Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

'Neruda' será exibido amanhã na programação do Agosto das Artes

O longa-metragem Neruda, de Manuel Basoalto, será exibido amanhã, dia 18 (terça-feira), às 19h no Cine Topázio do Shopping Jaraguá.

As atrações gratuitas do festival Agosto das Artes, promovido pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba, prosseguem até o final do mês com o objetivo de fomentar o interesse da população pelas artes visuais em todas as suas vertentes. Além do 1º Salão de Artes Visuais e mais três exposições diferentes em cartaz no Centro de Convenções Aydil Bonachela, há ainda intervenções artísticas interativas, caminhadas, seminário e programação cinematográfica temática, além de oficinas ainda (com inscrições abertas) sobre processo de criação e fotografia. Informações: (19) 3894-1867.

Agosto das Artes – Programação (sujeita a alterações)
De 5 a 31 de agosto – segunda a sexta das 8h às 17h - Centro de Convenções Aydil Bonachela – exposições
1º Salão de Artes Visuais
Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.

Exposição de Fotografias
Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.

Exposição Turma do Gabi 40 anos
A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para a Editora Abril e ilustrou o suplemento Diário Criança, no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou revistas em quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.

Mostra Coletiva de Artes Visuais
Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.

Dia 21 - sexta-feira - Ateliê de Elisa Faccin
Ateliê Portas Abertas - APA para alunos da EMEB Osório Germano Filho
O objetivo é demonstrar in loco a estudantes da educação básica como é o local de trabalho de um artista plástico, com exposição e explicação da obras de arte. Deste modo, busca-se desmistificar e formar um público sensível e atento para as artes visuais em geral. Uma iniciativa dos artistas Elisa Faccin e Bira Toledo, com participação de Walter Caldeira, Airton Sobreira, Abelar Nagil e outros.

Dia 22 – sábado – 14h – Shopping Jaraguá
Exibição do filme Neruda

Dia 23 – domingo – 10h – Centro de Convenções Aydil Bonachela
Caminhada da Paz
Caminhada em que os alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino portarão bandeiras previamente produzidas em oficinas, com o tema Paz, que serão fincadas em instalação especial ao final do evento. As bandeiras reunidas, denominadas “sonhos de paz”, formarão o símbolo internacional da paz.

Seminário Vertentes da Paz
Evento de encerramento do Agosto das Artes, com a coordenação de Celso Falaschi e Mônica Kimura, com participação de palestrantes e do Coral da Associação Brasil SGI (BSGI). Palestras: Proposta de paz para a ONU 2015 de Daisaku Ikeda – Compromisso de todos com um mundo mais humano, Resiliência e Paz, com a educadora Tânia Sakuma, Paz e Sustentabilidade, com o biólogo Ricardo Mello e Paz e Direitos Humanos, com a advogada Hilda Fuji. Apresentações do Coral Filarmônico Ikeda, Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme Um Outro Modo de Ver as Coisas.

Oficinas Agosto das Artes – inscrições abertas e vagas limitadas
Oficina Processo de Criação, com Anna Pellizari
Participantes a partir de 16 anos
Dias 13, 20 e 27 de agosto e 3 de setembro no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol das 18h às 21h.
Objetivo é levar o participante ao encontro de uma imagem que será o seu trabalho durante a oficina, não importando o que é a imagem, mas o que ela poderia ser.

Inscrições devem ser feitas no Centro de Convenções Aydil Bonachela, com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina de fotografia, arte contemporânea e criatividade, com Livar, Maria do Céu Lopes e Beatriz Amaral
Participantes a partir de 16 anos
Dias 22 e 29 de agosto no Centro Cultural Wanderley Peres das 14h às 18h
Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela, com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Shopping Jaraguá - Rua 15 de Novembro, 1200 – Centro.

Nenhum comentário: