Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Beneficência Portuguesa de Campinas participa do Novembro Azul

No dia 30 de outubro, às 12 horas, o Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas chamará a atenção para o Novembro Azul com uma ação que irá marcar o fim do Outubro Rosa, que anualmente alerta a população feminina para a prevenção do câncer de mama, e início da campanha masculina de conscientização, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Os colaboradores do hospital serão os protagonistas da ação: as mulheres irão entregar balões azuis aos homens e eles darão a elas os cor-de-rosa. No final do encontro, os balões de gás hélio serão soltos para flutuar sob o céu de Campinas. Durante todo o mês de novembro, o hospital estará decorado em apoio à luta contra o câncer de próstata.  

O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer.  

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

O endereço do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, para quem quiser conferir a ação Outubro Rosa/Novembro Azul no dia 30 de outubro, às 12 h, é Rua 11 de Agosto, 557, Botafogo, Campinas/SP.

Nenhum comentário: