Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Baterista lança em Campinas CD que reúne funk norte-americano, blues, jazz e rock

Divulgação.
O baterista paulistano Victor Marcellus realiza quarta-feira (24), o show de lançamento do CD Roots of Groove. Trabalho solo do artista, o CD – como sugere o título – apresenta temas calcados no funk norte americano original dos anos 60 e 70 com pitadas de jazz, blues e rock – estilos sempre presentes na carreira do baterista, que já trabalhou com artistas e bandas como Placa Luminosa, Michel Freidenson, Sizão Machado, Elizabeth Vianna, Clara Ghimel, Marcel Ziul e Igor Prado, entre outros.

Victor Marcellus & Convidados acontece no Auditório da Fundação Jurgensen (Rua Frei Antônio de Pádua, 889 – Jd. Guanabara), em Campinas. O artista tem como referências principais bateristas de funk tradicional como Zigaboo Modeliste, Clyde Stubblefield, John "Jabo" Starks e Bernard Purdie, além dos contemporâneos David Garibaldi (Tower of Power), Mike Clark, Bobby Colomby (Blood,Sweat & Tears), Stevie Gadd, Stanton Moore e os "Funk-Rockers", Buddy Miles, John Bonham e Don Brewer, entre outros.

Logo na abertura do CD, o tema Daqui pra L.A. é conduzido com um sutil e sofisticado groove linear. Já a segunda faixa, Trancos e Barrancos mostra uma curiosa instrumentação com órgão Hammond, tuba e bateria – algo que remete ao groove raiz de New Orleans – e logo na sequência, Insight, um requintado shuffle "a la Stevie Wonder", que mostra clara influência de uma outra vertente do estilo.

Mas a diversidade do álbum não para por aí. Na faixa Ao Bonham e Mitchell, Victor não resiste a colocar uma boa dose de pressão em sua Ludwig, reverenciando dois de seus maiores ídolos da bateria no rock. E como se espera em um CD de baterista, a faixa Ingroovezando é um solo livre de bateria aliando técnica à musicalidade. O playlist termina com os temas Fusion #1 e Fusion #2, mostrando um funk menos conservador e estilizado, com pitadas de blues, jazz e samba.

Roots of Groove foi todo produzido pelo próprio baterista em seu estúdio (Estúdio601) com prévio trabalho de pesquisa, buscando ser fiel à concepção sonora característica do período e utilizando sets originais dos anos 60 e 70, além da atenção aos mínimos detalhes no momento da captação e mixagem.

Victor Marcellus
Natural de Campinas-SP em 29/06/1981, Victor Marcellus é músico profissional desde 1995. Estudou com professores renomados como Alaor Neves (1997-1998) e Lilian Carmona (2003-2007), tendo também atuado desde jovem como professor de bateria e divisão rítmica nas maiores escolas de Campinas, como Conservatório Carlos Gomes, Drum Feel e Master Guitar. Desde 2005 atua também como produtor musical e de áudio em seu estúdio.

Conhecido por sua grande versatilidade, esteve presente em palcos e gravações com artistas e grupos dos mais variados gêneros musicais, como Michel Freidenson, Sizão Machado, Elizabeth Viana (a rainha do samba rock), Marcio Maresia, Flávio Naves, Clara Ghimel, Kid Vinil, Fernando Merlino, Placa Luminosa, Albano Sales, Edu Amaral, Beto Kobayashi, Ricardo Cury, Marcelo Modesto, Bebeto Von Buettner (Solar Trio), Marcel Ziul, Rei Lagarto e 3duBlues, entre muitos outros.

Fora dos palcos, participou como convidado especial de grandes produções incluindo uma ponta no filme Somos tão Jovens (história de Renato Russo), onde interpreta o baterista da banda Plebe Rude. Gravou também diversas trilhas para o teatro e desenhos animados, como O Jacarelvis.

Em 2009, lançou seu primeiro CD solo de música instrumental, Leit Motiv, com influências que vão de bossa-nova a rock progressivo. O trabalho foi apresentado em diversos espaços culturais com grande prestigio, sendo inclusive repertório de destaque de importantes rádios em todo o país. Atualmente está lançando seu segundo trabalho solo – o CD Roots of Groove – voltado ao groove (funk norte-americano dos anos 60 e 70). Além de seu projeto solo, integra os grupos Jogada Brasil (MPB/jazz instrumental) e Boogie & Blues (Power Trio), além de diversas participações em trabalhos de outros instrumentistas e cantores.

Roots of Groove pode ser adquirido de forma virtual no iTunes, Rdio, Deezer, Spotify, Sambastore e Pops. O CD está sendo distribuído pela empresa Tratore  (http://www.tratore.com.br/um_cd.php?id=7134). 

Nenhum comentário: