Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O pôr do sol na varanda de Karina Ferraz para a Casa Decor Indaiatuba

Crédito da foto: Leandro Farchi.
Função primordial de qualquer varanda, a integração com o exuberante espaço natural ao redor foi a pedra angular do processo de criação da Varanda do Pôr do Sol da Casa Decor Indaiatuba 2015, considerados também os perfis dos moradores da casa: ele, empresário com atuação em São Paulo; ela, mãe de uma filha e consultora de moda.

A grande abertura frontal do ambiente – assinado pela designer de interiores Karina Ferraz – busca proporcionar a ele o contato reparador com a natureza; a ela, a inspiração oferecida pela beleza e bucolismo desse entorno e, à filha, as potencialidades de uma infância cheia de espaço e liberdade. Partindo daí, iluminação, tapetes, abajures e objetos de decoração se unem para dar um toque de despojado requinte, sem deixar de lado o aconchego e a praticidade. Cores neutras, atemporais e versáteis conferem ao ambiente uma sensação de tranquilidade, cabendo ao muxarabie (pronuncia-se ‘muxarabí’) na extremidade esquerda do ambiente, às cortinas leves e à funcionalidade das persianas a incumbência de oferecer a luminosidade adequada.

O estilo contemporâneo adotado por Karina é baseado na simplicidade, no aspecto clean e moderno e no mobiliário, caracterizado por silhuetas marcadas e esguias, peças angulares e traços simples. As matérias-primas eleitas foram a madeira, em tons claros e escuros, e o vidro. O piso, em porcelanato off-white, é adequado para áreas internas e externas, onde a resistência e durabilidade desempenham um importante papel. A estrutura forte da mobília foi relativizada por meio de tapetes suaves, estofamentos confortáveis e tecidos convidativos, proporcionando o devido acolhimento que é função precípua de uma varanda frontal, sem deixar de lado a responsabilidade de causar uma primeira impressão aos visitantes.

Muxarabie: uma linda herança da arquitetura árabe
Trazido para o Brasil pelos portugueses, o muxarabie é um elemento arquitetônico criado no mundo árabe. Consiste num fechamento em forma de treliça, normalmente de madeira. Suas principais funções são permitir ventilação e iluminação, bloqueando o calor, e isolar os ambientes internos da visão dos transeuntes, de maneira que quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém de forma a preservar sua intimidade (a principal função do muxarabie no mundo árabe era proteger as mulheres de olhares masculinos).

Sobre a Casa Decor Indaiatuba 2015
Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo de Indaiatuba/SP, realizada entre 31 de julho a 20 de setembro de 2015.Com 5 mil m² de área total, 42 ambientes, a primeira edição da Casa Decor Indaiatuba traz como inspiração o tema Cores e Sabores e tem como palco uma típica casa de veraneio. Traz para a região o conceito de mostra boutique, apresentando, em uma versão mais exclusiva, toda a infraestrutura, luxo e suntuosidade dos grandes eventos deste setor. O público poderá conferir as principais tendências que figuram nas mostras de decoração do Brasil e do mundo, com novidades em design, revestimento, louças e metais e automação, entre outros. A direção do evento é de Renata Fraia e Renata Jancowski, que trazem como experiência o sexto ano de realização de mostras no interior de São Paulo.

Serviço
Casa Decor Indaiatuba®
Data: 31 de julho a 20 de setembro
Local: Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere, Indaiatuba/SP
Horário: de quarta a sábado, das 14h às 22h e domingos e feriados, das 14h às 20h
Bilheteria: R$30,00 (inteira) R$15 (retorno)
Redes Sociais: www.fb.com/casadecorindaiatuba | Instagram @casadecorindaiatuba.

Nenhum comentário: