Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Imposto de Renda na pauta da Anhanguera e da Max Planck

Palestra de capacitação dos alunos de Ciências Contábeis da Max
Planck com a diretora do Departamento de Terceiro Setor da
Secretaria de Família e Bem Estar Social, Daniela Cavalcante.
A Faculdade Anhanguera de Indaiatuba realizará plantões de orientação e auxílio no preenchimento do Imposto de Renda 2014. O atendimento será feito nos dias 12 e 26 de abril, das 9h às 11h30, por alunos do curso de Ciências Contábeis, orientados por professores.
O atendimento é totalmente gratuito. De acordo com os organizadores, além de prestar um serviço à comunidade, a iniciativa dá a oportunidade para que os alunos coloquem em prática os conteúdos teóricos abordados em sala aula.
Para contar com o auxílio dos alunos da Faculdade Anhanguera na declaração do Imposto de Renda 2014, basta o contribuinte se dirigir à unidade de Indaiatuba, que fica na Rua Cláudio Dal Canton 89, no Bairro Cidade Nova 2, levando RG e CPF e título de eleitor; a última declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado); Informe de Rendimentos fornecido pela empresa; extratos bancários e rendimento de poupança;  comprovantes de pagamentos e doações realizados em 2013 (convênio médico, gastos com educação, todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço); bens e direitos adquiridos, vendidos e ou atuais em data base 31/12/2013 (no caso de venda e/ou compra de bens, é necessário apresentar CPF do comprador/vendedor e valor da operação realizada; documentação de dependentes e cônjuge.

Imposto de Renda Solidário
O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Max Planck promove, no próximo dia 26, das 9h às 12h, em seu campus (Avenida 9 de Dezembro 460, no Jardim Pedroso), mais uma edição do projeto Imposto de Renda Solidário, que visa atender à população no preenchimento da sua declaração. Além desta ação, a instituição integra também o IR Solidário, promovido em parceria com a Fundação Toyota, Prefeitura Municipal e Associação dos Contadores.
O lançamento oficial das duas atividades aconteceu na sexta-feira, 28, durante a aula inaugural do curso de Ciências Contábeis realizada no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba. Na ocasião, a diretora do Departamento do Terceiro Setor da secretaria da Família e do Bem Estar Social, Daniela Cavalcante, ministrou uma palestra que teve como tema Responsabilidade social no terceiro setor e políticas públicas sociais. O evento contou ainda com a participação da relações-públicas da Fundação Toyota, Elaine Marques. 
De acordo com o coordenador do curso, professor João Antonio Barduchi, durante o evento – que contou com a presença de todas as turmas do curso de Contábeis –, os alunos tiveram a oportunidade de entender a importância do terceiro setor e foram capacitados para orientar a população sobre a doação de parte do IR devido para entidades do município de Indaiatuba, no momento da entrega da sua declaração. “Para nossos alunos este ato é de grande valia, pois, além do aprendizado quanto ao preenchimento de uma declaração de IR, eles estão praticando um ato de solidariedade e cidadania, instruindo pessoas a ajudar entidades do município. Outro fator é que o aluno, antes de formado, já consegue executar alguns serviços do profissional em contabilidade”, destaca o coordenador.
Além de atender à população durante o plantão de dúvidas, que funcionará nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, das 14h às 22h, no Polo Shopping, explicando como fazer a doação na hora de pagar o Imposto de Renda e como acontece o repasse para as entidades assistenciais do município, os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis farão, no dia 26, um mutirão para preenchimento da declaração anual de imposto de renda pessoa física, no campus 1 da instituição. Esta ação será aberta à população e quem quiser receber o atendimento só precisará doar, no dia da ação, dois quilos de alimento não perecíveis, que serão encaminhados para entidades assistenciais do município.
Os interessados precisarão apresentar número de recibo da declaração do ano anterior, informe de rendimentos 2013, recibos de pagamentos efetuados, relação de dependentes com CPF e comprovante de residência. É necessário também levar um pen drive para gravar os dados do imposto de renda 2014. “Orientaremos o contribuinte a fazer a declaração, a transmissão dos dados deve ser realizada por ele mesmo”, salienta o coordenador do curso.
Saiba mais acessando o site www.seufuturonapratica.com.br/max. Mais informações também pelo telefone (19) 3885-9900.

IR Solidário
Ao preencher a declaração do imposto de renda o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerado pelo próprio sistema.
A destinação de parte do Imposto de Renda para o IR Solidário de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor destinado respeita os valores legais e é integralmente deduzido do IR devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.
Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e ao final das declarações poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados, acessando o site do Envolvi – Programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Saiba mais sobre o terceiro setor em Indaiatuba acessando o endereço www.envolvi.com.br.

Nenhum comentário: