Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sumaré realiza 12º Festival Curta Cenas de 19 a 22 de novembro

Cena de Bertoleza - Uma pequena tragédia musical, em cartaz no festival.
A cena teatral do país volta o olhar para o município de Sumaré (SP), com a realização do 12° Festival Curta Cenas, de 19 a 22 de novembro. Esta edição irá reunir 25 grupos, incluindo convidados e competidores, com uma estimativa de 150 artistas presentes, 28 espetáculos e expectativa de público de 10 mil pessoas. A programação será realizada no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, com estacionamento gratuito.

A extensa programação traz apresentações dos espetáculos, performances, debates e workshops voltados para a população. O evento também contará, em parceria com a Cia. Os Geraldos, com uma homenagem a um artista expoente de Sumaré, Moíses Allon, idealizador do Festival de Peças Curtas da cidade. As produções da mostra competitiva serão avaliadas por um júri de formação especializada na área de interpretação teatral. Os grupos vencedores receberão troféu, certificado e premiação em dinheiro de acordo com a categoria.

Eventos paralelos
Além das mostras competitivas, que trazem um recorte expressivo da produção nacional, o 12º Festival Curta Cenas, o evento ainda reserva uma extensa programação cultural durante seus quatro dias. Diferentes tipos de performances artísticas estarão espalhadas pela cidade de Sumaré, entre elas espetáculos de rua, intervenções com bboys e grafiteiros, exposição itinerante de obras em óleo sobre tela, apresentações teatrais de grupos e artista solo, entre outros.

Referência no país
Segundo o coordenador do festival e gerente municipal de Cultura, Diego Trevisan, as diferentes expressões do fetival darão outros tons e matizes à cidade. “Além de trazer espetáculos curtos, que é o mote do projeto, iremos contemplar vários segmentos artísticos, com performances, workshops, atrações de dança e música levados em vários espaços da cidade. Estaremos, na verdade, colorindo a cidade”, destaca. “Pretendemos fazer com que o festival – o maior do país em sua temática – sirva, mais uma vez, de vitrine para os grupos teatrais. Acredito que, além das premiações em dinheiro, dos workshops e do intercâmbio cultural, esta é uma ótima oportunidade para divulgar o nome dos grupos”, reitera.

O 12° Festival Curta Cenas é promovido pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer e conta com os apoiadores Uniesp, GoodBom, Panificadora Versailles, Fildi Hotel, Jaguary Hotel, Restaurante da Lena, Titu’s Bar e Choppodromo.

12º Festival Curta Cenas em números
82 grupos inscritos
14 grupos selecionados
25 grupos
150 artistas envolvidos
28 espetáculos
2 workshops
expectativa de público: 10 mil

Serviço
12° Festival “Curta Cenas” Sumaré
Quando: 19 a 22 de novembro de 2015
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Sumaré – telefones: (19) 3873-1566 / (19) 99267-3417 ou (19)9 8424-2430

Nenhum comentário: