Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alunos do Ceunsp promovem caminhada pela inclusão

Acontece neste domingo, dia 30, a partir das 8h, na avenida Galileu Bicudo, em Itu, a Caminhada da Inclusão e Conscientização. A inciativa integra o projeto Vida em Movimento, realizado por alunos do curso de Processos Gerenciais do Ceunsp, voltado a pessoas com deficiência. São esperados participantes atendidos por várias entidades, como Fasam, APAE, Escola de Cegos Santa Luiza, AMAI e Cemada, além de parentes, amigos e a população em geral. O evento terá início com um café da manhã oferecido aos participantes. Alunos e professores do curso de Educação Física do Ceunsp também estarão presentes para orientar sobre a realização correta de exercícios de alongamento. A saída será em frente à Academia Fama.
O projeto, que prevê ainda ações no Plaza Shopping de Itu, em agosto, nasceu a partir de um desafio da disciplina de Funções e Processos Administrativos, lecionada pela professora Viviane Regina de Oliveira Silva. Os alunos teriam que desenvolver um projeto institucional que previa a administração, controle e realização. “Buscamos sempre desenvolver uma ação voltada para o social. Assim, além dos conteúdos da disciplina, os alunos têm a oportunidade de aprender algo a mais”, comenta a professora. O estudante Jorge Rodrigo do Nascimento fez a sugestão, que foi aceita pelas demais integrantes de seu grupo, Fabíola Moura, Patrícia Machado, Priscila Sbrissa e Vanessa Navarro. A partir do trabalho acadêmico, o grupo percebeu que a ideia poderia ser colocada em prática. Segundo Jorge, que tem uma perna mecânica, o objetivo é discutir o tema da inclusão além do senso comum. “Não queremos apenas fazer as pessoas pensarem que inclusão é a construção de rampas, por exemplo, mas fazê-las pensar na pessoa com deficiência como um todo, lembrando que antes da deficiência vem a pessoa, que deve ser inserida na sociedade tendo os mesmos direitos e respeito que as não deficientes”, afirma.
O evento tem o apoio do Ceunsp, Água Schin, Big Festa, Plaza Shopping, Gráfica Masilar, Indemetal e Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário: