Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sinfônica de Indaiatuba apresenta ‘As Quatro Estações’ no dia 22

 No dia 22 de maio, na Câmara Municipal de Indaiatuba, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta As Quatro Estações de Antônio Vivaldi. O concerto faz parte do 23º Maio musical e contará com a participação de quatro solistas que interpretarão umas das obras mais emblemáticas e descritivas da música erudita. A direção artística é do regente Paulo de Paula.

Vivaldi escreveu centenas de concertos para vários tipos de instrumento, sendo os mais famosos o grupo de quatro concertos para violino reunidos sob o título As Quatro Estações. Esta obra foi muito popular na Europa durante a vida de Vivaldi e ficou esquecida por séculos, tendo sido redescoberta apenas na segunda metade do século XX. A maior parte do conteúdo musical da obra corresponde ao texto de quatro sonetos escritos para cada estação do ano, de autoria do próprio Vivaldi, que serão declamados ao longo do concerto.

A Primavera será com o solista o violinista Luís Fernando Dutra, spalla da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Luís Fernando é professor da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, da Escola Livre de Música Da Orquestra Sinfônica de Limeira e também ocupa o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica de Limeira.

O Verão terá solo de Yuri Miranda, músico integrante da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana.

O Outono será executado por Matheus Baião, músico convidado da Orquestra do Theatro São Pedro, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e que atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a Camerata Fukuda.

O Inverno terá solos de Silas Simões, que já se apresentou como solista das Orquestras de Limeira, Sorocaba, Rio Claro e Piracicaba.  Atualmente Silas faz parte do corpo de músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

Crédito da foto: divulgação.
Criada em 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical da cidade oferecendo a toda população apresentações de alto nível. O grupo tem realizado na cidade um intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população, além de possibilitar que os jovens instrumentistas se desenvolvam técnica e musicalmente através de aulas gratuitas de instrumento e teoria musical. A orquestra tem se apresentado em Vinhedo, Serra Negra, Jaguariúna, Salto, Monte Verde, Piracicaba, Pindamonhangaba, Itapira e São Paulo.

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba é gratuita e acontece na Câmara Municipal de Indaiatuba, localizada à Rua Humaitá, 1167 – Centro. O concerto é uma realização da Amoji e Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço
Apresentação Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 22/05
Horário: 20h
Entrada gratuita
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba
Endereço: Rua Humaitá, 1167 – Centro
Link com vídeo da apresentação de 22/11/2014 na Câmara Municipal de Indaiatuba:

Nenhum comentário: