Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Grupo Rosa Armorial se apresenta no SESI Campinas

Crédito da foto: Tamaris Fontanella.
O SESI Campinas Amoreiras recebe no dia 22 de maio, sexta-feira, às 20h, o espetáculo do grupo paranaense Rosa Armorial, que se destaca pela união de elementos da música popular com a erudita, resultando em uma sonoridade genuinamente brasileira. A entrada é gratuita.

O grupo de câmara apresenta a arte armorial brasileira, inspirada e dirigida pelo escritor Ariano Suassuna, influenciada pela literatura de cordel, pelos sons de viola e rabeca. É acompanhada por cantos e pela xilogravura de folhetos de espírito mágico do romanceiro popular nordestino. A apresentação traz uma música brasileira refinada e farta em elementos nacionais, divulgando os personagens, a dança ritualista e as melodias que descrevem a natureza. Caracteriza a fusão das culturas do país através do tempo, incluindo obras de Antônio Madureira (1949), Antônio Nóbrega (1952) e César Guerra-Peixe (1914-1993), além de composições autorais.

O espetáculo narra musicalmente, a trajetória de um itinerante, que, em busca de sua amada, percorre parte do Brasil, encontrando-se com representações folclóricas diversas. Ao chegar ao Nordeste, é informado de que deveria procurá-la na Pedra do Reino, lugar místico de canções e sabedoria.

Sobre o grupo
Grupo de câmara formado por seis músicos – e por eventuais participações especiais como a de Antônio Madureira –, o Rosa Armorial existe desde 2002, com o nome Rosa Flô e realizou diversas apresentações de música brasileira em teatros e casas de show em Curitiba, entre eles o espetáculo Rosa Armorial, baseado em pesquisa feita pelo grupo sobre o Movimento Armorial e que posteriormente veio a dar nome ao grupo.

Em seu primeiro CD, foram gravadas composições de importantes representantes do Movimento Armorial, como Antônio Madureira e Cesar Guerra-Peixe e também composições dos integrantes do grupo, inspiradas na estética armorial e na música tradicional do Paraná. Em 2013, o grupo gravou seu primeiro DVD ao vivo com a participação especial de Antônio Madureira e em 2014 foi contemplado em 1° lugar no Edital do Teatro Paiol, onde tocou com Antônio Nóbrega.

Ficha Técnica
Violão: Antônio Madureira | Viola caipira, cítara e rabeca: Du Gomide | Violino: Carla Zago | Contrabaixo: Bruna Buschle | Percussão: Gabriela Bruel | Bateria e percussão: Dênis Mariano | Flauta: Marcela Zanette | Voz, texto e rabeca: Carlos Ferraz | Dança e tecido: Marina Prado

Repertório
Suíte Popular - folclore paranaense
Vaqueiro do Lugar - Carlos Ferraz
Dominguinhos no Parque - Toninho Ferragutti
Folia - Du Gomide
Manaíra - José Eduardo Gramani
Gonguê - Guerra-Peixe
Mourão - Guerra-Peixe
Lancinante - Antônio Madureira
Aralume - Antônio Madureira
Toada e Dobrado de Cavalhada - Antônio Madureira
Repente - Antônio Madureira
Dança dos Arcos - Antônio Nóbrega
Frevendo - Marcela Zanette

SESI Música
Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo.  A programação inclui variadas formações musicais como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais, de diversos gêneros – blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music – promovendo o acesso do trabalhador e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical.

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 22 de maio, sexta, às 20h
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: música popular
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br
Site Rosa Armorial: www.rosaarmorial.com
Entrada gratuita: Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda-feira, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do SESI-Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h e no dia do evento, até às 13h. Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação. São permitidos dois ingressos por pessoa. Os ingressos remanescentes – aqueles que não foram reservados pela internet ou que não foram retirados na Secretaria – são liberados 1h antes do início do espetáculo, no Teatro do SESI Campinas, sem direito a escolha de assento.
Será mantida uma cota para entrega na Secretaria Única, nos mesmos horários de troca da reserva on-line, para as pessoas que não tem acesso à internet.

Nenhum comentário: