Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Congesa: todas as gerações no mesmo ambiente de trabalho

Daniel Cardoso
Mirele Alexandra Antonio tem 18 anos e trabalha como recepcionista; Maurício Ribeiro tem 41anos e é consultor imobiliário de vendas; já Adalto Ângelo Rocha, de 59, é motorista. Cada um desses três colaboradores da Congesa representa uma geração diferente, classificadas de Y, X e baby boomer. São pessoas que nasceram em épocas diferentes e com características distintas, mas que no ambiente de trabalho convivem de forma harmoniosa, cada um respeitando o jeito de ser e agir do outro. Como isso é possível? Além de aproveitar o que cada profissional tem de melhor, as empresas também promovem a interação, a troca de conhecimentos e de experiências entre eles.
A Congesa incentiva a capacitação de seus profissionais e valoriza suas iniciativas e opiniões. “Percebemos que os profissionais da geração Y são mais disciplinados na busca por uma boa formação, principalmente em áreas relacionadas à estratégia e à inovação. Por estarem conectados desde muito jovens, eles têm mais agilidade para encontrar as informações que necessitam e costumam realizar várias tarefas ao mesmo tempo”, declara a diretora da Congesa, Adriana Mazzoni.
Nascida a partir dos anos 80, a geração Y foi a primeira a conviver, desde os tempos da escola, com a tecnologia da informação. A analista de marketing Nayara Joly representa muito bem esse perfil. “Nossa geração é multitarefas; enquanto eu faço uma coisa, estou vendo outra e teclando no celular”, fala. A geração Y é bastante valorizada por empresas que precisam de profissionais que trazem novas ideias e sabem estruturar e organizar projetos.
Embora não tenha crescido em um ambiente tão conectado, a geração X, que nasceu entre os anos 60 e 70, também está ligada à tecnologia, mas normalmente precisa de orientação e treinamento formal para assimilar coisas novas. O aspecto positivo dessa geração é a experiência por já ter atravessado crises econômicas do país e um conhecimento mais abrangente, o que resulta em uma visão mais ampla do mercado. “Temos vários profissionais da geração X; são pessoas que atuam muito bem na implantação e supervisão de projetos”, afirma Adriana Mazzoni.
A geração baby boomer, na qual Adalto está inserido, tem como característica a prioridade ao trabalho e lealdade à empresa. Por ter nascido depois da 2a Guerra Mundial, enfrentou momentos muito difíceis e adquiriu grande experiência. “Essa geração possui um perfil excelente devido ao conhecimento adquirido ao longo dos anos, por isso também é fundamental para o crescimento da Congesa. Temos vários consultores dessa geração mais madura”, finaliza Adriana, ressaltando que a convivência entre os colaboradores da empresa é muito saudável independentemente da geração a qual eles pertencem.

Clientes
Assim como os profissionais, os clientes da Congesa também representam essas três gerações diferentes, além da superconectada geração Z, nascida a partir dos anos 2000. Para atender às necessidades e ao modo de viver de cada uma, a Congesa pensa em todos os detalhes ao lançar um empreendimento. As novas tecnologias das salas de cinema dos condomínios, os espaços como tecno lounge e todos os recursos de automação oferecidos nas unidades são itens muito valorizados pelas gerações Y. Já a geração X, que gosta de aproveitar o tempo em família e costuma participar ativamente da sociedade, prefere itens como churrasqueira e espaço gourmet, onde podem receber amigos e familiares. “Quando recebemos um novo cliente, levamos em conta esse perfil para destacar os diferenciais do empreendimento que estamos oferecendo. São informações importantes para o argumento de venda”, destaca o consultor Maurício Ribeiro.
Na foto, funcionários da Congesa participando de uma das atividades de integração.

Nenhum comentário: