Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra 40 anos com eventos especiais no SESC

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas completou em 2015 impressionantes 40 anos de atuação, desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Para celebrar os 40 anos de existência, o Núcleo realiza de 12 a 15 de janeiro, em parceria com o SESC Campinas, uma semana de eventos gratuitos.

Dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua com duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes desenvolvidos em oficinas. Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, número que o situa como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.

Os 40 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas marcaram também a conclusão de seus dois primeiros longas: História Antes de uma História, de Wilson Lazaretti, e Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi, que percorreram diversos festivais nacionais e internacionais.

Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas
A programação especial do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas começa no dia 12 de janeiro, às 19h30, com a exibição de Café, um dedo de prosa, seguido por um bate-papo com a equipe de produção.  O filme, que será exibido na versão de 38 minutos, conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Dia 13, às 19h30, a sessão Como nascem os filmes terá a exibição de curtas metragens que revelam a história do Núcleo, com comentários dos diretores sobre o processo de criação. De Wilson Lazaretti serão exibidos o documentário Sem Título e os curtas Moda da Pinga, Todos devemos amar e Quem sabe. Maurício Squarisi apresenta No Céu como na Terra, Molecagem e O Burrico e o Bem-Te-Vi. Também serão exibidos os filmes Um ponto preto fora do tinteiro, de João Proteti; IV Mundo, de Lúcia Sperber; Aconteceu um dia, de Heloisa Alvin, O Copo quebrado, de Maurício Comuni; O Pintinho Piu-Piu, de Mônica Maria de Oliveira; A Cidade, realizado por 80 crianças; Animando o Pantanal, por crianças pantaneiras de Poconé/MT; Çuikiri, por 35 crianças indígenas e Poema em Amarelo,  de Luiz Gonzaga de Sampaio Abreu.  

O evento conta também com atividades práticas, como a sessão Estúdio Experimental, no dia 14, às 19 h. Um estúdio montado com mesas-de-luz, bancada de recortes, mesa de sombra chinesa e areia ficará à disposição do público, mediante inscrição, para criação de ciclos animados. Para esta atividade, interessados, de qualquer idade, podem se inscrever pessoalmente com antecedência direto na Central de Atendimento da unidade. No espaço, também ficarão disponíveis rolos de película cinematográfica de 16 mm e 35 mm, sequências de desenhos originais e outros materiais de animação.   

Para finalizar as atividades, no dia 15, às 19h30, a sessão Animação e Educação exibe curtas-metragens produzidos pelo Núcleo com temas ligados à educação e filmes realizados com educadores e alunos de escolas públicas. Após a apresentação de cada filme, os diretores comentam o processo de criação. Serão exibidos os curtas: Um novo começo, A gota borralheira, 1500, Cuidando, Dá Linha, A Lição, A velha a fiar, A sombra misteriosa, A princesinha do Maranhão, Raspa Tacho, Bacuri, Acesa 10 anos, A convenção dos animais, Jujiquinha, Meeiros da reforma e Vale das lembranças.  

Serviço
Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas
Agenda de eventos gratuitos:
12/01 – 19h30 - Sessão: Café, animação e prosa
13/01 – 19h30 - Sessão: Como nascem os filmes
14/01 – 19h - Sessão: Estúdio experimental
15/01 – 19h30 - Sessão: Animação e Educação

Local: SESC Campinas - Rua Dom José I, 270- Bairro Bonfim – Campinas/SP
Programação na página do SESC Campinas:
Para saber mais sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:
https://www.facebook.com/nucleodecinemadeanimacaodecampinas.

Nenhum comentário: