Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

12º Feverestival divulga propostas artísticas selecionadas em edital público e pede adesão da população à campanha de financiamento solidário “Amar e Somar”

Espetáculo Divagar e Sempre. Foto de Claudio Chena.
Com o tema Amor como (re)existência, o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival) promete movimentar a cena artística e econômica de 13 a 27 de fevereiro de 2016. Serão 15 dias de programação, com mais de 60 atividades em diversos pontos da cidade. O lançamento acontece no dia 27 de janeiro, às 20 h, na Casa São Jorge.

Além dos espetáculos convidados, o Feverestival abriu edital para propostas artísticas nas categorias e espetáculo adulto, espetáculo infantil, espetáculo de rua e cenas curtas com duração de até 15 minutos em teatro, dança, circo, música, performance, narração, contação de histórias ou instalações. As 360 propostas recebidas foram analisadas por três curadores convidados e mais uma integrante do núcleo Feverestival. O resultado, abaixo, também ​​está disponível no endereço www.feverestival.com.br.

“Dentre tantas propostas expressivas de todas as regiões do Brasil, alguns pontos se destacaram, como a diversidade e a qualidade de trabalhos, a variedade de expressões teatrais para a rua e a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens e regiões brasileiras”, afirma Vicente Pereira Jr., do eixo curatorial.

Rede colaborativa
Por não contar com o patrocínio de editais públicos na próxima edição, o Feverestival aposta em formas criativas de produção e alternativas de financiamento para sua realização, além das parcerias já estabelecidas com Prefeitura de Campinas, SESC e Unicamp. Para tanto, lançou uma série de ações chamada Amar e Somar, com campanhas de adesão relacionadas à hospedagem solidária, alimentação, transporte e a campanha de financiamento coletivo Vakinha.

“Desde seu início, o Feverestival acredita na potencialidade do trabalho colaborativo. Sob a coordenação do Núcleo Feverestival, forma-se uma equipe multidisciplinar que recebe os artistas e o público de braços abertos, mantendo uma estrutura capaz de atender a todos de forma digna, acolhedora e respeitosa”, afirma Cynthia Margareth, do Núcleo Feverestival, ao lado de Cristiane Taguchi e Mariella Siqueira.

“Acreditamos que o festival resiste por conta de tantas forças que se somam e se renovam todo ano. Se o público acredita na potência do encontro através do teatro e na movimentação que a arte promove ao transformar a realidade de uma cidade, convidamos para conhecer a Vakinha do Feverestival, ler um pouco mais, compartilhá-la, entrar em contato e somar com a equipe. Cada um doa o quanto pode e assim o festival continua existindo, resistindo e se fortalecendo”, conclui Cynthia Margareth. Para participar das campanhas, basta acessar www.feverestival.com.br.

Espetáculos selecionados em edital

Teatro Infantil
Divagar e Sempre - Las Cabaças - Santarém/PA

Teatro de Rua
Teatro dos Seres Imaginários - Cacá Sena Teatro de Bonecos - Porto Alegre/RS

Página 469 - Grupo Engasga Gato - Ribeirão Preto/SP

Intermitentes ou vai e vem
Teatro&Cidade - Contagem/MG

Teatro Adulto
As estrelas são para sempre? - Katharsis - Sorocaba/SP

Dezembro - Isso Não É Um Grupo - São Paulo/SP

Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar - Os Barulhentos - São Paulo/SP

Cenas Curtas
Redescobrindo Lautrec - Nina Vogel - São Paulo/SP

O Rolo da Laranja – Cia. MoviMente - Campinas/SP

Ritalino Pocket Show - Tiago Marques - Londrina/PR

Calçolas - Lisa Vietra - Salvador/BA

Rudá a Divindade do Amor - Marcelo Foca - São Paulo/SP.

Nenhum comentário: