Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Campinas recebe teatro infantil da Cia. Grande Urso Navegante

Divulgação.
A Cia. Grande Urso Navegante inicia sua temporada de apresentações em Campinas, no dia 16 de agosto, com a peça O Passe e o Gol, baseada no livro de Juca Kfouri de mesmo nome. A companhia realizará diversas apresentações gratuitas em cidades do interior de São Paulo e na Capital.

As peças apresentadas pela companhia misturam teatro, literatura e cidadania, sendo destinadas a crianças em idade pré-escolar, até o ensino fundamental I. Além da apresentação do dia 16, a cidade vai receber também espetáculos nos dias 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro, todos gratuitos e abertos ao público. As apresentações acontecem no Espaço Cultural Maria Monteiro, localizado na Vila Padra Anchieta, em duas sessões: às 14h e 16h.

Os espetáculos
A peça O Passe e o Gol, que será apresentada no dia 16 de agosto, baseada no livro de Juca Kfouri, conta a história dos irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho que se dão muito bem, mas não quando o assunto é futebol. Os conflitos entre os dois se agravam quando eles são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final do campeonato muitas surpresas acabam acontecendo.

O espetáculo do dia 13 de setembro, A Pipa e a Flor, conta a história de uma pipa que, ao encontrar uma flor, começa a fazer reflexões sobre a liberdade, a felicidade e o amor. Adaptação do livro A Pipa e A Flor, do escritor Rubem Alves, tem o texto altamente poético e traz à tona o que há de mais desejado na vida, ou seja, a valorização das relações humanas em todos os níveis. A peça tem música ao vivo, com repertório erudito e cantigas de roda.

Menina de arte, que será apresentado no dia 11 de outubro, é baseado no livro Menina de Arte, de Hebe Rios, que conta a história de Daniela Caburro, vítima de paralisia infantil quando ainda era um bebê. Apesar das dificuldades em ser cadeirante, Daniela superou os desafios e se transformou em uma artista plástica de reconhecimento internacional que utiliza a boca para pintar suas obras. A artista participa da peça como atriz, mostrando que motivação e capacidade dependem exclusivamente de força de vontade e da fé em si mesmo.

A apresentação do dia 8 de novembro fica por conta da peça Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?, que traz à tona questionamentos sobre as coisas tidas como próprias “de meninos” e “de meninas”. São várias as diferenças entre o mundo feminino e o masculino, o que nos faz refletir sobre a verdadeira importância da vida, ou seja, ser e saber ser feliz lidando com a questão das diferenças.  

Sobre a Cia. Grande Urso Navegante
Grupo criado e dirigido por Laerte Asnis, Ator e Diretor, em 1991 na cidade de São Paulo, com foco no público infantil. A principal característica do grupo é montar e encenar peças com recursos simples, que possam ser apresentadas em qualquer tipo de espaço e eventos. Outra característica do grupo reside em seu repertório teatral, sempre baseado em livros de grandes personalidades do cenário literário e educacional, tais como Rubem Alves, Juca Kfouri, José Pacheco, Regina Drummond, Sandra Branco e Hebe Rios, entre outros. A Cia. tem em seu repertório músicas do cancioneiro universal interpretadas ao vivo pela pianista e educadora musical Valéria Peres e utiliza recursos artesanais na confecção dos elementos cênicos.

Sobre o Projeto
A temporada de teatro da Cia. Grande Urso Navegante vem com a proposta de divulgar a arte, a música e a literatura para o maior número possível de crianças. O objetivo principal do projeto é levar cultura e arte de qualidade, com a apresentação de peças que visam proporcionar o contato com o mundo da cultura, estimular a reflexão, a socialização e o lúdico, possibilitando a formação de público para o teatro e para a cultura em geral. O projeto é realizado pela Direção Cultura e as primeiras apresentações têm patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri e Mecalux, com incentivo da Secretaria da Cultura de São Paulo (ProAC) e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento.

Serviço
Temporada da Cia. Grande Urso Navegante
Datas: 16/08, 13/09, 11/10 e 8/11
Horário: 14h e 16h (duas sessões)
Entrada: gratuita
Informações: www.direcaocultura.com.br

Nenhum comentário: