Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

‘Clássicos em Cena’ volta a Itapira em agosto

Cla Imagens.
Depois da apresentação bem-sucedida no dia 22 de julho, o projeto Clássicos em Cena volta a Itapira para segunda apresentação no Auditório da Penha, dia 19 de agosto às 20h. Dessa vez, a apresentação fica por conta da guitarra portuguesa de Ricardo Araújo Trio. O projeto que chega ao município é patrocinado pela empresa Penha S/A, com incentivo do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e produção da Direção Cultura.

Os concertos estão ocorrendo mensalmente, desde junho até novembro, sempre no Auditório da Penha. As próximas atrações serão Guitarra Portuguesa, Choro pro Santo, Orquestra Casa das Artes e Sexteto Carlos Gomes.

O Clássicos em Cena consiste numa série de apresentações comentadas de música de diversos tipos. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, o projeto apresenta uma atração diferente a cada concerto. Todas as apresentações têm entrada franca e são abertas ao público. Os comentários, divertidos e descontraídos, realizados pelo Maestro Parcival Módolo durante os concertos, aproximam as pessoas do universo da música de qualidade ao construírem um cenário para as composições executadas.

Já se apresentaram pelo projeto ao longo desses 15 anos grupos como Quinteto de Madeiras, grupo Lado a Lado, Duo de Viola e Cravo, SOFT Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos e Janice Pezoa Trio, entre outros.

Sobre Ricardo Araújo – Guitarra Portuguesa
Formado em teoria e harmonia pelo conservatório do Tucuruvi, é professor e músico profissional. Atualmente possui projetos junto à cantora Fafá de Belém e ao cantor português Roberto Leal. Acompanhou grandes nomes do fado português como Maria João Quadros e Rosa Madeira.

A guitarra portuguesa é um cordofone, tido como um dos mais preciosos símbolos dos instrumentos tradicionais de Portugal. É um elemento fundamental no acompanhamento do fado, nas canções que retratam sentimentos profundos da alma portuguesa.

Sobre o Maestro
O curador e comentarista da série é o Maestro Parcival Módolo, doutor pela University of Southern California e Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie. Foi maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nascido em Americana, interior de São Paulo, depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, Parcival foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, em Herford, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Vestefália.

Rege regularmente várias orquestras brasileiras e do exterior. Para alguns países, retorna anualmente, como os Estados Unidos, Cuba e Peru, entre outros. Ainda no exterior, é Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha (1984) e maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA (1992). Atualmente é o principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, Alemanha e maestro principal e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Repertório:
1 - Balada de Coimbra (Artur Paredes)
2 - Comboio da Beira Baixa (folclore Português)
3 - Santa Morena (Jacó do Bandolim)
4 - Corridinho do Nelito (Manuel Marques)
5 - Variações em La Maior (Armandinho)
6 - Meditando (Armandinho)
7 - Mozart (Alcino Frazão)
8 - Ave Maria (Bach/Gounod)
9 - Variações em Dm (Fontes Rocha)
10 - Mar Negro (composição Própria Ricardo Araújo)

Programação – Próximas apresentações
24/09 - Choro pro Santo – Itapira/SP
28/10 - Orquestra Casa das Artes – Itapira/SP
18/11 - Sexteto Carlos Gomes – Itapira/SP

Serviço
Clássicos em Cena
Local: Auditório da Penha S/A - Rua Comendador Funabashi Tokuji, 170 – Jd. Ivete, Itapira
Data: 19 de agosto
Horário: 20h (auditório aberto com 1 hora de antecedência)
Entrada: gratuita.

Nenhum comentário: