Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 12 de março de 2015

No dia da poesia, O Autor na Praça recebe os poetas baianos Luiz Galvão (Novos Baianos) e Manuca Almeida (Esperando na Janela)

Para celebrar o Dia Nacional da Poesia, criado por ser a data de nascimento de Castro Alves, O Autor na Praça promove no dia 14 de março às 15 horas uma tarde poético-musical recebendo novamente os baianos Luiz Galvão e Manuca Almeida. Luiz Galvão, que integrou o revolucionário grupo musical Novos Baianos, vai autografar o livro Novos Baianos – A história do grupo que mudou a MPB e Manuca Almeida apresenta seu novo livro, Poucas Palavras e o CD Meu nome é Poesia. Além da sessão de autógrafos, também haverá um recital poético-musical com a participação de Lahiri Galvão, Pietro Leal, do compositor e ritmista Wagué (Wagner Francisco) e outros convidados. Na mesma tarde será lembrado o cineasta baiano Glauber Rocha, que nasceu nesta data e também os 70 anos de nascimento de Elis Regina (17/03/1945), com a participação do músico, ritmista, compositor, apresentador e intérprete de escola de samba e André Menezes, além da participação do cartunista Junior Lopes.

Sobre o livro
As páginas deste livro revelam as histórias de um dos principais grupos da Música Popular Brasileira nos últimos cinquenta anos: Novos Baianos. Luiz Galvão, um dos fundadores, é quem conta os bastidores de um dos símbolos da afirmação da liberdade e da democracia no Brasil. Moraes Moreira, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Jorge Gomes, Pepeu Gomes, Dadi, Charles Negrita, Baixinho, Bola Morais, Gato Felix, Paulinho Boca de Cantor e o próprio Galvão inscreveram Acabou Chorare e Preta Pretinha no imaginário brasileiro e promoveram a versão tropical do que seria a cultura hippie, com um ideário de solidariedade e prazer. O livro conta também as desventuras do jovem grupo que surgiu na década de 1970, a relação com as drogas, as trapalhadas com a polícia e o cotidiano intenso vivido em comunidade.

Anos 1970, o Brasil mandava no futebol e MPB estava em alta. Considerado pela imprensa nacional como o mais destacado grupo musical daquela época, os Novos baianos, faziam o contraponto entre a essência de serem artistas calouros e ao mesmo tempo a linha de frente na mídia da época. Em um tempo em que generais comandavam o Brasil e os fundadores do movimento Tropicalista, Gil e Caetano, foram viver em exílio, um grupo que vivia em comunidade criou o movimento Novo Baianos, que veio atender à juventude hippie e anárquica, que estava ávida por transformações. Esse livro foi escrito por um de seus membros mais atuantes, o poeta Luiz Galvão, responsável pela maioria das letras do grupo. Lançado originalmente em 2007 com o título Anos 70 e Novos Baianos, se esgotou rapidamente. Agora, essa nova edição chega sob o título Novos Baianos – a história do grupo que mudou a MPB. A obra foi toda reescrita, novos capítulos foram inclusos, além da discografia e letras dos 14 discos lançados pela banda. Ao todo, são 20 novas fotos todas do arquivo pessoal do fotógrafo Mario Luiz Thompson, que acompanhou o grupo do início ao fim, registrando desde o lado profissional, em espetáculos, até a intimidade dos seus membros, em casa, junto com as crianças ou nas peladas de futebol. Um livro recheado de histórias e narradas por quem fez parte delas. O improviso do primeiro show, a mudança para São Paulo, os três dias que passaram fome, a fuga da prisão, a relação conturbada com as drogas, os problemas com a polícia, a revolução sexual à brasileira, a parceria com o pessoal do Tropicalismo e como foi a saída de Moraes Moreira, o primeiro a deixar o grupo, são algumas histórias que estão no livro. Luiz Galvão conta ainda como os Novos Baianos emplacaram os grandes sucessos Preta pretinha, Brasil Pandeiro, Menina Dança e Acabou Chorare, título do álbum que seria eleito em 2007 pela revista Rolling Stone como “a maior obra prima da música brasileira”. Um livro para fãs, adoradores da música e da história da música popular brasileira, em particular, vivido por um dos grupos mais importantes da MPB. Novos Baianos – A história do Grupo que mudou a MPB, Lazuli Editora, 336 págs.

Serviço
O Autor na Praça apresenta tarde poético Musical com Luiz Galvão e Manuca Almeida
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 14 de março, sábado, 15h. Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208 / 95030-5577.
Realização: Edson Lima, Aapbc, Eufrasio Gato e Ulisses Freitas. Apoio: Por Dentro da Mídia, Max Design, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português (barraca de comida portuguesa na Feira da Benedito Calixto).

Nenhum comentário: