Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Regente Hans-Peter Schurz rege o Oratório de Natal, de Bach, com Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas

Foto: Marilia Vasconcellos.
Com regência do maestro alemão Hans-Peter Schurz , a Orquestra Sinfônica da Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas apresentam uma obra emblemática do repertório de Johann Sebastian Bach (1685/1750), o Oratório de Natal. Embora normalmente interpretada no mês de dezembro, o público terá oportunidade de apreciar a composição em outubro, nos dias 21, em Campinas, na Igreja Santa Rita, e 22, em Mogi Mirim, na Igreja Matriz. O Oratório terá a participação dos solistas Maria Rubia Andreta (soprano), Ana Maria Mendes (mezzo), Samuel Valli (tenor) e Heitor Coelho (barítono).

Hans-Peter Schurz.
Foto: divulgação.
Os concertos celebram a parceria de 10 anos entre o maestro Hans-Peter Schurz e a Unicamp. Após conhecer o seu trabalho em 2004, o professor e maestro Carlos Fiorini trabalhou para trazê-lo para o I Seminário de Regência Coral com os alunos do curso de regência da Universidade já em 2005, evento que atraiu participantes de vários locais do Brasil. “Desde então, esta parceria se intensificou e a cada ano o seminário trouxe um novo tema. No seu quinto ano, montou a Carmina Burana, de Carl Orff (1895-1982) e agora, para marcar o décimo ano, Hans-Peter Schurz escolheu a primeira metade do Oratório de Natal de J. S. Bach, uma obra que ele conhece profundamente”, afirma Fiorini.

O maestro Hans-Peter Schurz irá reger, nos dois concertos, as três primeiras partes da composição – Natividade, Anunciação aos Pastores e Adoração dos Pastores. Segundo Fiorini, o Oratório foi escrito para as festividades do Natal de 1734, em Leipzig (Alemanha). É formado por seis cantatas, cada uma para um dia de celebração dentro do período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Ao longo da obra, a história é conduzida por um E
vangelista, um tenor que narra os acontecimentos desde o nascimento de Jesus até a adoração dos três Reis Magos. Esta narrativa é intercalada com momentos contemplativos e festivos, dentre árias, coros, recitativos e corais.                      

Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas apresentam o Oratório de Natal, de J. S. Bach
Regência: Hans-Peter Schurz
Regência do Coro: Angelo Fernandes
Quando:
21/10 - Igreja Santa Rita (Avenida Doutor Jesuíno Marcondes Machado, 670 - Nova Campinas, Campinas), 19h30
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível​​
22/10 - Igreja Matriz de Mogi Mirim, 20 h
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: