Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Centro de Arte Flamenca faz viagem no tempo e muda de endereço

Lu Garcia e Liliana Testa. Foto: divulgação.
O Centro de Arte Flamenca de Campinas (CAF) retorna às suas origens e volta a funcionar onde tudo começou: escola Iris Ativa Lina Penteado. Depois de ter passado pelo Cambuí e nos últimos anos estar fixada no Taquaral, a diretora do CAF, Lu Garcia, celebra seus 25 anos de carreira flamenca com uma viagem no tempo e passa a atender na marca que hoje mescla a escola onde ela deu os primeiros passos no balé e a academia onde iniciou as investidas na arte espanhola.

Lu Garcia estreou na dança aos 9 anos como aluna da escola de balé Lina Penteado e teve Liliana Testa como professora, que depois abriu a sua própria academia, a Íris Ativa Dança. Em 2011, houve a fusão das duas marcas e Liliana assumiu a direção da Iris Ativa Lina Penteado, enquanto Lina Penteado se mantém como presidente honorária da escola. Em 1990, a então bailarina Lu Garcia foi morar na Espanha, acompanhando o marido que foi trabalhar naquele país. Chegando lá, se matriculou numa escola de balé que também lecionava flamenco e fez algumas aulas para conhecer, já que sua mãe, neta de espanhóis, sempre tentava encantar a filha com a dança espanhola, sem sucesso.

Paixão à primeira vista
No entanto, Lu Garcia teve uma paixão à primeira vista ao conhecer o flamenco e em um mês a bailarina havia desistido do balé e iniciava as passadas na nova arte. O interesse pelo flamenco foi tão intenso que um ano de aulas na Espanha já a tornou professora. Perto de voltar para o Brasil, Lu Garcia conversou com Liliana Testa – que na ocasião estava à frente da Íris Ativa Dança – e perguntou se haveria vaga na escola para iniciar uma turma da dança espanhola.

“Lu Garcia me ligou e disse que tinha uma nova paixão. E eu perguntei: o que é flamenco? (risos). Com seu retorno, abrimos a primeira turma e foi um sucesso”, recorda Liliana. Ela continua: “Tenho orgulho do caminho que a Lu trilhou e eu sempre a sugeri que abrisse seu próprio espaço. O Centro de Arte Flamenca vindo agora para a Íris Ativa Lina Penteado é como um filho voltando para casa. Lu aprendeu balé na Lina, como eu e começou como professora de flamenco na Íris Ativa Dança; somos, então, ‘farinha do mesmo saco’. Temos o sentimento mútuo de quem se conhece e se respeita”, ressalta Liliana.

Para Lu Garcia, essa parceria é muito importante: “Vemos uma sinergia entre as duas escolas e temos o mesmo propósito, que é o trabalhar com muita responsabilidade e amor à dança. E acho que tanto os alunos do CAF quanto os da Íris Ativa Lina Penteado se beneficiarão com essa união”, observa Lu.

Com a mudança, o Centro de Arte Flamenca terá mais turmas e continuará promovendo os eventos que divulgam a arte e a cultura espanhola. “Ampliamos o nosso horário de funcionamento de 10h às 21h, sem falar que a localização é excelente, de fácil acesso, tem estacionamento e segurança”, enumera Lu Garcia.

Serviço:
Novo endereço do Centro de Arte Flamenca
Rua Barão de Paranapanema, 401, próximo ao viaduto Laurão, Bosque, Campinas – SP
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 21h
Informações: (19) 3243-6019 e www.centrodearteflamenca.com.

Nenhum comentário: