Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sinfônica de Campinas realiza terceiro concerto da temporada oficial 2015 no sábado e domingo

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta o terceiro concerto oficial da temporada 2015 neste sábado e domingo, 16 e 17 de maio, às 20h e às 11h, respectivamente, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. A regência será do maestro convidado Lutero Rodrigues e terá a participação do trompetista Pacho Flores.

A primeira obra a ser apresentada será Le Coucou, uma arranjo de Efrain Oscher sobre a peça de Louis Claude Daquin, compositor do período barroco que tem a Le Coucou como obra mais conhecida da carreira. Segundo a historiadora Lenita Nogueira, o nome indica a descrição musical do canto de um cuco. O arranjo de Oscher para trompete e orquestra valoriza ainda mais este artifício.

Além desse arranjo, o concerto terá Soledad, também de Oscher, que foi concebida para um teatro juvenil. Segundo o compositor, a obra tenta refletir a solidão dos jovens, especialmente os da Europa, nos dias atuais.

Em seguida será executado o Concerto para Trompete nº 1, de Edmundo Villani-Cortes, um dos nomes mais expressivos da composição brasileira contemporânea, como é o caso desta. A concepção de Concerto para Trompete começou em 2002, quando o trompetista Anor Luciano solicitou ao compositor uma obra para trompete e piano para integrar um CD.

Depois de alterações e acréscimos, o compositor a adaptou para orquestra sinfônica a versão que será apresentada no concerto. A peça tem três movimentos: Ponteio para a Alterosa, O Aquífero Guarani e Valsa Rancheira.

E, finalmente, a peça Abertura Trágica, op. 81, de Johannes Brahms, escrita em 1880, durante uma temporada de repouso do compositor. Na época, ele escreveu duas peças, das quais comentou que uma chora e a outra ri. A que “chora” é Abertura Trágica, que chegou a ser chamada inicialmente de Abertura Dramática. Neste caso, afirma a historiadora Lenita, embora o nome tenha "abertura" não significa que seja a introdução, porque é uma peça orquestral independente.

Abertura Trágica é marcada por acordes que aparecem por toda a peça, de formas diferentes, em momentos contrastantes e que representam as batidas do destino. Neste caso, interpretam duas forças antagônicas da luta humana, em sentimentos como apreensão e esperança. Ainda de Brahms, será apresentada Variações sobre um tema de Haydn, que marcou a volta do compositor à escrita orquestral.

Sobre os convidados
Lutero Rodrigues – Regente, estudou violino e piano, cursou Regência na ECA (USP) e estudou na Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha. Atuou como regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, da Orquestra Sinfônica Juvenil do Litoral e foi maestro titular da Orquestra de Câmara de Curitiba e da Sinfonia Cultura – Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura. Coordenou eventos, cursos e festivais de música. É membro da Academia Brasileira de Música e professor do Instituto de Artes da Unesp.

Pacho Flores – Trompetista. Formado pelo El Sistema - Sistema Venezuelano de Orquestras Infantis e Juvenis, é reconhecido pelas atuações como solista em recitais e gravações. Excelente na execução de peças eruditas e populares, já percorreu as principais orquestras do mundo, apresentando-se em palcos da América Latina, Europa e Japão. Diretor fundador da Academia Latino Americana de Trompete, em Caracas, recentemente se tornou um artista exclusivo da Deustche Grammophon e irá produzir uma série de gravações representando seu rico e variado interesse musical.

Sinfônica de Campinas
A temporada 2015 consolida a trajetória da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas como principal aparato cultural de Campinas e região, com uma sólida programação de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares nas mais variadas regiões da cidade. Mais uma vez, a Sinfônica, mantida pela Prefeitura de Campinas, recebe grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional. O maestro titular e diretor artístico é Victor Hugo Toro e o diretor administrativo é Rodrigo Morte.

Programa
LOUIS-CLAUDE DAQUIN (1694-1772)
Le Coucou (Arr E.Oscher)

EDMUNDO VILLANI-CORTES (1930)
Concerto para Trompete N° 1

EFRAIN OSCHER (1974)
Soledad

Intervalo

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Abertura Trágica, Op. 81

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Variações sobre um tema de Haydn, Op. 56a

PACHO FLORES, Trompete     
LUTERO RODRIGUES, Regente
Autores e Obras

Concerto Oficial 3 da Temporada 2015
Data: 16 e 17 de maio, sábado e domingo
Horário: 20 e 11h respectivamente
Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes” - Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial
Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)
Informações: (19) 3272-9359. Bilheteria do Teatro, a partir de quarta-feira, das 16h às 21h.

Nenhum comentário: