Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Camerata se apresenta domingo no Teatro do Colégio Adventista

Divulgação.
No próximo domingo, dia 9, às 18h, a Camerata Filarmônica de Indaiatuba fará um concerto no Teatro do Colégio Adventista. Com um programa primorosamente selecionado, o concerto terá regência da maestrina Natália Larangeira, solo do violinista David França e solo do tenor Arthur Raymundo e da soprano Laura Duarte.

Programa
Rossini - O Barbeiro de Sevilha: Largo al factotum

Vivaldi - Concerto nº 1 em Mi maior, Op. 8, RV 269 "Primavera"
I - Allegro
II - Largo
III - Allegro Pastorale
Solista: David França

Tchaikovsky - Prière du Matin
Orquestração: Felipe Oliveira

Giordani - Caro mio ben
Tenor: Arthur Raymundo

Haendel - Rinaldo: Lascia chi’o pianga
Soprano: Laura Duarte

Haendel - Xerxes - Ombra mai fu
Tenor: Arthur Raymundo

Verdi - Aida: Marcha Triunfal

Haendel - Rodelinda: Pastorello d’un povero armento
Tenor: Arthur Raymundo

Bizet - Carmen: Habanera

Haendel - Tamerlano: Ciel e terra
Tenor: Arthur Raymundo

Puccini - Gianni Schicchi: O mio bambino caro
Soprano: Laura Duarte

Delibes - Lakmé: Dueto das flores

Verdi - La Traviata: Preludio

Puccini - Madama Butterfly: Un bel di vedremo
Soprano: Laura Duarte

Puccini - Turandot: Nessun Dorma
Solista: Sergio Ribeiro

Local: Teatro do Colégio Adventista (antigo Instituto Deco)
Endereço: Rua Pedro Virillo, 310 – Jardim Santiago – Indaiatuba
Data: 09/11/2014 - Horário: 18h00
Entrada gratuita (O ingresso deverá ser reservado através do e-mail camerata@camerataindaiatuba.com.br ou retirado com 1h de antecedência)

Camerata Filamônica de Indaiatuba
A Camerata Filarmônica de Indaiatuba surgiu em 2013 por iniciativa de jovens músicos da cidade e já tem participado intensamente do cenário artístico e musical de Indaiatuba e região através de diversas apresentações em museus, conservatórios de música, igrejas e teatros. Atualmente a Camerata se caracteriza como uma orquestra de instrumentos de cordas (violinos, violas clássicas, violoncelos e baixos) e é integrada por talentosos jovens da cidade de Indaiatuba e região, sendo alguns deles participantes de orquestras importantes do Estado de São Paulo e de grupos de câmara.
Desde a sua formação, a Camerata Filarmônica de Indaiatuba assumiu a importante missão de disseminar a cultura da música erudita, o resgate dos valores culturais da música brasileira (seja ela erudita ou popular) e a inclusão social de crianças e adolescentes por intermédio do aprendizado de música. Em 2014 o grupo passou a ser mantido pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba, que está em fase de estudos e pesquisas para poder dar suporte a esta missão da Camerata e também criar um projeto inovador de excelência musical: a Escola de Música da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, pela qual os alunos terão aulas coletivas e individuais de instrumento, voz e coral, participarão da “Camerata Infanto-Juvenil de Indaiatuba” e farão apresentações musicais periódicas. Todas estas atividades compõem um processo de formação para que estes alunos integrem futuramente a Camerata Filarmônica de Indaiatuba e a vida artística profissional.
A Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba não tem fins lucrativos e depende de parceiros privados e patrocinadores para dar vida e consistência a este grande projeto, que contribuirá de forma primorosa com a realidade social e artística de toda região.

Concerto Opera Gala
O concerto do próximo domingo faz parte da série de concertos “Opera Gala” e marca o inicio da parceria entre a Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba e o Colégio Adventista. Neste concerto a Camerata terá a participação de dois cantores de Indaiatuba: o tenor Arthur Raymundo e a soprano Laura Duarte. O repertório é composto de obras instrumentais dos compositores Sibelius, Tchaikovsky e do brasileiro Nepomuceno e de árias de ópera dos compositores Giordani, Haendel, Verdi e Puccini. A regência fica cargo da maestrina e diretora artística Natália Larangeira.

Natalia Larangeira
Graduou-se em regência pela FAAM (2010) na classe dos maestros Abel Rocha e Naomi Munakata. Recebeu orientação de grandes maestros, como Osvaldo Ferreira, Kirke Trevor, Kurt Masur, Kenneth Kiesler e Daisuke Soga, entre outros. Tem se destacado nos festivais de música de São Paulo, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Regeu as óperas Comedy on the Bridge, de Martinu, L’occasione fa Il ladro, de Rossini, Die Zauberflöte, de Mozart e Gianni Schicchi, de Puccini. Atualmente rege o Coral do CEU Jaguaré, o Coral do Conservatório Carlos Gomes , Coral dos Meninos Cantores de Campinas, o Coral Santa Rita, Orquestra de Cordas infanto-juvenil do Guri Santa Marcelina e a Camerata Filarmônica de Indaiatuba, da qual é regente titular e diretora artística.

Arthur Raymundo
Arthur é Bacharel em Música com Habilitação em Voz pela Unicamp, onde estudou canto com Adriana Kayama. Em 2011 e 2012 foi aluno bolsista no curso de verão Dartington International Summer School na Inglaterra. Em 2012, através do programa Ciências sem Fronteiras (Governo Brasileiro/CNPq), Arthur estudou por um ano com uma bolsa integral para graduação-sanduíche na University of Alberta, no Canadá. Ainda no Canadá, Arthur foi aceito no programa Opera on the Avalon (St. John’s, Newfoundland). Em 2014, Arthur foi selecionado para participar de diversas academias corais internacionais: Chorakademie Lübeck, na Alemanha (março/abril); Academia Internacional Del Teatro Del Lago, no Chile (abril, com Helmuth Rilling) e Weimarer Bachkantaten-Akademie, na Alemanha (agosto, também com Helmuth Rilling).
Foi membro fundador do Trio Trovatori dell’Anima, grupo dedicado a música renascentista e barroca para voz e cordas dedilhadas. Atualmente, Arthur é membro da Oficina de Ópera de Escola Municipal de Música de São Paulo, orientado pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato e a soprano Laura de Souza.

Laura Duarte
Graduada em canto lírico pela Unicamp na classe da professora doutora Adriana Kayama. Também foi orientada por Inácio de Nonno, Lenine Santos e Ângelo Fernandes. Participou de diversos masterclasses com Marília Vargas, Bartira Bilego, Luciano Simões, Inacio de Nonno e Laurent Nauori, entre outros. Em 2011, foi bolsista do festival La Musica Lirica, na Itália, onde estudou canto com o mezzosoprano Kathryn. Integrante do NUO (núcleo universitário de ópera) durante os anos de 2010 e 2011. Integrou o Coro Contemporâneo de Campinas entre 2009 e 2013. Atuou como solista na missa Lord Nelson de J. Haydn, Stabat Mater, de G. Pergolesi, Réquiem, de G. Fauré e Réquiem alemão, de Brahms e nas óperas The Gondoliers (Gilbert & Sullivan), O Morcego (J Strauss), Promethee (G Fauré), Les Plaisirs de Versailles (M. A. Charpentier), Il Viaggio a Reims (G. Rossini) e Gianni Schicchi (G. Puccini). Em 2013 venceu primeiro lugar na categoria de 24 a 35 anos no Bauru Atlanta Competition, em Bauru-SP e o prêmio de melhor intérprete de Carlos Gomes no concurso estímulo para jovens cantores líricos em Campinas-SP. Em 2012 e 2013 cantou no coro do Shleswig-Holstein musik festival e em 2014 participou da Chor Akademie Lübeck em Lübeck, na Alemanha. Atualmente integra o ópera estúdio da Emesp e o coral Jovem do Estado e trabalha repertório com o pianista Rafael Andrade.

David França
Atualmente cursando o 15º semestre em violino pelo Conservatório dramático e musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, na classe da professora Grazielli Pagotto.
Fez masterclasses com diversos violinistas renomados, entre eles, Emmanuelle Baldini, Claudio Micheletti, Elisa Fukuda e Betina Stegmann.
Atualmente toca na Camerata Filarmônica de Indaiatuba, Orquestra de Indaiatuba e na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário: