Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 25 de março de 2015

Os 70 anos de Elis Regina na praça que leva seu nome em São Paulo

Foto de Miguel Benevides feita no último show de Elis, Trem Azul,
de 1981.
Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante. E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais. E assim – dizem – recontam a vida. Agora retira de mim a cobertura da carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela! (Texto escrito por Fernando Faro para o último show de Elis: Trem Azul).

Elis Regina nasceu no dia 17 de março de 1945. Para celebrar os 70 anos de seu nascimento, o Coletivo Pimentinha está organizando uma festa na Praça Elis Regina, localizada no bairro do Butantã, zona Oeste de São Paulo. Em meio a muitas árvores, artistas plásticos, músicos, capoeiristas, contadores de histórias, artesãos e outros artistas prestarão sua homenagem à “Pimentinha”, uma das maiores vozes femininas da música brasileira.

A festa acontecerá no domingo, 29 de março, a partir das 14 horas, na Praça Elis Regina e deverá reunir centenas de pessoas. Além de muita música, relembrando diversas fases da carreira da cantora, músicos e intérpretes de diferentes estilos e gerações apresentarão releituras de grandes sucessos de Elis e músicas próprias. Os músicos convidados para a festa são: Adler São Luís, Clóvis Ribeiro, Dinho Nascimento Érika Melo, Forró do Assaré, Grupo Cupuaçu, Hip Hop (artistas do bairro), Jazz na Kombi, Léo Dumont, Maracatu da Escola Amorim Lima, Marta Corrêa, Sessão Geleia (jam session com músicos do bairro), Teco Lima e Tião Carvalho. O evento contará com a participação especial do Interprete de samba enredo André Menezes, que vai apresentar algumas canções do repertório de Elis e o Samba da Vai Vai, campeão do carnaval de São Paulo deste ano com o enredo Simplesmente Elis – A fábula de uma voz na transversal do tempo. A Apresentação fica por conta da grande voz do Samba no Brasil: Moisés da Rocha, diretor e apresentador do programa O Samba pede passagem. O evento também contará com exposição de capas de discos, oficina de circo, teatro, dança, poesia, discotecagem, contação de histórias e atividades para as crianças.  

Esta é a 4ª edição do Aniversário de Elis Regina na Praça, organizado pelo Coletivo Pimentinha em parceria com o projeto O Autor na Praça, AEUSP, entidades de movimentos sociais, culturais e moradores do Butantã. Além de celebrar o aniversário de Elis, o evento também é uma manifestação dos moradores em defesa da preservação e uso dos espaços públicos do bairro e ainda da cidade como espaços de convivência social e cultural. Na ocasião será lançada a proposta para que o BNH, hoje chamado Conjunto Residencial do Butantã, localizado ao lado da praça, passe a se chamar Jardim Elis Regina.

A festa de Elis na Praça começou em 2010, quando a Praça Elis Regina estava ameaçada de ser substituída por uma avenida, por conta da Operação Urbana Vila Sonia-Butantã, projeto da Prefeitura Municipal que previa a construção de uma via e um túnel interligando as avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Eliseu de Almeida no local onde está situada a praça, um dos poucos equipamentos de lazer e convivência dos moradores do Butantã.

Já são mais de 1.800 pessoas confirmadas, saiba mais e também confirme presença: https://www.facebook.com/events/946173715401840.  

Serviço
Elis Regina – Há 70 anos nascia uma estrela
Domingo, 29 de março, a partir das 14h - Grátis
Praça Elis Regina – Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do n° 1600 - Butantã
Contatos: Edson Lima (11 95030-5577) / Paulo Diaz (11 99205-4415)
Realização: Coletivo Pimentinha, O Autor na Praça, AEUSP e Movimento Butantã Pode!
Apoio: Girassóis Graúdos / Moisés da Rocha - O Samba Pede Passagem / Por dentro da Mídia / Rádio Cidadã / Supermercado Violeta
Como chegar: https://www.google.com/maps/dir//-23.575827,-46.730057/@-23.5757699,-46.7323335,17z/data=!3m1!4b1.

Nenhum comentário: