Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Quinteto Vento em Madeira, Mônica Salmaso e Guinga na programação especial dos 6 anos do Almanaque Café

Com uma programação musical especial, o bar/restaurante Almanaque Café, localizado em Barão Geraldo, Campinas (SP), festeja seis anos de atividade com uma programação especial esta semana. Na quarta-feira (27), show com o Quinteto Vento em Madeira e participação especial de Mônica Salmaso. Na quinta (28), sobe ao palco o compositor e violonista Guinga, um dos mais importantes músicos do país, que virá acompanhado do também violonista Jean Charnaux. As atrações começam às 21 h.

Vento em Madeira
Originário de uma parceria muito profícua entre os compositores Léa Freire e Teco Cardoso, iniciada na década de 1970, o Vento em Madeira é um quinteto formado pelo piano elegante de Tiago Costa, que contribui também como compositor e arranjador, pelo contrabaixo preciso e fundamental de Fernando Demarco, pela percussão polirrítmica e criativa de Edu Ribeiro, que compõe para o quinteto e pelas flautas de Léa Freire e os saxofones e flautas de Teco Cardoso. Em um trabalho autoral, o grupo também revisita e homenageia grandes compositores brasileiros. Neste show, o grupo terá participação especial da cantora Mônica Salmaso.

Vento em Madeira faz uma música que dialoga e transita entre o popular e o erudito, entre a improvisação e a música estruturada, entre composições camerísticas e das ruas. Com um olho na tradição e outro no futuro, o grupo promove o encontro de consonâncias e dissonâncias entre elementos sutis e etéreos, como os do vento, com a sólida e enraizada estrutura da matéria, da madeira. O quinteto apresenta nesse show músicas de seus dois CDs, Vento em Madeira e Brasiliana, que recebeu duas indicações no Prêmio da Música Brasileira 2014, nas categorias Revelação e melhor Álbum Instrumental, e também composições novas que farão parte de seu novo trabalho Música pra ser feliz.

Guinga em Roendopinho
O compositor e violonista Guinga, que já tem 11 títulos lançados, apresenta neste show o repertório do primeiro disco solo, Roendopinho, gravado na Alemanha pelo selo Acoustic Music Records. O título é a justaposição de duas palavras: roendo (verbo roer no gerúndio) e pinho (tipo de madeira usado para construir o instrumento musical de cordas). Cria uma metáfora poética que traz sentido especial para as marcas e rastros deixados após uma forte e longa relação do músico com o instrumento, enquanto cria sua obra. Em Roendopinho, a maioria dos temas são autorais e inéditos, a começar por Pucciana (inspirada na música do italiano Giacomo Puccini), que abre o repertório, passando por Choro breve, Picotado, Constance, Di maior, Funeral de Billie Holiiday, Sargento Escobar e Cambono (parceria com Thiago Amud) e Ellingtoniana (homenagem a Duke Ellington, lenda do jazz norte-americano). Guinga interpreta, ainda, novas versões para Anjo de candura, Cheia de dedos e Lendas brasileiras — esta última composta em parceria com Aldir Blanc. O trabalho representa um desafio em sua carreira e nele quis registrar as suas composições da forma como nascem: somente o compositor e o seu violão.

Programação musical – Aniversário de 6 anos
Dia 27, quarta, 21 h
Quinteto Vento em Madeira e participação especial de Mônica Salmaso
Couvert: R$40,00

Dia 28, quinta, 21 h       
Guinga em Roendopinho
Participação do violonista Jean Charnaux
Ingresso: R$70,00

Almanaque Café: Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas/SP Telefone (19) 3249-0014

Link Vento em Madeira com Mônica Salmaso: https://www.youtube.com/watch?v=5C1npdqHUI4  

Nenhum comentário: