Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 25 de março de 2015

Sinfônica da Unicamp faz com concerto na Casa do Lago na quinta

Divulgação.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta na Casa do Lago (Unicamp) na próxima quinta-feira (26), às 20h. Sob a regência do maestro convidado Carlos Fiorini, os músicos irão interpretar duas obras do período romântico, La mort de Cléopâtre, de H. Berlioz, com participação da cantora Poliana Alves (foto) e a Sinfonia nº 8 em dó maior, D. 944, de F. Schubert, consideradas emblemáticas da literatura orquestral. A entrada é gratuita.

O maestro Carlos Fiorini é professor da Unicamp desde 1997. Em 1996, criou a Camerata Anima Antiqua, grupo dedicado à interpretação da música renascentista do qual ainda é diretor artístico. Por 10 anos foi diretor artístico do Coral Campinas. Venceu o Concurso para Regentes da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, onde permaneceu como regente assistente em 1995. Atuou como regente e diretor musical do Festival de Canto “Aldo Baldin” de Florianópolis, e de montagens de óperas pela Cia. Ópera São Paulo, recebendo elogiosas críticas da revista Ópera Actual, de Barcelona (Espanha). O maestro já atuou à frente de várias orquestras; entre elas, Nacional de Cuba, Sinfônica de Americana, Filarmônica de Rio Claro, Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra Jovem de Campinas e Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Nas temporadas de 2005 a 2008, trabalhou como regente assistente e titular da Sinfônica Municipal de Campinas.

Poliana Alves
A cantora Poliana Alves é doutoranda em Música – Práticas Interpretativas – Canto, pela Unicamp. Como solista participou das óperas Dido and Eneas (Purcell), Suor Angelica (Puccini) e Cavalleria Rusticana (Mascagni), todas com direção de Edmar Ferretti; Cantata de Natal (R. Tacuchian), Cantata 78 (Bach), Missa Diligite (C. Guarnieri), Tota pulchra es, Maria (José Maurício Nunes Garcia), Requiem (Mozart), Psalm 97 (Calimério Soares, primeira audição mundial) e as obras Trinidad Lunar (primeira audição mundial) e  The Bethsaida Miracle (primeira audição nacional) ambas de Antônio Celso Ribeiro. Executou junto à Orquestra Sinfônica da Unicamp as obras El Amor Brujo (M. de Falla) e foi solista da 9ª Sinfonia (Beethoven) com as regências de Simone Menezes e Carlos Fiorini, respectivamente. Poliana desenvolve pesquisa no campo da música erudita brasileira do século 19 e início do século 20. É professora de canto no IARTE – Música, da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Programa
H. Berlioz – La mort de Cléopâtre
F. Schubert – Sinfonia nº 8, em dó maior, D. 944

Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Carlos Fiorini
Solista: Poliana Alves (mezzo soprano)
Quando: 26 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada gratuita
Onde: Casa do Lago (Unicamp).

Nenhum comentário: