Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Espetáculo que conta história do Rio Tietê terá apresentação gratuita em Vinhedo

Crédito da foto: divulgação.
O grupo teatral Último Tipo chega a Vinhedo para apresentar o espetáculo Rio que passa lá, no dia 13 de setembro, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Com entrada gratuita, a peça conta história do Rio Tietê e tem temática ambiental. A apresentação, que acontece às 11h, tem realização da Direção Cultura e do Grupo Último Tipo e é oferecida pela Mentos (Perfetti Van Melle).

O espetáculo, inédito, conta por meio da fantasia teatral a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo cortando diversas cidades, inclusive a capital e percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no Rio Paraná.

É o próprio Rio Tietê que conta sua história desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura, ele conhece a cultura de diversas cidades, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza.

O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado, além de mostrar também a relação do homem com o meio ambiente, tanto a destruição da mata ciliar e a poluição quanto a preservação em outros locais em que ele é usado até para pesca e nado.

Além da criação e apresentação do espetáculo, o Grupo Último Tipo realizou a produção de um livro com a história contada na peça, que é distribuído ao final do espetáculo. As apresentações começam pela cidade de Araraquara e continuam por Matão, Itápolis, Catanduva, Jales, Novo Horizonte, Jaú, Lençóis Paulistas e Ourinhos.

O grupo
O grupo Último Tipo foi criado no ano de 1988 em Goiânia/GO. É integrado por Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito, Velu Carvalho e Sofia Oliveira, atores que confeccionam seu próprio figurino e cenário utilizando materiais recicláveis, aplicando neles toda criatividade e imaginação. Além disso, utilizam muita música em seus espetáculos.   

Sobre a Direção Cultura
A produtora, localizada em Campinas (SP), se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.

Serviço
Teatro – Peça Rio que passa lá
Data: 13 de setembro (domingo)
Horário: 11h
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus - Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, Vinhedo/SP
Entrada gratuita. 

Nenhum comentário: