Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Inscrições abertas para o concurso Prix Photo Web Aliança Francesa 2015

A partir de 1° de setembro, estarão abertas as inscrições para o concurso Prix Photo Web 2015. O concurso cultural é promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil com patrocínio da Embaixada da França e a Febraf (Federação das Alianças Francesas do Brasil). O júri irá avaliar e escolher o material que irá o primeiro colocado com R$7 mil e o segundo ganhará passagem de ida e volta a Paris. O terceiro lugar, escolhido por voto popular, ganhará R$1.500.

Comemorando seus 130 anos no Brasil, a Aliança Francesa escolheu uma das características mais marcantes da urbanização no Brasil como tema do concurso: a presença da natureza nas grandes cidades. Este ano, com o tema Urbanização e natureza no Brasil ou na França, os candidatos – brasileiros e franceses residentes no Brasil – poderão se inscrever no site www.prixphotoaliancafrancesa.com.br e enviar 10 imagens sobre o tema deste ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site até 6 de novembro.

O Prix Photo Web tem como objetivo estimular a expressão artística por meio da fotografia, registrando, através de imagens, o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. Entre as personalidades que compõem o júri desta edição está o diretor geral da Aliança Francesa no Brasil Jean-Paul Lefèvre; a diretora-curadora da Marsiaj Tempo Galeria (Rio de Janeiro) e conservadora de fotografia Marcia Mello; o atual presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, Eugênio Sávio, fotógrafo publicado em diversas editoras e que fez coberturas internacionais importantes como quatro Copas do Mundo e as Olimpíadas da China; Walter Firmo, fotógrafo e jornalista, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem 100 dias na Amazônia de Ninguém em 1963 e de nove prêmios Nikon – de 1986 a 1991, foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Julieta Roitman, que desde 2013 é Coordenadora de Exposições do FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. 

Sobre a Aliança Francesa
A Aliança Francesa comemora 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças Francesas, com 40 associações e 67 unidades e a partir de agosto mais de 40 mil alunos da rede brasileira passarão a usar o novo método de ensino, o Alter Ego+ (versão Aliança Francesa Brasil), que além de se adequar aos critérios de qualidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas definido pelo Conselho da Europa, também conta com um caderno exclusivo desenvolvido por uma equipe de pedagogos da rede Aliança Francesa Brasil trabalhando em parceria com a editora para tratar especificamente das questões interculturais entre França e Brasil no aprendizado da língua.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias Capes e CNPq do MEC). A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro. 

Nenhum comentário: