Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Programa “Ler é uma viagem” abre vagas para oficina de mediação de leitura em Salto

Foto: Marília Monteiro.
O Ler é uma Viagem realiza projetos de incentivo à leitura no Brasil há 12 anos e traz para Salto a Oficina de Formação e Treinamento em Mediação de Leitura, que terá início no dia 21 de fevereiro e será realizada em oito sábados, das 9h às 12h, na Biblioteca Municipal. O programa oferece 20 vagas gratuitas e os interessados podem solicitar sua ficha de inscrição até o dia 20 de fevereiro através do e-mail contato@lereumaviagem.com.br com o assunto Inscrição Oficina de Leitura – Biblioteca Salto. Para participar é necessário ter acima de 18 anos.
Além de receberem um certificado, os participantes da oficina poderão ser contratados para atuarem como mediadores de leitura no projeto do “Ler” chamado Piquenique Literário, aprovado pela Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Carioca Engenharia e CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. A iniciativa transforma praças e jardins em locais propícios para a leitura com árvores de livros, varal de poesias, realejo poético, dança circular, sarau com leitores públicos, contadores de histórias, palhaços, tradutor de libras, artesãs e artistas locais. O trabalho tem como diferencial a acessibilidade universal, a preocupação com o meio ambiente e diminuição do impacto ecológico.
Os piqueniques acontecerão nas cidades de Salto, Itu e São Paulo e o papel dos mediadores é convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, performances teatrais e escuta. As oficinas serão coordenadas por Élida Marques, idealizadora do Ler é Uma Viagem, e terão a participação de toda equipe de arte-educadores, artesãos e mediadores, entre eles Amanda Leal de Oliveira, Flávia Arruda Xavier, Auber Bettinelli, o ator Nando Bolognesi, os músicos Eduardo Contrera, Marlos Mateus e a pedagoga Mércia Falcini.
Desde que o programa se instalou no interior de São Paulo, em 2009, realiza parcerias com a Prefeitura de Salto, através das Secretarias de Cultura e Educação, levando seus projetos e ações para o município. “Estas oficinas estão abertas não só a estudantes, educadores, familiares, mas a toda a comunidade”, comenta Élida.  

Serviço
Oficina de formação e treinamento em mediação de leitura
Projeto Piquenique Literário do Ler é uma Viagem - Pronac 13.4121
Local: Biblioteca Municipal de Salto – Paço dos Taperás
Endereço: Largo Paula Souza, 30 – Centro – Salto/SP
Datas: 21 e 28 de fevereiro, 14, 21 e 28 de março e 11, 18 e 25 de abril de 2015
Horário: das 9h às 12h
Carga horária: 24 horas/aula – com certificado para frequência acima de 80% dos encontros

Vagas: 20 pessoas - acima de 18 anos
Inscrições: gratuitas, até 20/2/15 – solicitar ficha através do e-mail contato@lereumaviagem.com.br com o assunto Inscrição Oficina de Leitura – Biblioteca Salto.

Sobre o Ler é Uma Viagem
Programa criado em 2003 pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para Dom Quixote de Lobato, com patrocínio integral do Grupo CCR e Piquenique Literário (foto), com patrocínio das empresas Carioca Engenharia e CBMM. Confira no site www.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.

Nenhum comentário: