Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Pró-Memória e Unicamp abrem inscrições para oficinas da Escola do Patrimônio

Foto: divulgação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e a Unicamp já estão recebendo as inscrições para a segunda oficina gratuita do projeto Escolas do Patrimônio. Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br, o telefone (19) 3875-8383 ou ir pessoalmente ao Casarão Pau Preto, localizado na rua Pedro Gonçalves, 477, Jd. Pau Preto. O projeto, que teve início em Indaiatuba no segundo semestre de 2014, agora terá os temas direcionados para a área de educação. O tema da próxima atividade é Fundamentos de Geoprocessamento para a paisagem cultural e natural: conceitos, técnicas e aplicações.

A primeira oficina aconteceu no último dia 15, no Casarão Pau Preto, das 8h às 17h e tratou sobre leitura e uso de documentos manuscritos na sala de aula. Os horários e dias especiais serão definidos de acordo com a procura do público.

O início das inscrições para os demais cursos ocorrerá quinze dias antes de sua realização. 

Fundamentos de Geoprocessamento para a paisagem cultural e natural: conceitos, técnicas e aplicações
Responsáveis: Prof. Dr. André Luiz dos Santos Furtado / Profª Msc. Maria Isabel Figueiredo Pereira de Oliveira Martins (Embrapa Monitoramento por Satélite, Campinas)
Ementa - Os sistemas de informação geográfica são técnicas que possibilitam a integração e o processamento de variadas fontes de dados cartográficos em ambiente digital. A oficina tem como objetivo apresentar os principais conceitos que norteiam os fundamentos e aplicações dessas técnicas, que proporcionam subsídios para o entendimento das dinâmicas presentes no espaço geográfico.  Para o alcance do objetivo exposto, será apresentada a contextualização dos sistemas de informação geográfica, onde se dará ênfase em temas que perpassam desde a evolução histórica das técnicas e aplicações, até as aplicações existentes no período atual que condizem com o objetivo do curso.
Temas principais da oficina: Histórico de desenvolvimento das geotecnologias; Estrutura de dados: Modelo vetorial e matricial; Introdução ao sensoriamento remoto; Interface de softwares; Aplicações e produtos gerados com dados vetoriais e matriciais.
Atividade Prática: Aquisição e manuseio dos dados; Georreferenciamento e vetorização manual de imagem; campo no entorno do Casarão Pau Preto.
Períodos:
Sábados, 13 e 20 de junho de 2015 - 9h às 12h e 14h às 17h
Total: 12 horas/aula.

Nenhum comentário: