Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Alunos de Engenharia da Max Planck promovem ação de conscientização para erradicação da dengue

Os alunos do terceiro semestre de Engenharia de Produção da Faculdade Max Planck estão à frente do projeto Max contra a Dengue, que visa conscientizar a população sobre a importância do combate à doença e quais as ações que a população precisa tomar para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.  

Para garantir o sucesso da campanha, os estudantes passarão no próximo dia 22 por um treinamento ministrado pelos agentes de Saúde da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, que será realizado no campus da instituição, para que no dia 25 estejam aptos a promover uma ação de conscientização voltada à população e que será realizada na Praça Dom Pedro I e em todo o entorno. “Neste dia, nossos alunos, acompanhados dos agentes de Saúde, conversarão com as pessoas e ainda entregarão um material explicativo sobre os cuidados com a dengue”, ressalta a professora Carla Borges, que ministra a disciplina Ciências Humanas e Sociais, na qual os alunos desenvolveram o projeto. Ainda segundo a educadora, a escolha deste tema para um projeto social partiu dos alunos, por considerarem-no o mais relevante para a sociedade neste momento, dado o aumento de 132% dos casos da doença no país entre os meses de janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. As ações começaram em fevereiro, quando os alunos foram divididos em grupos e iniciaram o levantamento de dados junto à Secretaria de Saúde. Desde então, eles têm apresentado relatórios quinzenais de todas as atividades aplicadas e os resultados obtidos. “O objetivo central do projeto é levar à comunidade o máximo possível de informações, esclarecendo as dúvidas e estimulando a busca pela eliminação de focos do mosquito e os riscos de uma epidemia”, ressalta a professora.

Ao final da campanha, espera-se que a população esteja conscientizada, eliminando assim os riscos para a saúde. Ainda segundo a professora, a expectativa é também de que, além do desenvolvimento de competências técnicas voltadas para a gestão das atividades informativas e de captação, os alunos possam adquirir as competências humanas necessárias para seu desenvolvimento como cidadãos brasileiros.  

Nenhum comentário: