Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Prefeitura de Vinhedo amplia programação do dia mundial do meio ambiente

Foto: divulgação.
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, acaba de acrescentar na sua agenda comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a palestra da Mestre em Educação Ambiental Maria Cristina Munoz Franco (foto). Ou seja, além da palestra de Rinaldo Calheiros, dia 9,às 19h00, no Ceprovi, sobre Produção de água e recuperação de nascentes, a programação inclui agora essa palestra um dia antes, no dia 8, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, às 18h00, com o tema E se fosse a última gota, com a Mestre em Educação Ambiental.

A palestra atende a Diretiva de Educação Ambiental - Formação e Capacitação de Coordenadores de Ensino e/ou Professores sobre Educação Ambiental (EA6) do Programa Município Verde Azul`, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e foi uma reivindicação dos professores da rede pública, quando a Dra. Maria Cristina esteve na cidade em 2014, falando para os professores de ciências e coordenadores.

Livros
O evento no Teatro Municipal vai contar com a presença da Dra. Márcia Rodrigues, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), apresentando e doando à Prefeitura 3000 livros intitulados Abayomi, a onça-parda brasileira: a verdadeira história de um filhote órfão. Os livros serão repassados à Secretaria de Educação e têm como público alvo os alunos do Ensino Fundamental I.

O livro, de 32 páginas, conta a saga do filhote órfão de onça-parda conhecido como Abayomi, que levou a um acordo para a proteção da onça-parda entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e virou tema de um livro infantil que será lançado em junho no Brasil. O livro Abayomi, the Brazilian puma: the true story of an orphaned cub (Abayomi, a onça-parda brasileira: a verdadeira história de um filhote órfão). A publicação recebeu um dos principais prêmios de literatura infantil dos Estados Unidos em 2012. A autora do livro, Darcy Pattison, tem trabalhos publicados em oito idiomas e já foi premiada com a obra Wisdom, the Midway albatross (Wisdom, o albatroz de Midway), que também conta a história verdadeira de um albatroz que sobreviveu ao tsunami. Ao ter conhecimento do caso envolvendo o pequeno Abayomi, um filhote de onça parda encontrado na região de Campinas, exemplar de uma espécie ameaçada de extinção tanto nos Estados Unidos como no Brasil, ela decidiu relatar a experiência do animal fora de seu habitat natural.

Também estará no evento a ilustradora e coautora do livro, a americana Kitty Harvill, mestre em terapia da arte, da Universidade de Illinois, em Chicago e um AA na ilustração de Ray College, Chicago.

Em 1990, ela formou a Harvill Ross Studios Ltd., uma empresa de arte comercial em Little Rock, Arkansas. Ilustrou vários livros infantis, inúmeras capas de livros e artigos de revistas, comissões retrato pintado e naturezas-mortas. Agora, ela tem se dedicado à natureza e aos animais selvagens desde 2006. Em 2009, ela foi convidada para a adesão em Artists for Conservation e em 2010 teve dois trabalhos aceitos para a exposição internacional AFC The Art of Conservation. Ela é membro da APAP, Associação Profissional dos Pintores do Paraná em Curitiba, Brasil. Sua primeira exposição individual de  retratos da natureza e dos animais selvagens, incluindo 36 obras, foi exposta em 11 março a 9 abril de 2011 na Cantrell Gallery, Little Rock, Arkansas. O objetivo da Harvill é aumentar a consciência por meio de seu trabalho artístico em áreas belas e ainda severamente ameaçadas do planeta, como a Mata Atlântica brasileira.

Além desse livro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, adquiriu 450 livros de Educação Ambiental da palestrante Maria Cristina Munoz Franco, que serão entregues aos professores. Essa aquisição foi viabilizada graças à parceria com o Condema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: