Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Evento internacional de beisebol acelera popularização do esporte

Flagrante de clínica realizada em 2008 no Centro Esportivo da Acenbi: 
popularizando o beisebol. Crédito: divulgação.
A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) e a Prefeitura de Indaiatuba vão promover uma clínica internacional de beisebol entre os dias 13 e 22 de fevereiro. Trata-se de uma capacitação da modalidade esportiva ministrada por grandes estrelas da Major League Baseball (MLB) dos Estados Unidos junto a técnicos, atletas, árbitros e professores.
O evento, denominado I Clínica de Beisebol de Indaiatuba, conta com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e do consulado americano de São Paulo. A iniciativa faz parte do Seminário de Instrutores de Beisebol que a MLB vem promovendo em diversos países nos últimos anos. Esse evento internacional chega à sua 11ª edição em Indaiatuba.
De acordo com o idealizador do encontro, Massao Kanesaki, a parceria com a Prefeitura de Indaiatuba possibilita ampliar a proposta da clínica de popularizar o beisebol. “Vai permitir o acesso de mais pessoas ao esporte”, explica ele.

Inclusão do beisebol nas escolas
Durante os dez dias serão ministradas aulas teóricas no Ginásio de Esportes da prefeitura e no Centro Integrado de Apoio à Educação (Ciaei). Já as aulas práticas terão lugar no Centro Esportivo da Acenbi. Os organizadores esperam a participação de cerca de 300 pessoas no evento, entre atletas e técnicos da Acenbi e de outras equipes de beisebol da região, além de professores da rede municipal de Indaiatuba.
Estão inscritos 70 professores da Secretaria de Esportes e 70 professores da Secretaria de Educação. Segundo Kanesaki, os professores têm uma programação exclusiva, diferenciada dos demais participantes. “Os professores receberão uma capacitação para introduzir o beisebol nas escolas e nos centros esportivos”.
A inclusão do beisebol nas escolas de Indaiatuba está prevista para acontecer ainda nesse ano, por meio de uma parceria da prefeitura com a Acenbi. “Vamos fornecer apoio para a implantação desse projeto e também para a sua condução”, adianta Kanesaki.

Secretaria de Educação
A parceria com a Secretaria de Educação vai permitir o acesso ao beisebol a cerca de 11.500 alunos da primeira a quinta séries. O esporte será introduzido durante as aulas de educação física em espaços já existentes, como quadras e campos de futebol.
Segundo a coordenadora de grupo de educação física da Secretaria da Educação, Eliane Pismel Franco, o beisebol apresenta fundamentos importantes para o desenvolvimento motor e físico das crianças nessa faixa de idade (entre 6 e 10 anos). Além disso, ela explica que serão agregados à educação outros valores bastante difundidos nesse esporte, como a disciplina e o respeito mútuo entre os praticantes.
Os alunos que se identificarem com o beisebol poderão integrar as equipes da Acenbi. De acordo com Eliane, é uma oportunidade para os alunos conhecerem um esporte praticado há tanto tempo na cidade. “É importante também para os nossos professores se enriquecerem com mais uma modalidade esportiva”, complementa ela.

Secretaria de Esportes
A Secretaria de Esportes poderá incluir o beisebol entre as 22 modalidades esportivas do projeto Esporte Cidadão, desenvolvidas em 19 núcleos. A parceria com a Acenbi deverá se concretizar após o aval das empresas patrocinadoras desse projeto.
“A nossa meta é introduzir o beisebol em alguns núcleos no início”, anuncia o secretário de Esportes, Humberto Panzetti. Ele explica que não será necessária a construção de estruturas para a prática, pois os campos podem ser adaptados para essa finalidade.
Para Panzetti, a parceria entre a prefeitura e a Acenbi vai trazer muitas vantagens para todos. “As crianças e os adolescentes ganham mais uma opção de esporte”, acrescenta ele. Além disso, o secretário afirma que o acordo permite ampliar a popularização do beisebol. “A modalidade ainda está muito restrita a poucos praticantes”, conclui.
O Projeto Cidadão também poderá identificar jogadores interessados em beisebol e encaminhá-los à Acenbi. O projeto atende cerca de 8 mil alunos com idades entre 6 e 17 anos.

I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba
Realizadores:
Asssociação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi)
Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS)
Major League Baseball (MLB)
Apoio:
Consulado Geral dos Estados Unidos da América – São Paulo

Beisebol e softbol podem voltar às Olimpíadas
O beisebol e o softbol já foram esportes olímpicos até pouco tempo atrás, além de modalidades de exibição em várias edições. Após serem excluídos do programa olímpico, despediram-se na edição de 2008 na Olimpíada de Pequim, na China.
O beisebol havia estreado oficialmente como modalidade olímpica nos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992. Já o softbol estreou nos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996.
Vários países, sobretudo onde os dois esportes são populares, vêm defendendo junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a volta das duas modalidades ao programa olímpico.
“Já existe um trabalho intenso para que nos Jogos Olímpicos do Japão, programados para 2020, o beisebol retorne como esporte olímpico, inclusive em definitivo”, destaca Ney Sato, um dos coordenadores da Clínica de Indaiatuba. “E temos que estar preparados para poder participar”, finaliza.

Beisebol faz parte da história da Acenbi
O beisebol, ao lado da escola de língua japonesa, está entre as principais atividades desenvolvidas pela Acenbi desde o início de sua história. Nos primórdios de sua fundação, em 1947, o esporte era praticado em condições precárias, em campo improvisado e com equipamentos antigos. Ao longo dos anos, o beisebol da Acenbi recebeu incontáveis melhorias e hoje se destaca entre as mais importantes equipes para a divulgação e preservação de sua prática. A entidade mantém um Centro Esportivo com um campo oficial de beisebol, além de outros dois para treinamentos.
Com o apoio da prefeitura de Indaiatuba, o beisebol da Acenbi vem se destacando em competições de todas as categorias. O esporte tem representado o município também no exterior por meio de atletas convocados para a Seleção Brasileira. Nos últimos anos, os atletas indaiatubanos vêm defendendo seguidamente o beisebol do Brasil.
A Acenbi conta com cerca de 100 jogadores de beisebol e softbol, divididos em categorias conforme a faixa etária. São meninas e meninos com idade a partir de 4 anos, além de adolescentes, adultos e “veteranos”. “Temos atletas com quase 70 anos de idade”, revela o diretor de Beisebol e Softbol da entidade, Haruo Uyeno.

Crianças
Segundo o diretor, pessoas de qualquer idade podem jogar beisebol. Entretanto, ele indica a idade de 6 anos como a ideal para ingressar no esporte. “As crianças assimilam as regras aos poucos e têm mais facilidade para se adaptar a um novo esporte”, explica Uyeno.
O próprio diretor joga beisebol desde os 10 anos e hoje, aos 49, faz parte do time de veteranos da Acenbi. Ele cita o companheirismo e a amizade que se desenvolvem no meio esportivo como importantes atrativos. “Meus melhores amigos são oriundos do beisebol”, explica.
Uyeno aponta como principais benefícios proporcionados pelo beisebol aos atletas o senso de responsabilidade, de respeito e de trabalho em equipe. “O esporte ajuda na formação pessoal porque transmite muitos valores importantes”.
Os interessados em praticar o beisebol podem se dirigir ao Centro Esportivo da Acenbi (Rua Chile, 689, Vila Castello Branco). Informações sobre beisebol: (19) 99826-8654 com Haruo Uyeno; sobre softbol: (19) 99811-8668 com Claudio Asano.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br.

Nenhum comentário: