Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Adilson Gonçalvez lança ‘Nômade do Tempo’ no Almanaque

Divulgação.
Em um mundo cada vez mais conectado, multifacetado por diversas tribos, influências e experiências de outros lugares, o artista Adilson Gonçalvez, antenado com esta nova realidade, acaba de preparar o CD/DVD Nômade do Tempo. No trabalho, as principais vivências, viagens sonoras e de vida são compartilhadas com o público. O lançamento oficial será em Campinas (no Almanaque Café - Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, em Barão Geraldo - telefone 19 3249-0014), Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, em Portugal. Nômade do Tempo foi gravado ao vivo no Theatro de Paulínia.

Em Nômade do Tempo, Gonçalvez apresenta interpretações virtuosas de clássicos como Sometimes I feel like a motherless child, que com certeza já é uma das grandes regravações da obra. O artista passeia por Ai, ai, ai, ai, de Ivan Lins, canta o amor através de canções de autoria própria como Vem Ficar Comigo e exalta numa canção épica o líder de Palmares em Zumbi Guerreiro.

O interior caipira, samba, bossa nova, o rock’n’roll e o virtuosismo instrumental também estão presentes no CD/DVD. Adilson Gonçalvez conseguiu a proeza de juntar o guitarrista Ricky Furlani e o violeiro Mazinho Quevedo no mesmo trabalho, tamanha a versatilidade do álbum. Por todas essas linguagens e ritmos presentes, Nômade do Tempo pode ser considerado um marco para a MPB. No trabalho, heterogêneo por excelência, Adilson Gonçalvez argumenta que o artista de hoje, pelo contexto do mundo, pode ser nômade em suas criações e ter a ousadia de percorrer outros caminhos. Ele quebra o paradigma de que sambista tem que ser sambista ou de que metaleiro pode ser apenas metaleiro.

“Nossa música é diversa e sempre bebi em diversas fontes. No mundo da comunicação instantânea e da troca de informações constante, é impossível não receber diversas influências. Acredito que a nova geração da MPB terá essa licença poética de ser cada vez mais nômade”, explicou.

Qualidade
Adilson Gonçalvez tem o mérito de dialogar com diversos gêneros sempre mantendo a criatividade, originalidade e execução impecável das músicas. Outro destaque é o arranjo inédito para violão de Carmina Burana, de Carl Off. Destaque também para a interpretação ousada de Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos.

O trabalho é composto ainda por harmonias simples e outras muito complexas, compassos quebrados e ousadias sonoras, como a junção de guitarras distorcidas, jazz fusion, flamenco e ritmos brasileiros na música Nômade do Tempo. O artista foi ainda o principal arranjador, idealizador e produtor da obra. O CD e DVD serão distribuídos nas principais lojas do segmento.

O artista é cantor, compositor, produtor musical, arranjador, multi-instumentista, regente  e Nômade do Tempo é seu terceiro trabalho gravado.

Nenhum comentário: