Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 3 de junho de 2014

Nova sede do Conselho Tutelar será inaugurada dia 5 de junho

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI 
A Prefeitura inaugura na próxima quinta-feira (dia 5), às 9h, a nova sede do Conselho Tutelar, localizada na Rua dos Ipês 159, no Jardim Pompéia. O local ganhou salas que abrigam os cinco conselheiros tutelares, recepção, banheiros, cozinha e sala de reunião. A reforma foi feita pela Arcadium Construtora Ltda ME e custou cerca R$139.756,17.
O conselho recebeu 30 cadeiras, duas longarinas, seis cadeiras giratórias, um armário de cozinha, um bebedouro, uma geladeira, três mesas em L, oito ventiladores, dois armários de aço e quatro microcomputadores, totalizando um investimento de R$18.233,00. Além dos conselheiros, o órgão conta com o trabalho de duas recepcionistas, um motorista, uma servente e um guarda civil.
O coordenador do Conselho Tutelar de Indaiatuba é o pastor Gerson A. Urban, que explicou o Conselho é composto por membros eleitos pelos munícipes e tem como atribuição garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O trabalho baseia-se em denúncias de maus tratos, evasão escolar, negligência, mendicância, trabalho infantil e abuso sexual e social. O Conselho Tutelar atende de cinco a sete denúncias por dia. Cada conselheiro tem cerca de dois mil prontuários sob seus cuidados. Também atendem às denúncias feitas no Disque 100 da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
Gerson Urban explicou que, em 2013, a Lei Federal 12.696/12, regulamentou a eleição de conselheiros tutelares de todo Brasil e determina que a eleição deva acontecer no ano subsequente ao pleito presidencial sempre no mês de outubro. A próxima eleição será em outubro de 2015 e os eleitos tomarão posse em janeiro de 2016.
Os cinco Conselheiros Tutelares eleitos para a gestão até o final de 2015, são Gerson Antônio Urban, Patrícia Maura Bonini Brancaglion, Solange Bonito, Maria Fernanda Salvadori Rodrigues Krahembuhl e Kátia Aparecida Précoma. Os membros cumprem jornada mínima de 30 horas semanais, além de submeter-se aos turnos de trabalho e plantões à distância. Prestam atendimentos diários, das 8h às 17h, com plantões noturnos e aos finais de semana. O número de telefone é 3894-2542.
O espaço novo abrigou anteriormente o projeto Cáritas da Igreja Católica e o Projeto
Gente Eficiente da Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O Conselho Tutelar funcionava anteriormente em um imóvel alugado na Rua Alberto Santos Dumont 1088, na Cidade Nova.

Nenhum comentário: