Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Palestra, seresta e contação de histórias esta semana no Outubro Literário

Feira Literária com autores locais terá nova edição neste sábado, dia 17, no 
Novo Centro Cultural Morada do Sol. Da esquerda para a direita, Marina 
Salla, Bruna Figueira, Otanir Vaz Pinto, Marcos Otero, Moacir Torres,
Celso Falaschi, Adelisa Silva, Eloah Amorim Bairaal e Penna
Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.
O festival Outubro Literário, criado pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de fomentar o interesse do público pela leitura e escrita, traz esta semana mais atrações gratuitas para todas as faixas etárias.

Na quinta, dia 15, às 19h30, o escritor baiano Daniel Sasaki participa do debate Escritas Daqui no Centro de Convenções Aydil Bonachela, onde comentará o relançamento do livro Pouso Forçado. Finalista do Prêmio Jabuti, a obra, que também virou documentário de sucesso, retrata a ofensiva do governo militar para acabar com a companhia aérea Panair e colocar nos ceús a Varig. Já na sexta, dia 16, às 22 h, acontece a Seresta das Letras, onde os artistas Celso Falaschi, Monica Kimura, Victor Lobato, Bruna Biasi e Marisa Peruggini percorrerão a Avenida Presidente Kennedy cantando e declamando poesias, desta vez homenageando o poeta Carlos Drummond de Andrade, que completaria 113 anos de idade no dia 31. No sábado, dia 17, o Novo Centro Cultural Morada do Sol abriga a nova edição da Feira de Troca de Livros e Feira Literária com autores locais, das 9 h às 12 h, a contação de histórias O Menino e o Tambor, com Marina Costa e o músico Nau Martins, às 10 h e a Fase Regional de Literatura do Mapa Cultural Paulista, às 19h. A programação completa vai até o final do mês e, com exceção das oficinas, cuja inscrição deve ser feita antecipadamente e com vagas limitadas, para o restante da agenda é só comparecer com a família e os amigos e prestigiar. Informações: (19) 3894-1867.

Programação do Outubro Literário 2015
1 a 30 de outubro - Inscrições para o 11º Concurso Literário Acrísio de Camargo – regulamento no site www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura

15 de outubro – quinta-feira - 19h30 – Escritas Daqui com Daniel Sasaki – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela

16 de outubro – sexta-feira – 22 h – Seresta das Letras – Local: Avenida Presidente Kennedy

17 de outubro – sábado
9 h às 12 h – Feira de Troca de Livros e Feira Literária com Escritores Locais – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
10 h – O Menino e o Tambor, contação de histórias com Marina Costa e o músico Nau Martins – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19 h – Fase Regional de Literatura do Mapa Cultural Paulista – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol

19 de outubro – segunda-feira – 16 h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais

22 de outubro – quinta-feira – 19 h – Sarau Artístico Todas Palavras – Local: Casarão Pau Preto

23 de outubro – sexta-feira
19 h – Espetáculo Canções de Além Mar com o grupo Os Argonautas – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19 h – Palestra Roteiro de Novelas com Alessandro Marson – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela

24 de outubro – sábado

9 h às 17 h – Oficina de Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos com Delfin – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol – necessário inscrição antecipada. Vagas limitadas.
14 h às 18 h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessária inscrição antecipada. Vagas limitadas.
20 h – Espetáculo A Poesia do Samba – Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei

25 de outubro – domingo – 9 h às 13 h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessário inscrição antecipada. Vagas limitadas.

26 de outubro – segunda-feira – 16 h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais

29 de outubro – quinta-feira
8h30 às 16h30 – Ateliê Portas Abertas com contações de histórias e teatro de fantoches com os artistas Elisa Faccin e Bira Toledo – Local: Rua Wanderley Borsari, 590 – Parque São Lourenço
19h30 – Escritas Daqui com Wladimir Soares – Local: Casarão Pau Preto

Sinopse dos Eventos
Escritas Daqui - Iniciado em 2014, o Escritas Daqui tem como objetivo valorizar e destacar os talentos de Indaiatuba, propondo um bate-papo informal entre autores e público sobre leitura, escrita e suas influências.

O Menino e o Tambor - O Menino e o Tambor é um conto da tradição oral africana e afrobrasileira. Quando o menino esqueceu-se de si entristeceu e ao entristecer, seu tambor perdeu a fala. Para desemudecer, o menino precisará correr o mundo e ouvir histórias que o façam recordar de onde veio e para onde deve ir. Este é o tema deste show que encantará crianças de 0 a 100 anos, pois o lúdico jamais deixa de maravilhar o ser humano. Interpretado pela contadora de histórias Marina Costa e o músico Nau Martins.

Canções de Além Mar - Este espetáculo do grupo Os Argonautas, liderado por Nau Martins, trará as letras poéticas lusitanas para a apreciação do público de Indaiatuba. O grupo produziu o show com canções que homenageiam grandes poetas portugueses, como Fernando Pessoa.

A Poesia do Samba - A poética do samba representada por dois grandes compositores nacionais: Cartola e Adoniran Barbosa. Os sambas carioca e paulista serão revisitados neste show por Débora Alvarenga (voz), Kiko Motta (voz e violão), Paulo Marcio e Alexandre de Souza (percussão) e Ana Lucia Soubihe Julio (piano e voz).

Palestra Literatura & Ciência - Ficção ou realidade? Desde o Romantismo alemão e inglês, a literatura vem contemplando as possibilidades da ciência e da tecnologia na compreensão de como a natureza funciona e nas tentativas de exercer controle sobre ela. Esta palestra vai trazer desde clássicos da literatura, como Frankenstein (Maru Shelley), passando por A Máquina do Tempo e O Homem Invisível (H. G. Wells), até os contemporâneos Contato (Carl Sagan) e O Parque dos Dinossauros e Linha do Tempo, de Michael Crichton. O ministrante é o doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp Mateus Yuri Passos.

Palestra Roteiro de Novelas - A ideia desta palestra é explicar para o público em geral os princípios básicos da profissão de roteirista: o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas de mercado. O palestrante é Alessandro Marson, um dos roteiristas da nova novela da TV Globo A Regra do Jogo e já premiado com o Emmy Awards como co-roteirista da melhor novela de televisão.

Poesia em Trânsito - Sucesso absoluto do Festival Outubro Literário de 2014, o projeto Poesia em Trânsito volta novamente comandado por três jovens e talentosos artistas locais: Marcus Mazzieri, Pamela Martelli e Kimberly Christie. Levar a poesia onde o povo está, este é o foco do Poesia em Trânsito. Os atores e poetas entrarão nos transportes coletivos e apresentarão obras de grandes poetas aos transeuntes.

Feiras Literárias e Feiras de Trocas de Livros - Durante a Feira de Troca de Livros, autores locais estarão apresentando e comercializando suas obras em dois momentos neste mês. Uma iniciativa que objetiva oferecer suporte e visibilidade à produção literária da cidade.

Seresta das Letras - A edição deste mês da Seresta das Letras – projeto originado da Virada Cultural 2015 – homenageará o poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em outubro. É um projeto cultural que percorre a avenida com a maior concentração de bares e restaurantes de Indaiatuba, com um cortejo de poetas e músicos, levando a arte literária – poesia – e música ao público em geral.

Sarau Todas Palavras - Evento mensal da Secretaria Municipal de Cultura, também originário de uma das primeiras edições do Festival Outubro Literário, neste ano será voltado à crônica, gênero popular e cativante que encanta e fascina públicos de todas as idades. A participação é livre e espontânea. Todos que desejarem podem inscrever-se para ler textos próprios ou de seus autores prediletos pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br

Ateliê de Portas Abertas (APA) – Literatura – Versão literária do APA – Artes Visuais – sucesso absoluto do Festival Agosto das Artes 2015, os artistas plásticos Elisa Faccin e Bira Toledo abrem novamente seu espaço artístico agora voltado à literatura. Contações de histórias, teatro de fantoches e muito mais aguardam o público interessado em um bom divertimento e uma boa literatura. Em especial, os alunos da EMEF Prof. Osório Germano e Silva Filho, principal público esperado para este evento.

Oficinas – inscrições a partir de 1º de outubro e vagas limitadas
Oficina Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos - Ministrada por Delfin
Vagas: 20
Data: 24 de outubro, sábado – 9 h às 17 h
Local da oficina: Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: autores, editores, professores, estudantes, profissionais do ramo editorial, agentes culturais e pessoas interessadas pelo universo literário. Idade mínima dos participantes: 14 anos
Sinopse: Oficina de Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos visa habilitar o público para iniciar o processo de edição e publicação de quadrinhos. Serão estudados a história da publicação autoral no Brasil, sua importância cultural, as principais publicações autofinanciadas no Brasil e o ferramental necessário para a edição e a publicação de quadrinhos autorais no país. Delfin é hoje editor-chefe do portal de quadrinhos Terra Zero. Foi editor e colaborador da revista literária Paralelos e colunista de quadrinhos e livros da revista Rolling Stone e do jornal Correio Popular. Foi coordenador editorial da Aleph. Comanda hoje o Studio DelRey de produção editorial, indicado ao Jabuti em 2011 e vencedor do prêmio Getty em 2012.

Oficina Roteiro de Novelas - Ministrada por Alessandro Marson
Vagas: 30
Datas: 24 de outubro, sábado, das 14 h às 18 h e 25 de outubro, domingo, das 9 h às 13 h
Local da oficina: Ciaei – Sala Takashi Watanabe
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas, além de apresentação de currículo resumido com vivências ou interesses na área
Público-alvo: autores, jornalistas, atores, redatores, comunicadores e interessados em geral
Sinopse: o objetivo é explicar para o público em geral os princípios básicos da profissão de roteirista: o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas de mercado. Alessandro Marson é jornalista formado pela PUC-Campinas. Participou da Oficina de Roteiristas da Globo e desde então tem atuado como roteirista de programas e telenovelas na TV Globo e TV Cultura. Fez parte do elenco de roteiristas de novelas de sucesso da Globo, como Avenida Brasil e Joia Rara e da nova novela das nove, A regra do jogo, além de peças de teatro. Ministra oficinas de roteiro para novelas e preparação de atores e já recebeu o Emmy Awards como co-roteirista da melhor novela de televisão.

Serviço
Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 - Jardim Pau Preto
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro
Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo e Sala Takashi Watanabe - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol.

Nenhum comentário: