Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Giovannetti introduz cachaças especiais no cardápio

A seleção de cachaças do cardápio do Giovannetti. (Divulgação)
Matéria prima do drinque brasileiro mais conhecido na coquetelaria internacional, a cachaça conquistou o público mais exigente e suas versões especiais – Premium e artesanais – passaram a ocupar lugar de destaque nos cardápios dos mais tradicionais bares e restaurantes do país. Nas três unidades do Grupo Giovannetti de Choperias, em Campinas/ SP, com quase 80 anos de história, uma seleção de 12 cachaças especiais foi desenvolvida para atender aos paladares mais exigentes.

Estão no cardápio a Beija Flor (coloração dourada, levemente alcoólica, envelhecida em tonel de madeira umburana), Boazinha (encorpada, sabor adocicado, baixa acidez, envelhecida em bálsamo), Claudionor* (preserva as características de cana-de-açúcar, tem acidez moderada, aroma herbal e é envelhecida em madeira amburana), Erva Doce (cor amarelo ouro, baixo teor alcoólico, sabor levemente adocicado, aroma amadeirado e envelhecida em jequitibá-rosa), Espírito de Minas (corpo suave, agradável na boca, levemente picante no final, envelhecida em tonel de carvalho), Germana Ultra Premium (cor ouro, leve sabor de baunilha com toque adocicado e final longo e seco, envelhecida em carvalho francês), Nêga Fulô* (perlage equilibrada, sabor frutado com final de madeira e aroma floral, envelhecida em tonel de carvalho), Salinas (sutil e refinada, com aroma adocicado e notas de frutas tropicais com final seco e prolongado, envelhecida em carvalho), Salivana (coloração  levemente amarelada, buquê acentuado, envelhecida em tonel de umburana), Seleta (coloração levemente dourada, sabores de baunilha pontuados pelo álcool e aroma marcante,  envelhecida em tonéis de umburana), São Francisco (produzida no Estado de São Paulo e envelhecida em tonel de carvalho) e Vale Verde (dourada com aroma marcante de baunilha, sabor de fruta madura e álcool suave e envelhecida em carvalho).

De acordo com o sommelier do Barbacoa Campinas, Antonio Raimundo Cosmo, estudioso da cachaça, os petiscos, em especial os fritos, combinam bem a bebida. “Sua untuosidade e sua variedade de sabores deixam a cachaça mais leve”, explica. Frios em geral, azeitonas pretas e verdes, queijos frescos e com pouco sal, sobretudo os mais leves e com toque adocicado, também são bons acompanhamentos para a cachaça. “Vale lembrar que não se trata de harmonização – que é a união de um alimento e de uma bebida na intensificação de um sabor, porque, como sabemos, a cachaça tem uma graduação alcoólica muito alta e isso lhe confere um sabor explosivo. Dessa forma, não é o ideal fazer uma refeição inteira acompanhada da bebida”, esclarece o especialista. De acordo com ele, as cachaças especiais devem ser apreciadas puras, ao estilo cowboy e em temperatura ambiente. “Esse tipo de cachaça é produzido de maneira diferenciada, seja no cultivo, na elaboração ou mesmo no modo como foi envelhecido (por quanto tempo, em qual tipo de barril, por exemplo), o que confere características típicas especiais para a bebida. Quando alteramos sua temperatura, alteramos o seu paladar”, explica. Cosmo ressalta que, independente de modismos, não se deve servir uma cachaça especial com gelo. “Existem no mercado variedades de cachaças licorosas, com frutas ou ervas destinadas a serem servidas geladas; um exemplo é a Terra Brazilis, da 51”, diz.

O especialista destaca a caipirinha, bebida genuinamente nacional, como uma exceção para o consumo de cachaças especiais com gelo. “Hoje em dia muita gente prefere utilizar as cachaças especiais na preparação do drinque, que leva limão, açúcar e gelo, porque elas agregam em aroma e sabor, ao contrário do que ocorria antigamente, quando qualquer aguardente de cana (cuja graduação alcoólica varia entre 38% e 54%) bastava para preparar uma caipirinha”, afirma. Ainda segundo o sommelier, o limão é o principal aliado da cachaça porque sua característica ácida e refrescante faz com que a boca produza saliva, atenuando a sensação alcoólica e tornando a bebida mais macia.

A cachaça é uma bebida versátil, ideal como aperitivo antes de qualquer refeição, uma vez que abre o apetite e, por ter a graduação alcoólica alta, faz abrir as papilas gustativas, possibilitando saborear melhor os alimentos.  E justamente por sua graduação alcoólica alta, ela também ajuda na digestão dos alimentos, sobretudo os mais gordurosos. Além disso, para os apreciadores de chope ou cerveja, a cachaça é um excelente aperitivo que substitui muito bem outros destilados, como a vodca e o Steinhaeger pois, além de quebrar o gelo, confere mais sabor e retrogosto ao paladar.

* À venda somente no Giovannetti Rosário.

Serviço:
Giovannetti Rosário
Rua General Osório, 1059, Centro
Telefone: (19) 3231-2830
Horário de funcionamento: todos os dias das 8 h até o último cliente

Giovannetti Cambuí
Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí
Telefone: (19) 3234-9510
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11 h até o último cliente

Giovannetti Parque D. Pedro
Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas
Telefone: (19) 3209-1641
Horário de funcionamento: todos os dias das 10 h até o último cliente. De segunda a sexta, no horário do almoço, o restaurante paga para o cliente 50% do valor do estacionamento do shopping.

Nenhum comentário: