Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Grupo Acesa faz ato para marcar Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Não foi à toa que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. “Este evento mundial pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos”, enfatiza Roberta Maria M. Cimino, coordenadora de Projetos e Convênios ACESA Capuava, entidade que atende dezenas de crianças em Valinhos.
No Brasil, a data normalmente é lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado em Brasília. No restante do mundo, outros importantes pontos acenderão sua “luz azul”, como no ano passado o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá).
O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada cento e dez. No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo. Somente o diagnóstico precoce (e, consequentemente, iniciar uma intervenção precoce), pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo. Para a coordenadora de Projetos e Convênios ACESA Capuava, o objetivo do evento é esclarecer, informar e chamar atenção.

Ações em Valinhos
Além do evento na frente do Paço Municipal, às 9h30, que contará com a fanfarra da APAE Valinhos e a participação de funcionários e usuários da ACESA e da APAE, distribuindo folhetos informativos sobre o autismo, todos os funcionários da Prefeitura e participantes usarão fitas na cor azul nos uniformes e roupas. Além disso, serão iluminados na cor azul os prédios da Prefeitura, o Portal de entrada da cidade, o Obelisco e o Letreiro Oficial da cidade, na Rodoviária de Valinhos – pontos de grande movimentação de pessoas da cidade. “Balões flutuantes azuis serão soltos para colorir o céu e chamar atenção para o evento”, relata Roberta Cimino. O movimento Gentileza Faço Parte, também de Valinhos, será parceiro no evento.
Mais informações pelos telefones: (19) 3871-7974 e (19) 99305-2153, com a coordenadora Roberta Maria M. Cimino.

Nenhum comentário: