Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Publicado decreto que aprova Plano Municipal de Arborização Urbana de Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
Na Semana do Meio Ambiente, Indaiatuba ganhou um Plano Municipal de Arborização Urbana. O decreto do prefeito Reinaldo Nogueira, de nº 12.454/2015, que aprova o plano, foi publicado na edição de sexta-feira (29) da Imprensa Oficial do município. O documento, elaborado pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, é um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, explicou que o Plano de Arborização Urbana tem como objetivo inventariar a arborização localizada nas calçadas de ruas e avenidas, praças e canteiros centrais da área urbana, indicando espécies recomendadas e não recomendadas, e avaliando a situação das áreas verdes públicas, para subsidiar sua regularização, restauração ou ampliação das ações já existentes. O secretário ressalta que o desenvolvimento da cidade torna fundamental um planejamento urbano adequado para a conservação paisagística e a melhoria da qualidade de vida. “Criamos uma equipe multidisciplinar que trabalha no plano desde julho do ano passado. É um trabalho necessário porque a arborização da área urbana, quando bem implantada, ajuda a tornar o clima mais ameno, melhora a qualidade do ar e as condições de drenagem das águas pluviais e evita a erosão e assoreamento dos rios, entre tantos outros benefícios”, justifica.

O documento contempla o histórico e a importância da arborização do município e o diagnóstico com levantamento de informações qualitativas e quantitativas da arborização de ruas, plano amostral, inventário florestal, tabela com a frequência das principais espécies encontradasm, levantamento de copa de árvores através do sensoriamento remoto, características da Arborização Urbana do município e os principais problemas encontrados. No documento estão estabelecidos os princípios básicos para o projeto de arborização urbana, como os parâmetros para a arborização de passeios em vias e de áreas livres públicas, tabela de distanciamento, critérios para escolha de espécies e para plantio em calçadas, praças e avenidas, espécies indicadas para a redução da poluição e a lista de espécies arbóreas nativas frutíferas para plantio em áreas verdes públicas.

As áreas prioritárias e metas e os procedimentos que devem ser respeitados para o plantio de árvores, que inclui os tipos de podas e a legislação municipal sobre Arborização Urbana também fazem parte do estudo. Hoje, o município estabelece uma meta de plantio mensal de 600 mudas, o que atende à diretiva Arborização Urbana do programa Município Verde Azul.

Conforme consta no decreto, competirá à Secretaria de Urbanismo a administração e a fiscalização, podendo baixar instruções e normas para o funcionamento adequado do plano.

Nenhum comentário: