Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 3 de junho de 2014

FIEC adquire impressoras 3D

Foto: Maurício Santaliestra
A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) adquiriu duas impressoras 3D, possibilitando a criação de objetos reais como modelos arquitetônicos, materiais de decoração e brinquedos, entre uma imensa variedade de produtos. As impressoras já foram instaladas em seus respectivos laboratórios: uma será usada para as turmas de Edificações e Design de Interiores e a outra é destinada aos alunos do curso técnico em Mecânica, Automação e Eletroeletrônica.
No momento da instalação foi impressa, como teste, uma torre de xadrez – modelo que levou 1h45 minutos para ficar pronto. A placa é para peças do tamanho 20 x 20, considerado um bom tamanho para a produção em uma escola técnica, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. As impressoras são rápidas e fáceis de usar em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de materiais médicos e hospitalares.
Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. Para executar uma impressão, o dispositivo lê o projeto a partir de um arquivo e cria praticamente qualquer peça, de qualquer forma geométrica.

Nenhum comentário: