Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jazz Sinfônica do Estado realiza espetáculo gratuito no Ciaei no domingo

Foto: Mariana Baère. 
A Secretaria Municipal de Cultura oferece à população mais um espetáculo gratuito de qualidade no próximo dia 26 de abril, domingo, a partir das 18h, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina): a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Famoso por unir a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, o grupo apresentará repertório variado, incluindo sucessos de Tom Jobim, Chico Buarque, Carlos Gardel, Ary Barroso e Baden Powell, entre outros. A regência é do maestro Fábio Prado. A classificação etária é livre. Informações: (19) 3894-1867.

Sobre a Jazz Sinfônica
A orquestra foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. O maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou seu repertório fundamental, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.  A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D'Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Sobre o maestro Fábio Prado
Fábio Prado é maestro e arranjador. Iniciou sua vida musical em 1977, participando da comunidade Coral Luther King. Em 1980, começou a estudar trompa no Conservatório do Brooklin com o professor Mário Rocha. Logo começou a tocar em orquestras, com destaque para as Orquestra Sinfônica da Paraíba (1982/1983), Orquestra Sinfônica de Campinas (1984/1987), Osesp (1988/1997) e Orquestra Jazz Sinfônica (1997/2004). Ganhou prêmios nos concursos jovens solistas das Osesp, OSPA e Osjmsp. Nos anos 90, também desenvolveu diversas atividades, como produção de trilhas publicitárias (1990/1994), produção de eventos musicais e consultoria na área de música eletrônica, tendo trabalhado para as principais marcas produtoras de teclados eletrônicos: Roland, Yamaha e Korg. Em 1998, começa seus estudos de arranjo e regência. No final deste ano, estreia como maestro à frente das orquestras Jazz Sinfônica e Sinfonia Cultura. Em 2005, tornou-se maestro assistente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Neste mesmo ano, foi assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo. Em maio de 2010, faz sua estreia internacional, com dois concertos na Itália. Em 2009, recebeu o título de mestre pela ECA-USP, com a dissertação O Carinhoso de Cyro Pereira: Arranjo ou Composição?. Atualmente também ministra cursos e palestras sobre regência, arranjo/orquestração e de história da música.

Repertório do espetáculo no Ciaei
- Velhos Companheiros (K-Ximbinho, Arranjo: Rodrigo Morte, Clarinete Solo: Michel Moraes, Duração: 5’30’’)
- Por Una Cabeza (Carlos Gardel, Arranjo: Cintia Zanco, Duração: 5’30’’)
- Aquarela do Brasil (Ary Barroso, Arranjo: Lyrio Panicali, Duração: 2’30’’)
- Summertime & Um Americano em Paris (George Gershwin, Arranjo: Cyro Pereira, Duração: 4’00’’)
- Os Boas Vidas (Nino Rota, Arranjo: Tiago Costa, Duração: 2’30’’)
- Giulietta degli Spiriti (Nino Rota, Arranjo: Rodrigo Morte, Duração: 3’30’’)
- Suíte com Temas do Filme Forrest Gump (Alan Silvestri, Arranjo: Fábio Prado, Duração: 8’00’’)
- Samba em Prelúdio (Baden Powell, Arranjo: Rodrigo Morte, Duração: 5’30’’)
- Demais (Tom Jobim, Arranjo: Rodrigo Morte, Duração: 6’30’)
- Bye Bye Brasil (Chico Buarque / Roberto Menescal, Arranjo: Nelson Ayres, Duração: 4’00’’)
- Carinhoso (Pixinguinha, Arranjo: Cyro Pereira, Duração: 6’00’')
- Pout-Pourri Noel Rosa: Palpite Infeliz - Conversa de Botequim - Pra que Mentir - Com que Roupa (Arranjo: Tiago Costa, Duração: 6’00").

Nenhum comentário: