Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mann+Hummel e Senai implantam programa pioneiro de aprendizagem industrial para pessoas com deficiência

Foto: divulgação.
Desde o início de 2015, cerca de 30 alunos com deficiência estudam no curso Aprendizagem Industrial de Almoxarife, no Centro de Treinamento Senai “Comendador Santoro Mirone”, de Indaiatuba/SP. Com duração de três semestres, a capacitação é uma iniciativa da Mann+Hummel destinada a promover a inclusão social de pessoas com deficiência e prepará-las para o mercado de trabalho. “Nossa ação surgiu da necessidade em atender à legislação trabalhista, que estabelece a quantidade de pessoas nestas condições entre os colaboradores da organização, mas acabou se tornando um projeto de grande orgulho para todos”, afirmou o representante da área de Talentos Humanos (TH) da empresa, Paulo Figueira.

O projeto é conduzido pelas áreas de TH, Saúde e Segurança da multinacional. Em parceria com a Escola Senai “Ítalo Bologna”, de Itu/SP, em 2014, foram identificados todos os postos de trabalho da fábrica em Indaiatuba que poderiam receber pessoas com deficiência. Na sequência, com apoio de órgãos públicos e entidades assistenciais da região, foi feito um levantamento de potenciais participantes para o treinamento, cujo pré-requisito era possuir o ensino fundamental completo. “Mais de 100 pessoas foram identificadas e, então, convocadas para conhecer o curso e a empresa contratante. Como a quantidade de interessados foi maior que as vagas disponíveis, os candidatos passaram por um processo seletivo, que resultou em 32 aprovações e duas turmas iniciais”, informou o diretor da escola, José Luiz Quirino. Candidatos com qualquer tipo de deficiência puderam participar do processo seletivo.

É a primeira vez que o Senai Indaiatuba realiza este tipo de curso. Os estudantes têm disciplinas vinculadas à ocupação (como planejamento e controle de processos, logística e organização de almoxarifado), aulas de matemática, informática e comunicação oral e escrita. “Além disso, cada turma conta com dois professores, um deles como intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, indicou Quirino.  

Todos os alunos do curso já são contratados como colaboradores da Mann+Hummel e contam com todos os benefícios de um colaborador. Eles ainda dispõem de transporte conveniado pela Prefeitura de Indaiatuba para leva-los à escola localizada no bairro Fazenda Pimenta. As aulas ocorrem de segunda à sexta, com um dia de folga no meio da semana.

Sobre a Mann+Hummel
A Mann+Hummel (www.mann-hummel.com) é uma das maiores fabricantes mundiais de filtros automotivos e detentora das marcas Mann-Filter e Purolator. A empresa desenvolve filtros automotivos de ar, óleo e combustível para veículos leves e pesados. Localizada em uma área de 120 mil m² em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa a maior unidade do grupo fora da Europa. Além disso, outras duas plantas estão instaladas no País, uma em Betim/MG e outra Manaus/AM. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954 e conta com aproximadamente 1400 colaboradores.

Sobre o grupo Mann+Hummel
O grupo Mann+Hummel é um parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para a indústria internacional de engenharia automotiva e mecânica. Empregando aproximadamente 15100 pessoas em mais de 50 localidades ao redor do mundo, a empresa atingiu um faturamento de € 2,77 bilhões em 2013. O portfólio do grupo inclui sistemas de elementos filtrantes, para veículos leves e pesados, como filtro do ar, filtro do óleo, filtro do combustível e filtros de cabine para manutenção e reparação de veículos.

Para engenharia em geral, setores de fabricação e processos de indústria, a Companhia oferece filtros industriais, uma série de produtos para reduzir os níveis de emissão de carbono em motores a diesel, filtros de membrana para filtragem da água, sistemas de filtro e linhas completas, como unidades de transmissão, dosagem e secagem de fluídos plásticos.

Nenhum comentário: