Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Concertos reúnem Sopros da Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas

Crédito da foto: Mayara Nardes.
O naipe de sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas (na foto à esquerda) realizam dois concertos na próxima semana – no dia 27 (quarta-feira), na Igreja Santa Isabel e no dia 28 (quinta), na Casa do Lago, ambos em Barão Geraldo, com entrada gratuita. No repertório, obras emblemáticas de Henry Purcell, Thomas Morley e Franz Liszt. Na regência, o maestro convidado Jorge Geraldo, professor no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e regente da Banda Sinfônica da UFMS.

Sobre o repertório
No dia 5 de março de 1695, a cerimônia fúnebre em homenagem à Rainha Mary II, na Abadia de Westminster, foi acompanhada por obras de Henry Purcell e Thomas Morley. Motetos compostos sobre os textos utilizados na liturgia anglicana e pequenas obras instrumentais deram o caráter majestoso e ao mesmo tempo conduziram a despedida da monarca em um evento que reuniu mais de 500 membros da corte e parlamento.

Com um tom de religiosidade e reverência, Franz Liszt compõe também, em 1853, um moteto que se utiliza do texto do Salmo 19 (20), Domine salvum fac regem, que era utilizado, principalmente na França, no encerramento da Missa do Rei. A obra é escrita para órgão, tenor solo e coro masculino, mas posteriormente teve a parte de instrumental transcrita para grupo de sopros por Joachim Raff.

Coro Contemporâneo de Campinas
O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 por seu regente Angelo Fernandes e por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Apesar do pouco tempo de sua existência, o grupo tem mantido uma atividade intensa, realizando diversos concertos no Brasil e na Argentina.

Além de seu extenso repertório a capella que inclui peças de todos os períodos da História da Música (com ênfase na música dos séculos XX e XXI), o coro tem se destacado em suas parcerias com orquestras da região, tendo participado de montagens de obras como: Dido and Aeneas de H. Purcell, Gloria de A. Vivaldi, Magnificat de J. S. Bach, The Messiah de G. F. Handel, Missa Lord Nelson de J. Haydn, Le Nozze di Figaro e Die Zauberflöte de W. A. Mozart, 9ª Sinfonia de L. van Beethoven, Sommernachtstraum e Lobgesang de Mendelssohn, Ein Deustches Requiem de J. Brahms, Requiem de G. Fauré, Missa em Fá menor de A. Bruckner, Friede auf Erden de A. Schoenberg, Das Augenlicht de A. Webern, Carmina Burana de C. Orff, Choros nº 10 – Rasga Coração de H. Villa-Lobos e Maracatu de Chico Rei de F. Mignone.

O coro já participou de importantes eventos de música coral, dos quais se destacam o VII Festival Internacional de Coros de San Juan na Argentina em 2011 e o Festival Nacional de Coros Fecors, realizado em Porto Alegre e cidades da serra gaúcha em agosto de 2014. Em 2012, o grupo recebeu o 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do estado de São Paulo e o 2º lugar na categoria Coros e Orfeões no Concurso Ameride de Coros realizado na cidade de São Lourenço/MG.

Programa
Henry Purcell / Thomas Morley – Música para o funeral da Rainha Mary
Franz Liszt/transcrição de Joachim Raff – Domine salvum fac regem (1853)
Adaptação: Jorge Geraldo

Serviço
Concerto: Projeto Performance - Sopros da OSU e Coro Contemporâneo de Campinas
Jorge Geraldo, regência
Angelo Fernandes, regência coral
Solistas:
Juliana Melleiro, soprano
Carolina Carvalho, mezzo-soprano
Daniel Duarte, tenor
Gustavo Caires,  tenor
Willian Donizetti, barítono
Quando:
27 de maio (quarta-feira), 19h - Igreja Santa Isabel. Vila Santa Isabel (Barão Geraldo)
28 de maio (quinta), 19h - Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: