi o coordenador geral da cobertura, ao vivo, da Rio+20 pela TV Meio Ambiente. É membro da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN, a ONG mais antiga do mundo, com sede na Suíça. É também conselheiro do Instituto Akatu de consumo consciente e do Instituto Vladimir Herzog. É diretor geral da www.tvmeioambiente.com.br, diretor de conteúdo da TVM Criação e produtor, criador e diretor do projeto Resistir É Preciso, do Instituto Vladimir Herzog e gravou 60 depoimentos dos protagonistas que participaram da imprensa brasileira alternativa, clandestina e no exílio. Como jornalista profissional, foi diretor de jornalismo da TV Cultura, repórter especial da TV Globo, editor-chefe do Bom dia Brasil e do Bom Dia São Paulo e editor-chefe do Globo Repórter, entre outras atividades. Dirigiu e produziu dezenas de trabalhos de TV e vídeo na produtora Argumento, que fundou em 1985. Trabalhos como Impressões do Brasil - A Imprensa Brasileira através dos Tempos, apresentado por Lima Duarte (1986). Produziu também Memória do Meio Ambiente, série de 10 documentários que traça um painel sobre a trajetória das questões ambientais no Brasil. Como produtor independente, prestou serviços para a Rede Globo, SBT, Rede Vida, Canal Futura, TVE (hoje TV Brasil), TV Cultura. Para o Programa Nacional do Meio Ambiente – PNMA – foram produzidos vários programas de televisão mostrando experiências concretas sobre desenvolvimento sustentável em 10 diferentes regiões do país, com versão em inglês. Para o Canal Futura, produziu os programas Terra Futura (série de 21 programas de TV, com 3 minutos cada, que mostra, em diferentes situações, o entendimento do conceito de desenvolvimento sustentável) e Rua Legal (série de programas de TV, com 3 minutos cada, voltada para a educação no trânsito), O Jogo do Meio Ambiente (série de 10 programas de TV que troca em miúdos os principais pontos da Lei do Meio Ambiente brasileira, uma das mais modernas do mundo - cada programa tem 3 minutos). Veja matéria/entrevista com Ricardo Carvalho: www.youtube.com/watch?v=eeZ4P11QLVE.

Serviço
O Autor na Praça & Instituto Vladimir Herzog apresentam tarde de autógrafos do livro O Cardeal da Resistência – As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns, do jornalista Ricardo Carvalho
Local: Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Data: 30 de novembro, sábado, 15h
Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208 / 95030-5577 - oanp@uol.com.br
Realização: Edson Lima, AAPBC, Instituto Vladimir Herzog, Editora Autêntica & Paulo Pedrini
Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.

Nenhum comentário: