Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Professor da Federal de Uberlândia dará curso sobre patrimônio no Casarão Pau Preto

Crédito da foto: Arquivo Lais Fernandes - SCS/PMI.
Dentro da 13ª Semana de Museus, a Fundação Pró-Memória vai oferecer à população no próximo sábado (23), das 9h às 17h, o curso Natureza e Museus: Diálogos Possíveis. A atividade, que ocorrerá no Museu Municipal Casarão Pau Preto, versará sobre o debate atual a respeito do patrimônio ambiental e o papel do Museu como depositário de tais bens, bem como trabalhar com a conscientização e a importância da educação patrimonial e a da preservação do patrimônio ambiental. O palestrante será o professor Dr. Eduardo Giavara, docente da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em História Social e especialista em História e Patrimônio Ambiental.

O curso está aberto gratuitamente aos interessados, que podem fazer suas inscrições até a próxima sexta-feira (22), presencialmente no Casarão Pau Preto das 9h às 17h, pelo telefone, 3875-8383 ou pelo site da Fundação Pró-Memória.  

Curso: Natureza e museus: diálogos possíveis

Ementa: A natureza na História do Brasil sempre ocupou posição de destaque nas várias formas de representação e apropriação. Desde os viajantes no século XVI até a contemporaneidade, a natureza tem sido objeto de admiração e de estudo por viajantes e cientistas que percorreram o território brasileiro. Muitas dessas viagens tinham por objetivo catalogar, classificar e colher espécies animais, plantas e minerais para compor acervos de museus no Brasil e exterior, conferindo ao país uma posição no complexo mundo das descobertas científicas. Nesse contexto, a oficina ministrada pretende trazer ao público uma introdução sobre as viagens científicas e a atuação do ofício cientista nesse processo de catalogação, entender que como os museus se tornaram depositários desse patrimônio e, por fim, avançar em torno do debate atual acerca do patrimônio natural.

Objetivo: Aproximar o público acerca do debate entre museus e natureza, observando em uma perspectiva histórica as várias formas de representação sobre o mundo natural, bem como as formas como se constituíram os acervos. Da mesma forma a oficina pretende trazer aos participantes os desafios sobre a constituição e preservação de patrimônios ambientais.

Nenhum comentário: