Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Peça inspirada em obra de Rubem Alves será apresentada em Campinas

Divulgação.
A Cia. Grande Urso Navegante apresenta mais uma peça da temporada 2015 – uma interpretação de sucesso da literatura infantil. A peça é inspirada na obra A Pipa e a Flor, do escritor, educador e psicanalista Rubem Alves, no mês de aniversário do autor, que neste ano completaria 82 anos. O espetáculo conta a história de uma pipa que, ao encontrar uma flor, começa a fazer reflexões sobre a liberdade, a felicidade e o amor. A companhia apresenta a peça no dia 13 de setembro, com sessões às 14h e às 16h, no Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro, em Campinas. O projeto é realizado pela Direção Cultura e as apresentações tem patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri e Mecalux, com incentivo da Secretaria da Cultura de São Paulo (ProAC) e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

O texto de Rubem Alves é altamente poético e traz à tona o que há de mais desejado na vida; ou seja, a felicidade e a valorização das relações humanas em todos os níveis. A peça tem música ao vivo com repertório erudito e cantigas de roda. Um teclado e um violino fazem a poética musical. A peça é interativa, ressalta o brincar e a arte do bem viver.

Próximos espetáculos
No dia 11 de outubro será apresentada a peça Menina de Arte, de Hebe Rios, que conta a história de Daniela Caburro, vítima de paralisia infantil. Apesar das dificuldades em ser cadeirante, Daniela superou os desafios e se transformou em uma artista plástica de reconhecimento internacional, que utiliza a boca para pintar suas obras. A artista participa da peça como atriz, mostrando que motivação e capacidade dependem exclusivamente da força de vontade e da fé em si mesmo.

A apresentação do dia 8 de novembro fica por conta da peça Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?, que traz à tona questionamentos sobre as coisas tidas como próprias “de meninos” e “de meninas”. O espetáculo aborda as várias diferenças entre o mundo feminino e o masculino.  

Sobre a Cia. Grande Urso Navegante
Grupo criado e dirigido por Laerte Asnis, ator e diretor, em 1991, na cidade de São Paulo, com foco no público infantil. A principal característica do grupo é montar e encenar peças com recursos simples, que possam ser apresentadas em qualquer tipo de espaço e eventos. Outra característica do grupo reside em seu repertório teatral, sempre baseado em livros de grandes personalidades do cenário literário e educacional, tais como Rubem Alves, Juca Kfouri, José Pacheco, Regina Drummond, Sandra Branco e Hebe Rios, entre outros. A Cia. tem em seu repertório musical músicas do cancioneiro universal, interpretadas ao vivo pela pianista e educadora musical Valéria Peres e utiliza recursos artesanais na confecção dos elementos cênicos.

Sobre o Projeto
A temporada de teatro da Cia. Grande Urso Navegante vem com a proposta de divulgar a arte, a música e a literatura para o maior número possível de crianças. O objetivo principal do projeto é levar cultura e arte de qualidade, com a apresentação de peças que visam proporcionar o contato com o mundo da cultura, estimular a reflexão, a socialização e o lúdico, possibilitando a formação de público para o teatro e para a cultura em geral.  

Serviço
Temporada da Cia. Grande Urso Navegante
Datas: 13/09
Local: Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro - Rua Av. Dom Agnelo Rossi, Vila Padre Anchieta - Campinas
Horário: 14h e 16h (duas sessões)
Entrada: gratuita
Informações: www.direcaocultura.com.br

Nenhum comentário: