Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 31 de março de 2015

‘Abril Cultural’ movimentará comemorações do 66º aniversário de Vinhedo

Foto: Erick Leite.
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá ao longo do mês do aniversário da cidade uma intensa programação com atividades culturais. Batizado de Abril Cultural, o projeto terá exposições de artes, apresentações musicais, teatrais e de dança.

No dia em que Vinhedo completa 66 anos, 2 de abril, serão abertas duas exposições. No Memorial do Imigrante, a mostra Momentos de Vinhedo terá 19 trabalhos de pintura em óleo sobre tela que retratam a cidade. “São trabalhos artísticos feitos pelos alunos das Oficinas Culturais”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin.

Já no Salão de Artes do Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, no Centro, ficarão expostas 20 obras que compõem o acervo artístico municipal, que tem a tutela da Secretaria de Cultura e Turismo. São obras adquiridas pelo governo municipal desde 1995, durante o Salão de Artes de Vinhedo, com obras de artistas de renome nacional de Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife. As duas mostras estarão abertas ao público gratuitamente até o dia 30 de abril.

No segundo final de semana do mês, o grande movimento será no Parque Municipal Jayme Ferragut, onde de 10 a 12 de abril acontecerá a 16ª Exposição Nacional de Orquídeas de Vinhedo. Além de apreciar a beleza das flores, os visitantes também poderão participar de cursos gratuitos sobre cultivo.

Quem for ao local no sábado e no domingo também poderá entrar no Ginásio Poliesportivo para visitar a 4ª Expogatos, que terá como atrações o Campeonato de Beleza Felina e exposição internacional de gatos de raça. O ingresso é um pacote de ração para gatos. A exposição é promovida pela Associação de Raça Maine Coon do Brasil (Amacoon), com o apoio da Prefeitura de Vinhedo e da Royal Canin do Brasil.

Na Praça Sant’Anna, no centro, os músicos do projeto Banda na Praça prometem colocar diferentes gerações para cantar e dançar no sábado, 11, das 11h ao meio dia.

Entre 14 e 24 de abril, o palco do Teatro Municipal receberá os alunos das Oficinas Culturais que farão apresentações de coral e violão, orquestra de cordas, teatro, dança e também do Quarteto de Cordas comandado pelo maestro Gessé Araújo. Elas serão nos dias 14, 16, 17, 22, 23 e 24 sempre às 19h30, com entrada gratuita.

Para valorizar a literatura, será promovida a Semana da Leitura entre os dias 15 e 23. A abertura oficial do evento será no dia 15, às 19h30, no Teatro Municipal, com apresentação da peça Antonio a tua tão necessária poesia, com Clarisse Abujamra. Nos outros dias haverá atividades como contação de história, declamação de poesias que acontecerão nas praças públicas, unidades de ensino e também no Teatro Municipal.

No dia 18, das 9h às 13h, nas Praças Sant’Anna, Aurora Sudário, na Capela e Geraldo Thomé, no Jardim Três Irmãos, haverá contação de histórias, livroeiro, varal de livros, doação de livros e microfone aberto para que cada pessoa possa declamar seu poema ou texto favorito, além das apresentações de fanfarra.

No terceiro e no quarto finais de semana acontece no Parque Municipal a 10ª edição da Festa do Milho, promovida pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima, com apoio da Prefeitura. No local, o visitante encontrará à venda comidas e bebidas derivadas do milho. Entrada também é gratuita.

Também no último final de semana, Vinhedo promoverá a 1ª Mostra de Danças Urbanas, com as apresentações nos dias 25 e 26, das 10h às 20h, no palco do Centro de Convivência. A atração também é aberta ao público em geral. “Será um mês muito movimentado culturalmente com atrativos para todos os gostos. Não faltarão motivos para as pessoas saírem de casa e aproveitar”, finaliza Wagner Pavarin.

Nenhum comentário: