Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Secretaria de Educação promove Feira Literária dia 24 no Centro Esportivo

Crédito: Arquivo - Eliandro Figueira - SCS/PMI. 
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no dia 24 de outubro no Centro Esportivo do Trabalhador, das 9h às 17h, a 9ª edição da Feira Literária, fruto do projeto Ler Faz Bem. Com entrada gratuita, o evento visa incentivar a literatura e promover a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 20 mil livros serão expostos, envolvendo cerca de 22 mil alunos. Em 2014, a Feira Literária recebeu mais de 30 mil pessoas. Esta semana, a Secretaria de Educação definiu parte da programação e convida a população para prestigiar o trabalho dos alunos.

Todos os livros expostos são escritos e criados pelos alunos dentro da sala de aula. Nas etapas de trabalho que iniciaram no primeiro bimestre do ano estão a apresentação do projeto aos alunos, a definição das histórias reescritas, o conhecimento de gênero textual, a escrita coletiva, a revisão coletiva, a organização coletiva do texto em páginas, a elaboração das ilustrações do livro e a construção da capa e finalização.

Com 45 estandes, a Feira trará a exposição de trabalhos literários de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Também terá um estande especial para o setor de tecnologia educacional, onde os participantes poderão conferir todos os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outro estande especial será dedicado à conscientização da exploração do trabalho infantil, tema que foi discutido em sala de aula após a Secretaria de Educação firmar um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, através de sua Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente com ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente.

Cronograma
9h30 - Coral: músicas Herdeiros do futuro e Sambalelê
10 h - Mascote do Proerd - Explanação sobre Proerd, apresentação mascote e circulação pelos estandes
10h30 - Abertura Oficial
11 h - Vidart
13h30 - Bosque do Saber - Diversidade
14 h - Vidart
14h30 - Mascote do Programa Viver – Vivão - Explanação sobre o projeto Viver, apresentação do mascote e circulação pelos estandes
15 h - Coral Indaiatuba Encanta.

Nenhum comentário: