Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello apresentam musical "Crazy For You" em Paulínia

Divulgação
A Teatro GT traz para o interior de São Paulo Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello no musical da Broadway Crazy for You, com apresentações nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril (quinta a domingo), no Theatro Municipal Paulo Gracindo (Av. José Lozano Araújo 1551), em Paulínia.

Sinopse
“De repente o amor coloriu essa paisagem. E eu juro não é miragem. Ah! De repente o amor...ele sorriu para mim!”. Os versos, cantados pelo sonhador Bobby Child, dão o tom da comédia romântica para toda a família Crazy for you, primeiro musical de sapateado da Broadway a ser produzido no Brasil.
No musical, Jarbas Homem de Mello é Bobby Child, um herdeiro playboy de Nova York que, apesar da insistência da mãe, não tem o menor interesse pelos negócios da família e só quer saber de cantar e dançar. A contragosto, é enviado à pequena e pobre cidade de Pedra Morta, no oeste americano, para cobrar uma dívida e fechar o teatro local. Mas, ao chegar lá, se apaixona perdidamente pela durona Polly, interpretada por Cláudia Raia, filha do proprietário do estabelecimento. “É uma história leve e divertida, para a família inteira”, adianta a atriz, que também produz Crazy for you em parceria com Sandro Chaim e com a Coarte. A direção-geral é de José Possi Neto.
As músicas têm as melodias originais do lendário compositor americano George Gershwin com versão brasileira assinada por Miguel Falabella, que traduziu as letras em inglês de Ira Gershwin para o português. Sob direção musical de Marconi Araújo, Crazy for you conta com uma grande orquestra, composta por 14 músicos, regida em cena pela maestrina Beatriz de Luca.
Com a coreografia original da Broadway, criada pela americana Susan Stroman (ganhadora de um Tony Award por essa obra), o musical conta com um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores. Esse grupo foi ensaiado por Angelique Ilo, artista com 27 anos de experiência em musicais americanos enviada por Susan especialmente para esse projeto. Angelique contou com a supervisão do americano Jeff Whiting e com a ajuda da coreógrafa residente, a sapateadora Chris Matallo.
Crazy for you une o requinte e o glamour da Broadway com o mais puro estilo country do velho oeste. Essa mistura está representada nos cenários de Duda Arruk, no figurino de Fábio Namatame e na iluminação de Wagner Freire.

Um antigo desejo
Montar Crazy for you no Brasil é uma vontade antiga de Cláudia Raia. Ela conta que desde que assistiu à versão original da Broadway, em 1992, ficou completamente envolvida pelo espetáculo. “Depois que a sessão acabou, permaneci lá sentada, encantada, imaginando o sucesso que um musical daquela qualidade faria no meu país. Mas àquela época pensei que não tínhamos um ator e sapateador aqui que conseguisse dar vida ao Bobby Child. A ideia ficou na minha cabeça muitos anos até que conheci o trabalho do Jarbas. Quando soube o quanto ele sapateava, imediatamente pensei: encontrei o Bobby!”, conta a atriz.

Bobby & Polly
Bobby Child e seu intérprete, Jarbas Homem de Mello, têm em comum o gosto pelos musicais e o talento para cantar e dançar. “Ele é um bon vivant, um sonhador que vive o tempo todo como se estivesse em um musical. É delicioso interpretá-lo”, descreve Jarbas. “Estou muito feliz em participar de um projeto desse tamanho, o primeiro do gênero no Brasil e mais feliz ainda por estar fazendo isso ao lado da Cláudia, uma das responsáveis pela consolidação do teatro musical brasileiro”, acrescenta.
Par romântico de Bobby, Polly Baker, vivida por Cláudia Raia, é uma mulher que foi criada por homens e só convive com eles. Uma mocinha durona, do interior, que por causa do amor começa a despertar seu lado feminino e romântico. “Com a Polly estou tendo que trabalhar uma atitude masculina que é o meu oposto”, explica Cláudia, que comemora a realização de mais um sonho musical. “Estou sentindo um orgulho danado por termos conseguido reunir um elenco de altíssima qualidade, que canta, dança e sapateia. Quando comecei, há 30 anos, isso era inimaginável”, comemora.

 Palavra de diretor
José Possi Neto, diretor-geral, explica que quando Crazy for you estreou na Broadway, em 1992, toda a crítica americana se rendeu. “Ali surgiu um ícone do musical verdadeiramente americano, ou seja, não mais uma criação nos moldes do musical inglês”, explica o diretor, que garante: “Assim como foi considerada um divisor de águas na história dos musicais da Broadway, a produção brasileira de Crazy for you também será um marco para a história dos musicais no nosso país”, sentencia.
Ele acrescenta ainda que todas as coreografias são pura dramaturgia. “Nenhum passo de dança é meramente estético. As coreografias contam a própria história da peça, não são apenas números musicais”.

Uma maratona de preparação
O elenco passou três meses inteiramente dedicado à preparação para o espetáculo. Os protagonistas Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello viveram uma rotina que compreendia 10 horas diárias de trabalho de segunda a sábado. Além dos ensaios, eles fizeram aulas de canto, ballet, sapateado, pilates e musculação para estarem preparados física e vocalmente.

Uma trajetória de sucesso
Crazy for You é inspirado no clássico musical Girl Crazy, de 1930, com melodias de George Gershwin e letras de seu irmão Ira Gershwin. O musical foi adaptado três vezes para o cinema. A versão mais famosa nas telas é a de 1943, protagonizada por Judy Garland e Mickey Rooney.
Em 1992, Crazy for you estreou na Broadway e fez tanto sucesso que no ano seguinte foi indicado a nove categorias do prêmio Tony (o Oscar dos musicais) ganhando três delas, incluindo a de melhor musical. Ainda em 1993, ele foi montado em Londres e indicado a sete categorias do “Laurence Oliver Awards” também faturando três delas, novamente levando o prêmio de melhor musical.
Em 2011, Crazy for you ganhou nova montagem em Londres e mais dois prêmios “Laurence Oliver Awards”.

Uma megaprodução
130 figurinos (um dos vestidos usados por Cláudia tem cinco camadas de mousseline e 10 mil cristais)
7 figurinos para cada protagonista (Cláudia e Jarbas trocam de roupa seis vezes)
30 perucas (cada uma tem cerca de 32 mil fios de cabelo natural e leva 50 horas para ser confeccionada)
25 músicas
32 microfones sem fio
12 microfones específicos serão colocados nas pernas dos sapateadores para a captação do som de seus pés 
10 toneladas de cenário

Ficha Técnica:
Texto: Ken Ludwin
Músicas: George Gershwin
Letras: Ira Gershwin
Versão Brasileira: Miguel Falabella
Direção: José Possi Neto
Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo
Coreografias Originais: Susan Stroman
Supervisor de Coreografia: Jeff Whiting
Direção de Coreografia: Angelique Ilo
Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim
Produção Geral: Sandro Chaim
Elenco: Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Marcos Tumura, Liane Maya, Jonathas Joba, Rodrigo Miallaret Hellen de Castro, Rodrigo Negrini, Alessandra Peixoto, Andrezza Meddeiros, Carla Vazquez, Daniel Cabral, Eduardo Martinz, Elcio Bonazzi, Jefferson Ferreira, João Sá, Mariana Barros, Mariana Gallindo, Mariana Matavelli, Marilice Cosenza, Mateus Ribeiro, Matheus Paiva, Nina Sato, Patrick Amstalden, Paulo Benevides, Raquel Quarterone e Rogerio Guedes
Cenografia: Duda Arruk
Figurino: Fabio Namatame
Design de Luz: Wagner Freire
Design de Som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Feliciano San Roman e Henique Mello
Supervisora de Sapateado: Chris Matallo
Diretora Residente: Vanessa Guillén
Realização: Ministério da Cultura, Coarte, Raia Produções e Chaim XYZ Produções
Duração: 180 minutos
Classificação etária: 10 anos
Informações: (19) 3324-0060 ou www.teatrogt.com.br.

Nenhum comentário: