Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Programação gratuita de férias ‘Ler é Uma Viagem’ e Museu Republicano

O programa Ler é uma Viagem e o Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP realizam em janeiro uma programação gratuita aberta a toda a comunidade. Entre as atividades, estão propostas de brincadeiras educativas e de incentivo à leitura para crianças, além de oficinas e aulas voltadas a educadores, mediadores de leitura, músicos e atores, que visam ir além da valorização da arte e da leitura, oferecendo novas formas de apropriação do espaço do museu. “O museu é muito mais que um acervo histórico, e a realização deste projeto também funciona como forma de valorizá-lo como ambiente de aprendizado e crescimento”, destaca Élida Marques, idealizadora do programa “Ler é uma Viagem”.

A primeira atividade a ser realizada no Museu é o Programa Debaixo do pé de Pitanga, que ocorre do dia 8 ao dia 15. Ele traz brincadeiras e oficinas de incentivo à leitura com propostas diversificadas, como a oficina de Pipa, brincadeira de roda, mediação de leitura e contação de histórias para as crianças, além da atividade Brincando de investigar o Museu. No dia 13 de janeiro, será oferecida a oficina O Patrimônio Cultural e os afetos: propostas de ações educativas. Ministrada por Aline Zanatta, mestre em História Cultural pela Unicamp, a oficina tem vagas limitadas.

Nos dias 18, 19, 25 e 26 de janeiro, serão realizadas as oficinas de Mediação de Leitura, ministradas pela socióloga Amanda Leal de Oliveira, pesquisadora e especialista em processos de mediação de leitura e apropriação da cultura escrita.

Nos dias 19, 20, 26 e 27, ocorrem as oficinas de aprimoramento de Técnica Vocal do “Ler é uma Viagem”, ministradas pela pesquisadora e artista da voz Madalena Bernardes, que dedica-se ao desenvolvimento técnico, estético e antropológico do instrumento humano de comunicação desde 1980, tanto no Brasil quanto na Europa.

As aulas de aprimoramento técnico em Improvisação Musical, que ocorrem nos dias 23 e 30 de janeiro, serão ministradas pelo músico e percussionista Eduardo Contrera, que também atua como compositor e diretor musical de teatro. As aulas serão voltadas para músicos e educadores.

Sobre o Ler é Uma Viagem
Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 600 apresentações e reuniu um público de mais de 35 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar. Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocupam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para "Dom Quixote de Lobato", com patrocínio integral do Grupo CCR; e "Piquenique Literário", com patrocínio das empresas Carioca Engenharia | Instituto João e Maria Backheuser e CBMM. Confira no site www.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.

Serviço:
Programa Educativo Debaixo do Pé de Pitanga
Brincando de investigar o museu, oficina de Pipa, brincadeiras de roda, mediação de leitura e contação de histórias.
Datas: 8 e 15 de janeiro
Horário: das 13h30 às 16 h
Público: crianças acompanhadas pelos responsáveis
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Oficina: O Patrimônio Cultural e os afetos: propostas de ações educativas
Ministrante: Aline Zanatta
Data: 13 de janeiro
Horário: 18h30 às 21 h
Público: educadores
Vagas: 15
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Oficinas de Mediação de Leitura - Aprimoramento Técnico do Programa Ler é uma Viagem
Ministrante: Amanda Leal de Oliveira
Datas: 18, 19, 25 e 26 de janeiro
Horário: das 18 h às 21 h
Público: para mediadores e educadores
Vagas: 30
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Oficinas de Técnica Vocal - Aprimoramento técnico do Programa Ler é uma Viagem
Ministrante: Madalena Bernardes
Datas: 19, 20, 26 e 27 de janeiro
Horário: 13h30 às 16h30
Público: Para mediadores, educadores e atores
Vagas: 10
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Improvisação Musical - Aprimoramento Técnico do Programa Ler é uma Viagem
Ministrante: Eduardo Contrera
Datas: 23 e 30 de Janeiro
Horário: 9 h às 12 h e das 14 h às 17 h
Público: Para músicos e educadores
Vagas: 15
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Inscrições e informações - Telefones:
(11) 4023-0240, ramal 3 - Educativo do Museu Republicano
(11) 98122-2360 – Programa Ler é Uma Viagem

Nenhum comentário: