Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Polo Shopping Indaiatuba colorirá fachada em prol do Setembro Verde

Divulgação.
No próximo dia 27 é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Por isso, durante todo o mês é realizado também o Setembro Verde, com ações nacionais de conscientização da população sobre a importância do assunto. No Polo Shopping Indaiatuba, a fachada estará iluminada com a cor da campanha entre os dias 21 e 27.

O Brasil registrou um aumento de 3% na doação e transplante de órgãos em 2014 em relação ao ano anterior e o índice de doadores também subiu de 13,5 por milhão de população (pmp) para 14,2. Entretanto, no primeiro semestre de 2015 a taxa de notificação de potenciais doadores caiu de 49 pmp (total de 2014) para 46,5 pmp. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

A expectativa é atingir 53,5 doadores por milhão de pessoas neste ano – aumento de 10% em relação a 2014. Um estudo publicado pela ABTO, através do Registro Brasileiro de Transplantes, aponta que o maior obstáculo para a efetivação da doação é a recusa familiar, que implica na falta de autorização para a cirurgia de remoção dos órgãos. A dificuldade na realização de atestados de morte encefálica também é outro grande desafio na busca por doadores efetivos.  

Em Indaiatuba, a OSC Gabriel promove campanhas na área da saúde – sobretudo de doação de órgãos, tecidos e sangue – há mais de 15 anos. A organização irá lançar oficialmente 17ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, nesta sexta (18). “Na Espanha, país que mais registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão de população, enquanto no Brasil é de 14,2 pmp”, compara Maria Inês de Azevedo Carvalho, presidente da instituição. “Por ainda estarmos muito longe do ideal, a conscientização da população é extremamente importante”, conclui.

Com o objetivo de se aproximar da comunidade indaiatubana, na semana seguinte e às vésperas do Dia Nacional de Doação de Órgãos a Gabriel e o Polo Shopping Indaiatuba realizam um plantão no empreendimento, com esclarecimento de dúvidas, cadastro no banco de doadores de sangue, aferição de pressão e teste de glicemia. A ação ocorre em parceria com a Drogasil, Vita Migliore e voluntários do Rotaract Club de Indaiatuba.  

Nenhum comentário: