Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Banda Black Rio faz apresentação na Concha Acústica do Taquaral dia 28/6; entrada gratuita

Divulgação.
A festejada banda Black Rio, criada nos anos 1970 e que colocou no mesmo caldeirão sonoro o jazz, o funk, o samba e a gafieira, abre em grande estilo a segunda edição consecutiva do Movimento Grandes Bandas Grandes, em Campinas, no dia 28 de junho (domingo), às 17h, na Concha Acústica do Taquaral, com entrada gratuita.

A série, que já trouxe nomes importantes da cena instrumental, como Mantiqueira, Hermeto Pascoal e Jazz Combo, entre outros, é uma idealização de Tiago Gomes (curador do projeto) e Caco Piccoli. A realização é da Prefeitura de Campinas em parceria com o bar/restaurante Almanaque Café. A abertura do show será feita pelo DJ Barata, que, a partir das 16h, irá apresentar suas preciosidades musicais para o público que for chegando ao local.

O objetivo do projeto, segundo Tiago Gomes, é criar mais um espaço para a difusão cultural do gênero. “Sinto uma real necessidade de que, cada vez mais, espaços sejam viabilizados com o intuito de trazer ao conhecimento do grande público a obra de artistas que se dedicam integralmente na criação e no cuidado daquilo que temos de melhor e que nos define como brasileiros em relação ao mundo todo, que é a nossa música. Nada melhor que trazer isso em um dos melhores estilos que produzimos, as nossas grandes bandas de música brasileira”, afirma.

A Banda Black Rio (BBR) é uma das mais importantes bandas brasileiras. Nos anos 70, quando a banda surgiu, foi estabelecida uma clara filosofia: ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Artistas renomados como MosDef e a banda Incognito têm gravado suas músicas. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade.

Em 1977, a banda lança o primeiro disco, Maria Fumaça, pela Warner Music. Em 1978, lança pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum, Saci Pererê, foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganha ainda mais força no mercado internacional.

Após uma longa parada, a Black Rio é retomada numa nova formação. Em 2000, lança o CD Movimento e em 2002 lança na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum, Super Nova Samba Funk. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical – é a unificação da música negra numa variedade de rimos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. O disco é produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação. William tem sido, por mais de uma década, a pessoa que mantém a chama da banda acesa.

O álbum mostra ao seu público que o conceito original está vivo e modernizado. Conta com importantes ícones da música black, como Gilberto Gil, Elza Soares e Seu Jorge, entre outros craques da MPB.  

Serviço
Movimento Grandes Bandas Grandes - Show com a Banda Black Rio
Quando:  28 de junho (domingo), 17h - Abertura do show com DJ Barata, 16h
Onde: Concha Acústica do Taquaral (Lagoa do Taquaral)
Entrada gratuita
Realização: Secretaria de Cultura e Almanaque Café
Idealização: Caco Picolli e Tiago Gomes
Curadoria e direção artística: Tiago Gomes
Produção: GBG produções e Direção Cultura

Nenhum comentário: