Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Giba em noite de autógrafos no Galleria Shopping

O jogador de vôlei Giba, escolhido seis vezes o melhor jogador de vôlei do mundo, dono de três medalhas olímpicas e capitão da Seleção Brasileira, esteve na noite de ontem, 16 de novembro, no Galleria Shopping, em Campinas, para o lançamento de sua autobiografia, Giba neles! A sessão de autógrafos aconteceu na Livraria da Vila.

Na autobiografia, escrita em parceria com o jornalista Luiz Paulo Montes, sem medo de se expor, Giba fala sobre seu diagnóstico de leucemia aos quatro meses de idade, de sua relação com a família e de um acidente, aos 11 anos, pouco depois de descobrir sua paixão pelo vôlei. Se 150 pontos no braço pareciam o fim do sonho, para ele significaram mais um desafio a ser superado. Além das dificuldades que forjaram seu caráter e o estimularam a seguir em frente, Giba conta os momentos emocionantes de sua carreira e comenta episódios polêmicos, como sua suspensão devido a um exame antidoping, na Itália, em 2003.

Com franqueza, ele admite seus erros e não foge de assuntos delicados, como o jogo no qual a Seleção Brasileira “entregou o resultado” para a Bulgária no Mundial de Vôlei de 2010. A estratégia era poupar a equipe e pegar adversários mais fáceis na etapa seguinte. Após a derrota, o Brasil jogou contra República Tcheca e Alemanha e derrotou Cuba na final, garantindo o título. No entanto, os jogadores foram criticados pela decisão polêmica.

Giba Neles! revela a humanidade do ídolo ao falar da paternidade, das amizades e da família. O esforço para se recuperar de lesões, as negociações delicadas com times, a dedicação e o foco nos treinamentos. O Brasil viu Giba brilhar nas quadras, conquistar títulos e fazer história. Sua biografia mostra os bastidores de suas vitórias e derrotas. Em seu prefácio, o técnico José Roberto Guimarães, que levou o jogado para a seleção brasileira, recomenda: “Não fuja do encontro com um dos maiores ídolos do esporte brasileiro”.

Nenhum comentário: